Rio Grande do Sul recebe a solidariedade dos sócios da UDV

Myrian Camargo Plá*

| 22 Maio, 2024

Voluntários descarregando o primeiro caminhão de doações | 12.05.2024.

Desde o início das chuvas no mês de abril, a população do Rio Grande do Sul vem enfrentando um desafio de proporções históricas e, na mesma medida, vem recebendo a solidariedade e o inestimável auxílio de tantas mãos e corações dispostos a trazerem conforto e esperança em dias melhores.

Mais de 460 municípios foram atingidos pelas inundações, desabrigando cerca de 500 mil pessoas no Estado. Um levantamento realizado nos quatro Núcleos e duas DAVS localizadas no Rio Grande do Sul, totalizando 380 sócios, apurou que, de 175 famílias sócias do Centro, 33 foram diretamente atingidas pelas chuvas.

Somando-se ao trabalho intenso e contínuo realizado por um contingente de voluntários em diversos municípios, os sócios da União do Vegetal estão presentes e atentos junto à irmandade e às comunidades mais vulneráveis, auxiliando em resgates e no atendimento às necessidades de vestuário, alimentação, higiene e medicamentos para famílias que viram seus bens serem levados pelas águas. 

Por meio da Casa da União Porto das Flores e com o apoio fundamental das autoridades do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal e de sócios de todas as Regiões da UDV, valorosas doações vêm chegando para aliviar as primeiras necessidades da população. Esse trabalho é fortalecido pelos caminhões de donativos arrecadados por irmãos do Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, entre outras localidades, além de uma intensa campanha solidária de doações em recursos financeiros direto à Casa da União Porto das Flores.

Para que tudo chegue o mais rápido possível a quem precisa, as cargas de doações estão sendo recebidas em diversos pontos da cidade de Porto Alegre, em espaços cedidos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, pela universidade PUC-RS, Prefeitura Municipal, entre outras instituições. 

Com a chegada do frio, a solicitação é que seja priorizada a doação de cobertores e colchões. Nossa lista de necessidades prioritárias também inclui cestas básicas, alimentos, kit de higiene pessoal, roupas, fraldas e material de limpeza.

Nas palavras do Mestre Central da 9ª Região da UDV, João Bosco Carneiro Xavier, “a denominação “Beneficente” de nosso Centro está brilhando verdadeiramente pela força de nossa União”. Em carta circular divulgada aos sócios, o Mestre Central destaca o sentimento que vem ligando todos os irmãos da União do Vegetal, lembrando o exemplo de Mestre Gabriel que sempre fez o bem a todas as pessoas.

Grupo de Apoio Administrativo

Com a finalidade de apoiar e orientar o trabalho da irmandade e da Casa da União Porto das Flores, foi criado um Grupo de Apoio Administrativo, com a participação da Representação Geral, da Diretoria Geral, da Diretoria Regional da Diretoria Geral da 9° Região, da Casa da União Matriz, do Mestre Central e Mestres Assistentes Centrais da 9ª Região, Mestres Representantes e Presidentes dos Núcleos e DAVs do Rio Grande do Sul, Monitores de Departamentos e especialistas convidados.

A criação deste Grupo se deu por iniciativa da Casa da União Porto das Flores e da Administração Central, como explica o Diretor Regional da Diretoria Geral da 9ª Região, Mestre Clayton de Jesus Sacramento Gomes. “O Grupo tem como objetivo auxiliar o gerenciamento desta situação enfrentada pelos irmãos do Rio Grande do Sul, apoiando a organização e administração dos recursos que estão sendo recebidos. O que temos visto é que a CDU Porto das Flores, através dos seus sócios, vem realizando um trabalho muito bonito no atendimento a irmandade do Centro e a comunidade, e vem contando com a disposição de voluntários não apenas na 9ª Região, mas em todos os lugares do Brasil e até do exterior.”

No âmbito do Grupo estão em andamento uma série de ações que vão desde o atendimento às necessidades básicas e imediatas das pessoas em situação vulnerável, até a estruturação de grupos de assistência jurídica na obtenção de auxílios governamentais aos atingidos pelas enchentes, apoio à saúde, ao equilíbrio psicoemocional, retomada da geração de renda, entre outros pontos que estão sendo mapeados, mas que ainda dependem da evolução do quadro geral das cheias nas próximas semanas, conforme dados das instituições de monitoramento.

Para atender a irmandade do Rio Grande do Sul, o Mestre Assistente Geral Edison Saraiva esteve em Porto Alegre, onde pôde constatar a dimensão do voluntariado e de todo o trabalho que vem sendo realizado. “Encontrei um povo mobilizado e dividindo o que tem, sem olhar a quem. Encontrei rostos preocupados com brilho no olhar e mãos ágeis. Muita gente, de dentro e fora do Centro, reconhecendo que a Casa da União Porto das Flores é Casa, é União, é Porto e oferece flores”, destacou. “Estamos pedindo a Deus para que o Sol venha brilhar, dissipando todas as nuvens. Pedindo um céu azul para o Rio Grande do Sul, a terra onde nasci”. 

Serviço

A Casa da União Porto das Flores está realizando uma campanha de arrecadação de recursos para auxiliar a comunidade. Para doações via PIX, a chave é 12.208.532/0001-06 (CNPJ). 

Acompanhe nossas ações no Instagram: @casadauniaoportodasflores

Myrian (1)*Myrian Camargo Plá integra o Corpo do Conselho do Núcleo Jardim das Flores (Porto Alegre – RS, 9ª Região).

5 respostas
  1. Maria do Socorro Ferreira de Mendonça
    Maria do Socorro Ferreira de Mendonça says:

    Que nossas flores em toda nossa União continuem polinizando o bem. Gratidão é meu sentimento ao nosso Mestre por ter trazido a beneficência ao Centro Espírita Beneficente UNIÃO DO VEGETAL.

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário