Dia do Bem – Um marco de solidariedade e alegria

O lema do cinquentenário da UDV neste ano de 2011 é “UDV – 50 anos construindo uma paz no mundo”. Neste dia 26 de março de 2011, os mais de 15 mil sócios da instituição demonstraram que essa paz que estamos construindo tem a mesma cor da solidariedade, da cooperação, do amor, da fraternidade….do BEM.

Centenas de voluntários uniram seus esforços no sentido de proporcionar momentos de lazer e serviços às pessoas que vivem nas comunidades assistidas pelo Centro Espírita Beneficente União do Vegetal,  dando continuidade aos trabalhos sociais que já vem desenvolvendo desde sua criação. O dia 26 de março de 2011 ficará guardado na memória de muitos como um momento bem especial para todas as pessoas que têm buscado construir uma rede de solidariedade e beneficência na sociedade atual.

Os dados preliminares dos atendimentos e serviços prestados demonstram a força e amplitude do trabalho desenvolvido neste dia que constou das seguintes atividades: apresentação do projeto Luz do Saber (alfabetização de jovens e adultos), atendimentos médicos, campanhas de higiene bucal com aplicação de flúor em crianças, doação de sangue, oficinas de artesanato, atividades relacionadas à defesa do meio ambiente, palestras educativas (saúde, profissionalização, meio ambiente, nutrição, direitos humanos etc), aconselhamento jurídico e psicológico, corte de cabelos, aferição de pressão arterial, emissão de carteira de identidade e outros documentos, apresentações artísticas e culturais, atividades esportivas, vacinação de crianças, doação de gêneros alimentícios e de higiene pessoal, dentre outras.

Em todos os estados brasileiros e em algumas cidades dos Estados Unidos e Espanha, os sócios da UDV se uniram em doação, celebrando, assim, os 50 anos de existência do Centro. As atividades realizadas junto às comunidades foram marcadas pela alegria de podermos estar mais junto destas pessoas que tanto necessitam de atenção, solidariedade, apoio, aconselhamento e melhores condições de vida e de trabalho.

A riqueza de inúmeros depoimentos e imagens do DIA DO BEM – registrados na internet, em jornais e TVs – nos indicam que houve um engajamento decisivo das 28 Unidades Beneficentes vinculadas à UDV, bem como do Poder Público através de suas autoridades constituídas (Prefeituras, Secretarias de Estado (Educação, Saúde, Ação Social, Trabalho, Meio Ambiente, dentre outras), da Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico, das associações de moradores das comunidades assistidas, SESC, SENAC, Rotary, Lions, Fundações Culturais, IBAMA, EMATER, universidades e empresas públicas e privadas, Escolas Públicas Municipais, dentre outras.

O dia do bem, atividade que compõe a programação do cinquentenário da UDV, demonstrou também a considerável capacidade de mobilização desta irmandade que tem como princípio fundamental o “fazer o bem sem olhar a quem”, expressão maior do amor ao próximo, tal como nos ensina o Mestre. O exemplo de vida do Sr. José Gabriel da Costa, Mestre Gabriel, guia espiritual do CEBUDV, tem sido nossa inspiração para a realização de momentos como este. Da pequena cidade de Coração de Maria(BA), até os seringais de Rondônia toda a vida deste caboclo nordestino é uma história de dedicação em busca da evolução espiritual e bem estar das pessoas que a ele se achegavam em busca de pão e luz.