UDV Lança Mapa do Tesouro no I Encontro do DMC da 10ª Região
Diogo Fonteles*
| 07 março, 2019
No agreste pernambucano, no dia 23 de fevereiro de 2019, no Núcleo Mouraiá (Caruaru-PE), aconteceu o I Encontro do Departamento de Memória e Comunicação da 10ª Região do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal, destinado aos Monitores, auxiliares e colaboradores do DMC. Foram oferecidas aos participantes oficinas de captação e edição de áudio, vídeo e fotografia, cativando os jovens para que futuramente tenhamos mais pessoas trabalhando por este Departamento. Durante do encontro também foi lançado o sistema Mapa do Tesouro, de catalogação e disponibilização do acervo do DMC.
O encontro teve o apoio da Administração Central da 10ª Região (que congrega Núcleos e Distribuições Autorizadas de Vegetal localizados nos estados de Pernambuco, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte) e da irmandade dos Núcleos de Caruaru. A realização pode ser considerada um divisor de águas nos trabalhos do Departamento na Região. Fortaleceu nas pessoas o compromisso de aperfeiçoar o trabalho de registro da história do Mestre Gabriel, de Núcleos e DAVs e dos primeiros irmãos da União do Vegetal, servindo assim aos objetivos de evolução material, intelectual e principalmente espiritual, e despertando nas pessoas a importância de trabalhar nossa memória.
Tivemos a honra de receber, como participantes desse encontro, a Conselheira Laura Casaca, Diretora do DMC, e os seguintes Vice-Diretores do Departamento: Mestre Edson Romão, de Memória e Acervo; Mestre Diro Oliveira; de Conteúdo; Mestre Diogo Fonteles, de Tecnologia, que também ocupa o lugar de Coordenador Regional do DMC nessa Região. Também participou Mestre Klaus Paranayba, Vice-Presidente da Diretoria Geral da UDV.
Mapa do Tesouro
Pensando em tornar o DMC mais presente na vida das pessoas, o DMC, por intermédio de sua Vice-Diretoria de Tecnologia, fez o lançamento do sistema Mapa do Tesouro durante o encontro, ao mesmo tempo em que também disponibilizou o acesso a todos os Núcleos/DAVs da UDV. Esse projeto iniciou em 2009 com a idealização de um sistema que pudesse catalogar e disponibilizar o acervo do DMC, facilitando seu registro, a organização e a pesquisa. Em razão de algumas questões operacionais e técnicas, naquele período, não foi possível dar continuidade à distribuição do sistema, porém, em 2015, quando já estava como Diretora do então Departamento de Memória e Documentação (DMD) a Conselheira Laura Casaca, o projeto foi reiniciado e recebeu o apoio da Representação Geral e da Diretoria Geral do Centro.
A partir de então, este trabalho passou a contar com novos desenvolvedores e colaboradores e assim foi possível implementar os pontos de melhoria que foram identificados e chegarmos a este momento tão importante. Com a dedicação valiosa de voluntários, por meio do Mapa do Tesouro, foi possível disponibilizar a Núcleos/DAVs um expressivo acervo compartilhado, ou seja, diversos materiais de interesse comum, o que poupa aos Monitores do DMC tempo de trabalho na organização e catalogação desses materiais.
O Mapa do Tesouro foi disponibilizado a todos os Coordenadores Regionais e Monitores do DMC, por meio de uma plataforma on-line. Todos os Mestres Representantes, Direção e irmandade poderão solicitar ao Monitor de seu Núcleo o cadastramento no sistema, podendo acessar o acervo cadastrado de acordo com seu respectivo grau. Em seu Acervo Compartilhado estão cadastrados diversos tipos de material, como: revistas, jornais, livros, monografias e teses, atas diversas, informativos (Alto Falante, Em Tempo Real), cartas internas e circulares, manuais, cartilhas e matérias veiculadas na internet.
Fortalecimento do Centro
Estamos reunindo todo este acervo para manter viva a palavra do Mestre Gabriel, que em sua sabedoria já deixou gravada sua palavra com doutrinas, ensinamentos, chamadas e histórias. Assim ele mostrou a importância de guardar todos os registros históricos da União do Vegetal, com fotos e documentos. Este trabalho de organização fortalece o Centro, e as gerações futuras, que encontrarão um legado de ensinamentos deixados pelo Mestre Gabriel e por todos os Mestres formados por ele. Que continuemos firmes e fortes neste trabalho sagrado de organização do DMC.
Com o sentimento de dever cumprido, o momento agora é de regar esta semente plantada para que possamos ver crescer e frutificar este trabalho de amor à Obra de Mestre Gabriel. Nossa gratidão a todos que tornaram possível vivermos estes momentos de alegria e aprendizado.
Veja o vídeo que relata o I Encontro do DMC da 10ª Região:
–
*Diogo Fonteles é integrante do Quadro de Mestres do Núcleo Natal (Natal-RN), Vice-Diretor de Tecnologia do Departamento de Memória e Comunicação (DMC) da União do Vegetal e Coordenador Regional do DMC da 10ª Região.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Muito proveitoso nosso encontro aqui na 10ª região. Precisamos crescer sempre!
Estive presente nesse encontro inesquecível que só fez fortalecer minha vontade de fazer parte do DMC!
Gratidão
Muita emoção assistir esse vídeo!
Viva o DMC, ajudando a registrar e preservar toda a Beleza dessa nossa União!
Viva a União do Vegetal!!!
É uma alegria ver o Mapa do Tesouro funcionando!
Parabéns pelo belíssimo trabalho!
Um momento ímpar de integração, de compartilhamento de saberes e de fraternidade entre o(a)s participantes. As vivências deste Encontro estão tecidas em meu coração! Sou grata ao Mestre Gabriel por ter trazido este Verdadeiro Tesouro – a União do Vegetal – para as nossas Vidas!
Estive presente na “gestação” do Baú do Tesouro e acompanhei um pouco da transformação para Mapa do Tesouro. Percebi que não foi uma tarefa fácil, embora necessária, e sou grata a cada um dos senhores que participaram nesse trabalho cujo ponto alto foi o Encontro no Núcleo Mouraiá um primor arquitetônico, bem apropriado para a ocasião. Feliz em ver o DMC evoluindo! Quero continuar contribuindo!
Especial. Parabéns a todos os manos do DMC. Trabalho belíssimo do departamento, precioso e fundamental na UDV.
Querida Thays, seu auxílio foi muito importante, desde a primeira versão. E agora, cadastrou todos os Alto Falantes Históricos.
Também tive o privilégio de estar presente. Para mim foi uma experiência marcante e motivadora. Importante semente lançada e da melhor qualidade, boa de germinar e produzir bons frutos.
Que bonito ver pessoas tão competentes fazendo um trabalho tão rico e importante, com tanto amor, pra toda irmandade pra UDV! Felicidades e tempo bom pra todos!
Parabéns a todos que colaboram com este belo trabalho da preservação da história do Mestre Gabriel e da UDV. Preservar e manter presentes no nosso dia a dia e nos núcleos a origem cabocla da UDV e a Simplicidade e Sabedoria do Mestre é o pilar de sustentação que conservará eternamente a força e a luz da União.
M. Jairo – Núcleo Vento Divino – Bahia