UDV realiza encontro de casais no Ceará
Andrea Barros*
| 22 fevereiro, 2019
O Centro Espírita Beneficente União do Vegetal realizou, no dia 25 de janeiro, o 1º Encontro de Casais da 11ª Região (Ceará, Piauí e Maranhão), no Núcleo Flor Divina, em Fortaleza (CE). Ao todo, 122 casais participaram do evento, que teve como objetivo fortalecer a família – um dos pilares da União do Vegetal. A iniciativa partiu da Administração Central da 11ª Região, que tem como Mestre Central Luiz Bonfim Martins Filho.
Durante a abertura do Encontro, o Mestre Assistente Geral e membro do Conselho da Recordação dos Ensinos do Mestre Gabriel, Roberto Evangelista, falou a respeito da importância deste encontro para os casais, que são a base dos Núcleos da União do Vegetal.
Durante todo o dia, aconteceram palestras, atividades e dinâmicas. Um dos palestrantes foi o Mestre José Roberto Campos de Souza (Núcleo Luz de Maria – Campo Grande, MS), que estava acompanhado da sua esposa, Conselheira Lenirce Furuya. José Roberto explicou sobre “Masculino e Feminino, cérebro, razão e emoção”, esclarecendo diferenças cerebrais que se refletem em diferenças comportamentais entre homens e mulheres. Ele também falou sobre “Comunicação afetiva e as cinco Linguagens do Amor”, numa abordagem que favoreceu a compreensão entre os casais, principalmente na maneira de demonstrar afeto e amor.
O Mestre Luiz Carlos Alcântara Weyne (Núcleo Tucunacá – Caucaia, CE) também explanou sobre o tema “Sexualidade”, com explicações sobre o corpo humano. Ele participou do encontro acompanhado de sua esposa, a Conselheira Germana Weyne.
As palestras foram ministradas de maneira leve e alegre, enquanto a plateia se mantinha atenta e participativa nos momentos para perguntas. Bons ensinamentos foram trazidos, facilitando os relacionamentos, a integração e a harmonia entre os casais. Aprender a compartilhar, compreender, construir juntos e cuidar do coração de quem caminha ao nosso lado foram alguns dos aprendizados desse Encontro.
Através da Direção de cada Núcleo, o que foi aprendido e vivenciado, durante o Encontro, poderá ser transmitido a toda irmandade, unindo as famílias e favorecendo a construção de um mundo melhor para todos nós.
*Andrea Barros é integrante do Corpo do Conselho do Núcleo Mestre Adamir (Teresina, Piauí).