UDV no Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias

Jovens da União do Vegetal participam de ação ambiental | São Sebastião – Litoral Norte/SP

Há quinze anos a Praia de Boracéia, São Sebastião – Litoral Norte/SP, participa da campanha “Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias”, uma data organizada mundialmente pela ONG americana The Ocean Conservancy, com o intuito de chamar a atenção das pessoas para o descarte de lixo no mar.

Há cinco anos, os Núcleos do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal Menino Galante (Mairiporã – SP) e Estrela Bonita (Bertioga – SP), e também a Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico (entidade parceira da UDV) participam da campanha. Esse ano, o evento ocorreu no dia 19 de setembro passado.

Integração

Com a atividade busca-se uma maior integração entre as irmandades e os grupos de jovens de cada Núcleo com os alunos da Escola Municipal de Boracéia, aonde essa campanha já faz parte de seu calendário anual.  A ação integra ainda as atividades da Orientação Espiritual com Crianças e Jovens (acesse o site), uma iniciativa da UDV.

Organizados em equipes, os voluntários limparam a praia, separando, pesando e catalogando as diferentes categorias de lixo em fichas de coletas de dados padronizadas. O que auxiliou a mostrar para os participantes a diversidade de resíduos sólidos que são encontrados e com isso promover um diálogo a respeito da origem do descarte e sobre que atitudes podemos adotar para  vivermos em um ambiente mais limpo.

Para os jovens da UDV, essa foi uma grande oportunidade de conviverem entre si, aprendendo mais  a respeito desse tema, ensinando aos mais novos a importância de zelar pelo nosso meio ambiente e aproveitando a praia, o mar, os amigos.