Projeto “Boneca do Bem” promove beneficência em Portugal

Sérgio Martins*

| 15 Outubro, 2019

A produção das “Bonecas do Bem” se transformou numa grande rede de solidariedade em Portugal | Arquivo/Novo Encanto Portugal.

A Associação Novo Encanto Portugal desenvolve, em conjunto com outras instituições portuguesas, o projeto “Boneca do Bem”, atividade que tem como objetivo promover trabalho de voluntariado e intervenção social, através da produção de bonecas de pano. A iniciativa gera uma prática integrativa de terapia ocupacional e também uma ação de beneficência com a doação de toda a produção para instituições de solidariedade social.

Na produção dessas bonecas, a Novo Encanto Portugal é responsável pela confecção do corpo da boneca, estando o vestuário a cargo de voluntários da sociedade civil portuguesa. O resultado final é a interação e a colaboração de diversos agentes, gerando assim valor para cada um dos envolvidos.

A Novo Encanto Portugal foi criada com o objetivo de desenvolver atividades nas áreas de ecologia, meio ambiente, educação, cultura, saúde, bem-estar e solidariedade social. Ela é composta por sócios do Núcleo Luz Boa (em Lisboa) do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal. Sua criação foi inspirada na brasileira Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico, entidade parceira da União do Vegetal.

Equipe do Projeto Bonecas do Bem é formada por sócios da UDV | Arquivo/Novo Encanto Portugal.

Aniversário

Em 22 de setembro de 2019, o projeto “Boneca do Bem” comemorou seu segundo ano de existência, com a realização de um almoço, em que também estiveram presentes as instituições que fazem parte deste trabalho. A atividade teve ainda o propósito de angariar recursos para auxiliar na reconstrução de um orfanato em Moçambique, destruído após a passagem do Furacão Idai.

No evento, também foram apresentadas as bonecas produzidas pela Novo Encanto Portugal, que vão ser entregues a 37 crianças, acolhidas nesse orfanato. Será a primeira doação de “Bonecas do Bem”, feita no Continente Africano.

*Sérgio Martins é integrante do Quadro de Mestres do Núcleo Luz Boa (Lisboa-Portugal).

8 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário