Dissertação de mestrado demonstra o direito ao uso religioso da Hoasca na Alemanha

Íris Steiner Corso*

| 11 Maio, 2021

Há alguns anos, a União do Vegetal vem trabalhando para fincar raízes fortes na Europa e comprovar perante as autoridades a seriedade no uso religioso do nosso sacramento: Chá Hoasca. Para cada país, a União do Vegetal tem feito um estudo cuidadoso da situação jurídica, política e social local, a fim de criar estratégias jurídicas sólidas para a regulamentação do nosso direito religioso. E nós, caianinhos, queremos contribuir para esse processo.

Nesse sentido, realizei na Universidade de Zurique (Suíça) a pesquisa de mestrado intitulada: A Relevância da Liberdade Religiosa na Análise do Direito ao Uso Sacramental da Hoasca por Minorias Religiosas na Alemanha”, tendo sido aprovada em janeiro de 2021. E por que a escolha da Alemanha? Além da minha ligação pessoal, este país representa atualmente a segunda maior nacionalidade de sócios da UDV entre os europeus (a primeira é a de espanhóis) e o número de sócios vem crescendo. Paralelo a isso, durante o mestrado, conheci o Dr. Andreas Thier, renomado jurista alemão, especializado em direito canônico e história jurídica. Ao conversar a respeito do uso da Hoasca pela UDV na Alemanha, ele se interessou de imediato pelo tema, aceitando ser meu orientador.

Sabe-se que as folhas da Psychotria viridis (Chacrona) contêm pequenas quantidades de DMT. Por conta disso, algumas autoridades internacionais questionam o risco à saúde pública na utilização do chá. O objetivo principal da dissertação foi então fazer uma ponderação de valores entre o potencial risco à saúde pública e a liberdade religiosa, no caso do uso sacramental do Chá Hoasca na Alemanha. Para isso, a dissertação baseou-se em três pontos principais.

Primeiramente, o foco foi entender por que o uso sacramental da Hoasca merece proteção jurídica da liberdade religiosa. Na Alemanha, a liberdade religiosa é garantida como um dos direitos fundamentais mais importantes. O Tribunal Federal Constitucional alemão tem enfatizado que a proteção legal do exercício religioso deve ser interpretada da forma mais abrangente possível, garantindo o direito de todos, em especial das minorias religiosas. Além disso, a Alemanha defende a liberdade religiosa como uma forma especial de expressão ou concretização da dignidade humana. A dignidade se baseia na visão do homem como um ser espiritual-moral, destinado a determinar-se e desenvolver-se em liberdade.

E nesse sentido, cabe a reflexão: por que bebemos o Chá Hoasca? Para buscar o desenvolvimento do ser humano no sentido moral, intelectual e espiritual, além da conexão com a Força Superior. Portanto, a profunda experiência dos sócios com a Hoasca os motiva para o desenvolvimento pessoal e para uma vida ética, o que é inseparável da visão que o ser humano tem de sua própria dignidade. Somado a isso, os sócios bebem o chá dentro de cultos religiosos, os quais oferecem objetivos concretos, ensinamentos e orientações, garantindo a segurança no uso da Hoasca.

Em segundo lugar, a dissertação investigou se existe um critério para definir uma prática como perigo para a saúde pública. Isso porque, no âmbito jurídico, qualquer possível risco deve ser colocado em perspectiva, para saber se uma interferência estatal se justifica ou não. Observou-se, entretanto, que na Alemanha não existe uma definição ou critérios legais para determinar quando a saúde pública estaria em perigo. Em contraste, existem diversos estudos científicos concretos que comprovam não só a inofensividade da Hoasca à saúde, como também os seus inúmeros benefícios e a inexistência de dependência física ou psicológica.

Em terceiro lugar, através do sistema jurídico chamado “controle de proporcionalidade”, observou-se a primazia do direito à liberdade religiosa. Isso porque, a Hoasca em si não é proibida na lei de narcóticos alemã, as quantidades de DMT no Vegetal são muito pequenas, bem como a religião é um caso de interesse público (exceção na Lei de narcóticos, Art. 3, §2). Além disso, a dissertação se valeu da experiência de países como os Estados Unidos e o Canadá para esclarecer que é possível encontrar soluções legais efetivas para importação e uso religioso da Hoasca, e assim, garantir na prática um equilíbrio entre o interesse público e a liberdade religiosa.

Concluiu-se que, com a comprovação do ambiente social-religioso seguro e da inofensividade do Chá Hoasca à saúde, a UDV e outras religiões hoasqueiras sérias e responsáveis podem ter o direito à sua prática religiosa na Alemanha. Os resultados encontrados na dissertação trouxeram-me uma grande esperança de ver a UDV ser vitoriosa legalmente na Alemanha e assim poder clarear o caminho de mais pessoas. O Mestre Gabriel disse que a União do Vegetal iria transpor as fronteiras do nosso país e estamos vendo na prática isso acontecer! Com confiança nesse Mestre que nos guia, vamos juntos encontrando maneiras de vencer os desafios e fortalecer o trabalho da União do Vegetal na construção da paz no mundo.

*Íris Steiner Corso é integrante do Corpo Instrutivo e monitora do Departamento Jurídico no Núcleo Sagrado Poder (Genebra, Suíça).

55 respostas
  1. Sueli Andrade - Núcleo Apuí
    Sueli Andrade - Núcleo Apuí says:

    Querida Iris, uma alegria ver o fruto do seu trabalho, o M Gabriel disse q a desenvolvimento intelectual é uma boa base p o desenvolvimento espiritual, e vejo aqui que a base espiritual q vc vem recebendo serviu p o bom desenvolvimento deste trabalho, que trará benefícios a tantos! Que o Mestre continue clareando o seu caminho e a sua consciência , conferindo saúde, paz e prosperidade e q vc continue colocando seus dons a serviço da via!

    Bjs com carinho, saudades!

  2. Lita Passos
    Lita Passos says:

    Parabéns, Íris Steiner, pela importante pesquisa, e pela prática na missão do Mestre Gabriel. Seguimos juntos crescendo a confiança no Mestre, e fortalecendo a Instituição no mundo, e em nós o símbolo da União de Luz Paz e Amor.

  3. Marcus Moreira
    Marcus Moreira says:

    Quem benção.
    As palavras do nosso Mestre se cumprindo.
    Parabéns a irmã pela tese, pois é uma das firmas de penetrar na compreensão das autoridades na Suiça, e mais material científico para toda a humanidade

    LPA

    N. Água da Vida
    17™ região Tarauacá/AC

    • Marcus Moreira
      Marcus Moreira says:

      Que benção.
      As palavras do nosso Mestre se cumprindo.
      Parabéns a irmã pela tese, pois é uma das formas de penetrar na compreensão das autoridades na Suiça, e mais material científico para toda a humanidade

      LPA

      N. Água da Vida
      17™ região Tarauacá/AC

  4. Maristela Sobral Cortinhas
    Maristela Sobral Cortinhas says:

    Amigos e amigas.
    Bem feliz que a UDV vem se firmando na Europa.
    Pra mim não ficou claro se trata-se de tese ou de dissertação, pois embora, o texto trate de tese, pelo menos aqui no Brasil, tese refere-se ao nível de doutorado e no mestrado faz-se uma dissertação sobre um tema.
    Apenas um observação acadêmica.
    Mas, independente desse detalhe, parabéns pelo trabalho e sucesso para a UDV na Europa.

  5. Fernando Cavalcanti
    Fernando Cavalcanti says:

    Parabéns pela iniciativa! Que Deus abençoe e clareie a consciência dos responsáveis por autorizar o funcionamento desta Sagrada União em solo alemão. Uma tese nesse nível é um passo bem relevante nessa direção! Sucesso!

  6. Mariana Ferrer
    Mariana Ferrer says:

    Emocionante ver esse sonho de tantos se concretizando, e ver como a vida nos abre portas ao unir os nossos objetivos profissionais aos espirituais.
    Vida longa a você, Íris! Cada dia mais vamos ver a importância da sua tese na palavra do Mestre de fazer a paz no mundo!

  7. Nazareth Roriz
    Nazareth Roriz says:

    Que alegria sinto, pela bondade de Deus.
    Uma jovem talentosa, se valendo do seu conhecimento acadêmico para auxiliar o uso do chá hoasca em outros países e assim fazer cumprir a palavra do m. Gabriel.
    Com os olhos marejados, parabenizo a jovem Iris Steiner Corso e peço ao mestre que a continue guiando no caminho da luz.

  8. João Bosco de Queiroz
    João Bosco de Queiroz says:

    Um pequeno e importante passo nessa longa caminhada de fazer a União chegar a todos os lugares, refletindo o amor do Mestre e trazendo nos ensinamentos o símbolo sagrado da nossa religião: Luz, Paz e Amor. Parabéns a irmã Íris pela inspiração em escolher esse tema para a pesquisa da tese do mestrado.

  9. Arnaldo Ferreira
    Arnaldo Ferreira says:

    Boa pesquisa. Fundamentada. A pesquisa não deve ter destacado a recuperação social de algumas pessoas que, por necessidade e de livre e espontânea vontade, comunga o “vegetal” em ritual religioso. Parabéns!

  10. Vítor Steiner Corso
    Vítor Steiner Corso says:

    Emocionante acompanhar de perto, como irmão de sangue e como irmão na UDV, a sua dedicação. Fica claro pra mim que todos temos um papel fundamental na continuação dessa história. Sinto a esperança de um dia termos núcleos na Alemanha e em todos os países do mundo. Viva a União do Vegetal!

  11. Raquel - Núcleo Coração do Mestre/Rio Branco-AC
    Raquel - Núcleo Coração do Mestre/Rio Branco-AC says:

    Parabéns,Íris
    O seu trabalho intelectual auxilia na legitimação da União do Vegetal na sociedade mais ampla – no caso a segurança jurídica do nosso sacramento na Alemanha.
    A Comunidade Acadêmica dando sua contribuição para a expansão da União e, assim, cumprindo a missão do Mestre Gabriel.

  12. Rachel- Núcleo Coração do Mestre/Rio Branco-AC
    Rachel- Núcleo Coração do Mestre/Rio Branco-AC says:

    O seu trabalho intelectual auxilia na legitimação da União do Vegetal na sociedade mais ampla – no caso a segurança jurídica do nosso sacramento na Alemanha.
    A Comunidade Acadêmica dando sua contribuição para a expansão da União e, assim, cumprindo a missão do Mestre Gabriel.

    Parabéns,Íris

  13. ivoneide guizoni wessler
    ivoneide guizoni wessler says:

    Parabéns Íris pelo seu belo trabalho! Meu marido está por aí também e é Mestre na Udv…quem sabe nos reunimos mais a frente!! Grata por sua disposição e dedicação

  14. Manuela Gavazza
    Manuela Gavazza says:

    Querida Íris!
    Que alegria acompanhar essa bela trajetória de vida desde a sua infância, te ver galgando os degraus da sua evolução em busca de prosperidade material e espiritual. Com certeza, um trabalho que vem trazer bons frutos à nossa Instituição. Que você siga nessa caminhada buscando sempre essa constância que te trará outras tantas vitórias. Felicidades!
    Saudades de ti!

  15. Michel Mendonça
    Michel Mendonça says:

    Parabéns, Iris! Contribuição muito importante para o engrandecimento da UDV e a expansão de um projeto de Paz Universal! Seu estudo honra a nossa bandeira, o nosso Núcleo Reis Magos, a nossa Cidade de Ilhéus e nossa Universidade (UESC). Show!

  16. Marcio Armando
    Marcio Armando says:

    Bom passo para que a inofensividade da Hoasca fique evidente e a delimitação do seu uso em âmbito religioso se institucionalize em outro países. Grato Íris por seu trabalho e dedicação.

  17. Daniel Roberto Gobbi
    Daniel Roberto Gobbi says:

    Muito interessante a tese, busca a equidade da baixa quantidade de DMT da Chacrona com os inumeros benefícios de seu uso no contexto doutrinário religioso, dentro do controle de proporcionalidade. Mais uma vez comprovando a palavra do Mestre Gabriel em que diz que o chá é comprovadamente inofensivo à saúde. Prosit!

  18. Isis Queiroz
    Isis Queiroz says:

    Parabéns à autora (Íris Steiner) por esta honrosa contribuição ao engradecimento dessa Sagrada Obra. A UDV transpondo as fronteiras e comprovando não apenas a inofensividade do chá como o seu grande benefício à saúde e ao desenvolvimento humano mental, intelectual e espiritual.

  19. Carla Jerônima Ramos Arléo Barbosa
    Carla Jerônima Ramos Arléo Barbosa says:

    Querida amiga, fico feliz em ver você trilhando o caminho do bem e dando exemplo de coragem e amor pela obra do nosso Mestre Gabriel. Desejo que seu trabalho sirva de base para outras conquistas na U.E. . Gratidão por seu empenho com fé, ainda veremos a palavra do Mestre Gabriel ser propagada ao mundo todo. Abraços fraternos.

  20. Luciana Caetano Guimarães
    Luciana Caetano Guimarães says:

    Que alegria! O Mestre Gabriel disse que precisamos cativar as autoridades e vejo seu estudo como um grande passo pra que isto aconteça. Parabéns e gratidão pelo trabalho que fortalece a todos nós, caianinhos.

    • Walter Farias
      Walter Farias says:

      Íris, parabéns pela atitude, firme na sua caminhada, dando continuidade na obra do nosso Guia Espiritual Mestre Gabriel, clareando sua memória para estabelecer uma Paz em nosso planeta, os passarinhos estão felizes, firmes em União com Amor no coração, abraços e siga firme, vamos em frente
      Abraços

  21. Fatima Mourão
    Fatima Mourão says:

    Parabéns irmã Iris, uma alegria ver pessoas como vc, auxiliando de bom coração, a UDV cumprir a sua Missão de trazer a Paz no mundo.
    Que o Mestre a abençoe e a todos nós, com Luz, Paz e Amor!

  22. Tatiana
    Tatiana says:

    Excelente iniciativa! Que possamos encontrar, cada vez mais, a facilidade para regular nosso direito religioso. Parabéns Íris! Estou aqui torcendo pelo aprofundamento de sua pesquisa num doutorado.

  23. Jesus Serato
    Jesus Serato says:

    Parabéns Íris, o seu trabalho é divino e de uma nobreza imensa e que seja inspiração pra todos nós no crescimento em todos os sentidos da vida e não somente nossa, mas como ao nossos irmãos em cada lugar dessa Terra.

  24. Rejane Hoisel Arléo
    Rejane Hoisel Arléo says:

    Parabéns, Íris!!
    Também senti que a palavra do Mestre vai se concretizar, ou melhor, já está se concretizando, se tornando realidade, quando fui na Austrália e participei de uma sessão lá, no núcleo. Foi emocionante. Sua profecia está se cumprindo.
    Que Deus te abençoe, te dê saúde e Paz!

  25. Samuel Sales
    Samuel Sales says:

    É gratificante e é motivo de felicidade ver a palavra do Mestre se tornando realidade cada vez mais, mostrando a grandeza espiritual da missão do Mestre nesse plano.
    Parabéns a irmã Íris pela tese de mestrado, importante contribuição pra o engrandecimento desta Sagrada Obra.

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário