Sócia da UDV toma posse como embaixadora da UNESCO

| 3 Setembro, 2020

Cristiano Gobbi*

A cantora e compositora Margareth Menezes é a nova embaixadora da UNESCO no Brasil | Foto: Reprodução.

Margareth Menezes será a porta voz no Brasil da Organização Internacional de Folclore e Artes Populares

A cantora e compositora Margareth Menezes, sócia da UDV no Núcleo Serenita, Lauro de Freitas (BA), é a nova embaixadora da UNESCO no Brasil, órgão ligado à Organização das Nações Unidas (ONU) para a Educação, Ciência e Cultura. Ela será a porta voz no Brasil da IOV – Organização Internacional de Folclore e Artes Populares, o braço da UNESCO destinado a cuidar e estimular a expressão artística e cultural mais autêntica e espontânea dos países que integram à ONU.

Margareth tomou posse no dia 21 de agosto, em cerimônia on-line. A ela caberá a missão de promover ações de defesa e valorização do Patrimônio Cultural no contexto das artes populares e das manifestações folclóricas, representando a instituição no Brasil e também em outros países.

Segundo Clerton Vieira, Presidente do IOV UNESCO – Secção Brasil, a nova embaixadora é a principal e oficial divulgadora dos projetos e ações culturais da instituição, e dos  talentosos artistas que ainda vivem no anonimato no Brasil. “Temos a certeza de que nossa embaixadora Margareth Menezes muito contribuirá para que as propostas da IOV UNESCO / Brasil triunfem no país e no mundo”, afirmou ele.

Incentivo à arte

Em Salvador, onde nasceu, a cantora já mantém iniciativas de incentivo à arte popular, como a Fábrica Cultural, organização que movimenta o cenário artístico em comunidades carentes da capital baiana, especialmente no estímulo ao artesanato. A cantora tem uma sólida e longa carreira, reconhecida no Brasil e no exterior, e já representou o país ao cantar em inúmeros eventos de alcance mundial.

Margareth chegou ao Centro Espírita Beneficente União do Vegetal em 1987, no início do Núcleo Serenita. Desde então, tem também contribuído ativamente com a sua arte em iniciativas culturais promovidas pela UDV em diversas Regiões.

Ao Blog da UDV, Margareth disse que pretende buscar possibilidades de movimentar o cenário do folclore e das artes populares, como a realização de festivais, por exemplo. “Criar redes entre as culturas que guardam a memória mais nativa dos povos é mais importante do que nunca nesse momento de transformações profundas. Fico feliz em compartilhar essa notícia com os irmãos da União do Vegetal, agradecendo ao Mestre Gabriel”, comemora Margareth.

Essa é a segunda vez que um sócio da UDV recebe o reconhecimento da Organização das Nações Unidas pelo seu trabalho. Em 1984, o artista e cineasta Francisco Liberato, filiado hoje ao Núcleo Estrela da Manhã, Camaçari (BA) recebeu da UNESCO o prêmio “Referência de Valores Culturais para a Infância e Juventude”, pelo filme de animação Boi Aruá, inspirado na literatura de cordel.

*Cristiano Gobbi é integrante do Corpo do Conselho do Núcleo Serenita Lauro de Freitas (BA).