UDV participa de trabalho voluntário em Brumadinho
Felipe Jácome*
| 27 fevereiro, 2019.
Desde o rompimento da barragem 1 da Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (MG), no dia 25 de janeiro, voluntários de todas as regiões do país têm estendido as mãos às vítimas da tragédia, que deixou centenas de pessoas mortas e desabrigadas. O serviço de resgate às vítimas, por questões de segurança, ficou limitado ao Corpo de Bombeiros e à Defesa Civil, no entanto, o que não falta é trabalho voluntário para ser desenvolvido no local.
Assim como inúmeras instituições religiosas, associações e ONGs, o Departamento de Beneficência (Deben) da União do Vegetal vem prestando a sua contribuição neste momento. Sócios de Núcleos da 12ª Região se revezam em grupos de cinco a dez pessoas que, diariamente, se dirigem até a comunidade de Córrego do Feijão, onde passam o dia como voluntários na base de operações do Corpo de Bombeiros, auxiliando-os na rotina de organização.
Sócio do Núcleo Flor de Mariri, em Carmo do Cajuru-MG, o tenente Jonas Braga Linke, do Batalhão de Emergências Ambientais e Respostas a Desastres (Bemad), do Corpo de Bombeiros, está trabalhando diretamente em Brumadinho desde o dia do rompimento da barragem.
“Eu participei da primeira equipe que chegou a Córrego do Feijão; chegamos em três pessoas e a operação foi crescendo até envolver mais de mil pessoas. Muitas pessoas com o nível de estresse muito elevado, e gerenciar toda a operação – de resgatar as vítimas, de encontrar os locais e ao mesmo tempo administrar as pessoas que estão presentes, sentindo esta carga – é um trabalho muito cansativo, a gente sente uma dificuldade por demandar muito tempo”, relatou o tenente.
Ainda de acordo com Jonas Linke, o trabalho dos irmãos da UDV na base da corporação tem sido de grande importância. O serviço voluntário é feito de acordo com a necessidade de organização diária e também nos cuidados com os bombeiros que vão entrar e sair da lama, que precisam ser alimentados, higienizados e receber os equipamentos limpos para continuarem os resgates.
“Os voluntários têm feito frente em todas estas partes, é uma oportunidade de aprendizado, de crescimento, de busca por melhorar o nosso equilíbrio emocional e físico, que não é agradável, mas é muito construtivo em um momento como este, para que possamos dar um pouco mais de conforto para as famílias que perderam seus entes queridos em meio à lama de rejeitos”, afirmou o tenente Jonas Linke.
Para a coordenadora do Deben da 12ª Região, Raquel Guimarães de Aguiar Nogueira (membro do Corpo do Conselho do Núcleo Divinópolis – Divinópolis-MG), o trabalho desenvolvido pela irmandade voluntária, representa a oportunidade de colocar em prática os ensinamentos do Mestre Gabriel. A solidariedade e a disposição das pessoas, além da boa energia no momento dos trabalhos, chamaram a atenção. “Neste momento me vem o sentimento de que fazemos parte de um todo. A tragédia nos induziu ao sentimento de fraternidade. O auxílio acontece quando saímos de nosso acomodamento do dia a dia e nos esforçamos mais um pouquinho para auxiliar. Em especial naquela tragédia, não é de umas pessoas que moram lá longe, é aqui e agora. O que fazemos é aprender mais um pouco, tentando reequilibrar as energias”, destacou a coordenadora da Beneficência Regional.
Em todos os relatos dos irmãos que participaram e estão participando dos serviços voluntários em Brumadinho é unânime o destaque para o bom trabalho desenvolvido pelo Corpo de Bombeiros. Além da oportunidade de dar a sua contribuição, eles voltaram mais reflexivos e satisfeitos com o trabalho realizado.
“Vi o grande e difícil trabalho humanitário de resgate feito por aqueles profissionais, mesmo sabendo que a possibilidade de encontrar alguém com vida é quase zero, eles não desistem. Chegam sujos de barro até a cabeça, cansados, e de semblante sereno. Foram momentos de grande aprendizado, em que me valeu refletir sobre a efemeridade da vida e o quanto é grande essa força da União. Espero que tenhamos contribuído de alguma forma”, relatou o coordenador do Deben do Núcleo Mestre Euclides (Moema-MG), Wellington Cardoso.
Sócios continuam à disposição do Corpo de Bombeiros
O trabalho voluntário realizado pelos sócios da União do Vegetal na base do Corpo de Bombeiros em Brumadinho está sendo feito sob a supervisão do irmão e tenente Jonas Braga Linke. O turno de trabalho da corporação é feito em regime de revezamento de equipes, ou seja, os bombeiros trabalham em escalas de uma semana direto no local da tragédia e descansam a outra semana em suas casas. O auxílio voluntário, feito pelos irmãos da UDV, a princípio acontecerá nos dias em que o tenente Linke estiver em campo. Mas, caso o Corpo de Bombeiros necessite, a irmandade da 12ª Região estará à disposição, já que os trabalhos na localidade não têm prazo de conclusão definido.
Mensagem do Mestre Central da 12ª Região às famílias das vítimas
A disposição em auxiliar nos trabalhos em Brumadinho contou com o apoio e incentivo do Mestre Central da 12ª Região, Fabrício Drummond, que reconheceu a importância de a UDV prestar a sua solidariedade às vítimas dessa tragédia e escreveu uma mensagem direcionada às famílias das vítimas.
“Fomos tocados pelo sentimento daqueles que não terão seus entes queridos de volta, que ficaram sem uma explicação para o que aconteceu… acabou assim?!
É uma dura realidade que arrebatou toda a sociedade em que vivemos, que também vive neste chão e respira deste mesmo ar. Somos irmãos, mesmo não nos conhecendo. Somos semelhantes em quase tudo, filhos de um só Pai, desejosos de vitórias, de alegria, saúde, segurança, paz e felicidade. Temos a oportunidade de viver a vida neste plano, cheio de perigos, mas também de abrigos onde podemos repousar, silenciar, refletir… Elevar nosso pensamento ao Grande Senhor do Universo, criador do Céu e da Terra, a quem busco respostas para as dores deste mundo, e encontro morada em seu infinito Amor. Força maior que conforta os corações sofridos, cansados e dilacerados, trazendo a luz da conformação a cada um, provendo o retorno à luta amparada em abraço reconfortante e acalmador, iluminando o caminho à esperança, renovando a coragem e a fé Neste que sempre está a nos amparar, porque tem reservado a todos os que se foram, e também aos que ficaram, o Reino da Eterna Glória!
Paz na Terra aos Homens de Boa Vontade!”
*Felipe Jácome é integrante do Corpo Instrutivo do Núcleo Flor Encantadora (Sabará – MG, 12ª Região).
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Ao ler a notícia fiquei feliz pela iniciativa destes irmãos de fazer o bem! Bom exemplo.
Que belo trabalho e bonito exemplo pra se seguir por todos desta nossa boa UDV, que o Mestre continue dando força a todos os irmãos. Luz, Paz e Amor…
Edson Sousa
Mestre Representante – Núcleo Tiuaco – Manaus.
É em momentos assim que podemos refletir nosso tamanho, o valor da vida, e das pessoas próximas à nós. Que possamos valorizar mais os momentos com nossos entes queridos, e seguir este belo exemplo de despreendimento e amor ao próximo, desses nossos valorosos irmãos.
Que a Luz do Divino Mestre traga a conformação necessária aos irmãos de Brumadinho, e que este acontecimento sirva de alerta a todos nós, para que possamos exercer nossas atividades com a responsabilidade necessária.
LPA
Fiquei emocionada lendo esse relato de vocês, meus irmãos. É um ponto de luz trazido para iluminar essa vivência tão avassaladora pela qual nossos irmãos em Deus tiveram que passar. … e que, sabemos, infelizmente ainda terá consequências durante um tempo. Mas vejo a bondade de Deus refletida na atitude dos irmãos da 12ª Região que se dispuseram a dedicar um tempo de suas vidas para auxiliar. Que o Mestre dê força a todos os que necessitam nesse momento!
Que bonito relato de solidariedade e irmandade. Que os irmãos continuem tendo força e inspiração na contribuição deste importante trabalho de humanidade e fé.
Que bonito de se ver os irmãos da União auxiliando aos irmãos de Brumadinho!
Que Mestre Jesus possa trazer conforto a todas as pessoas de Brumadinho.
Juntos somos mais, União faz a força!
Abraços Fraterno!
Sandra Luciene
Trabalho voluntário de grande valia num momento destes. A dor das famílias e amigos é enorme e sensibilizou o mundo. Para as vítimas, ter com quem contar neste momento é um amparo onde a força da solidariedade, do amor ao próximo e da união evidenciam que não estão sós nesta jornada. Em cada voluntário que dedicou seu tempo vejo o amor divino se manifestando. Acredito que no plano espiritual esta mesma força do amor se faz presente. Que luz de Deus seja sentida, trazendo paz e conformação aos necessitados.
LPA
Juliana Lopes da Costa, Núcleo Flor Encantadora
Estou feliz com a nossa irmandade da 12ª Região realizando um trabalho voluntario com Amor aos nossos Irmãos de Brumadinho e das regiões que foram afetadas. Nossa missão de realizar uma Paz neste nosso Mundo vem se concretizando a cada dia. Desejo que a Luz do Mestre ilumine o caminho dos nossos irmãos.
Abraços Fraternos
Walter Farias
Núcleo Alto das Cordilheiras, Campinas, São Paulo
LPA