Preparando o coração para receber o menino Jesus

Satara Bixby*

| 24 dezembro, 2025

Mais um ano se passou e a espiral do tempo mais uma vez nos trouxe ao bendito momento de celebrar o nascimento de Jesus, a vinda da Luz do Pai Supremo à Terra na forma humilde de um belo menino, recebido nos braços de Sua Mãe Santíssima.

O Natal é um tempo de devoção em que nós da União do Vegetal nos unimos a uma boa parte da humanidade para celebrar a vinda do Salvador a esta terra e curvar nossas cabeças em reverência ao menino Deus. Por todo o mundo, cristãos se ajoelham e tocam a testa no chão em oração; outros entoam seus louvores em cânticos tradicionais; outros ainda encontram um irmão necessitado com quem partilhar uma refeição ou um agasalho; ao passo que outros se alegram em levar risos, brincadeiras e leveza às crianças. Há tantas formas de celebrar a vinda da Luz! E nós na União do Vegetal celebramos este momento junto com nossos amigos e familiares na luz do Chá Hoasca.

Jesus amparou as criancinhas e instruiu seus discípulos a se tornarem como crianças para entrar no Reino dos Céus, ou seja: simples de coração, mais abertos ao perdão, encontrando alegria na natureza, com mentes e corações livres para aprender a boa nova que vem de Deus. Que todos nós possamos neste Natal reservar um momento para nos tornarmos mais parecidos com as crianças. É Natal! Lembra do que você sentia quando era criança?

O Natal é um tempo para as crianças, para a união das famílias, para a alegria e para as tradições que nos lembram que o mundo, apesar de seus sofrimentos e do ritmo moderno da vida, ainda está repleto de encanto, mistério e maravilha.

Na nossa casa, refletíamos a respeito deste sublime nascimento com nossos filhos. Perguntávamos: quem é esse menino Jesus, cujo aniversário é tão importante que se celebra no mundo inteiro por tantas pessoas, em tantos países, idiomas e culturas, e que, embora Ele seja o aniversariante, somos nós que recebemos os presentes? E que presentes são esses? Presentes de paz e de perdão, de alegria e de união, de tempo em boa companhia, com mesa farta e sentimentos sinceros e, quem sabe, até um brinquedo novo…

Nossa filha caçula, agora com quase 17 anos, monta o presépio com o mesmo cuidado que tinha quando era pequena e nos lembra de quando ela e os irmãos – hoje sócios na UDV – costumavam brincar de “Sessão”. Na imaginação deles, era sempre o menino Jesus quem “dirigia” a “Sessão”, e as ovelhas, os pastores, os Reis Magos, Maria, José e o burrinho se reuniam em círculo para serem os participantes dessa “Sessão” mística nascida pela criatividade das crianças. Ah, quem dera ver Jesus como as crianças O veem!

Que nesta época em que celebramos o nascimento de Jesus, tomemos um momento para fazer uma pausa em nossas vidas tão ocupadas, respiremos, deixemos de lado nossos aparelhos eletrônicos (pois um dos melhores presentes que podemos dar aos nossos filhos e familiares é simplesmente o nosso tempo, nossa presença sem distração), abracemos aqueles que amamos e sejamos gratos pelo alimento que partilhamos, pelo teto sobre nossas cabeças, pela saúde que nos permite cumprir nossas responsabilidades na vida. Gratidão a Quem nos dá tudo!

E lembremos também que o Natal é um tempo de saudades daqueles que já partiram para uma das muitas moradas na casa de nosso Pai. Nestes dias, sentimos a saudade de forma mais profunda, pois saudade é outra palavra para amor, e é neste tempo que talvez precisemos sentir o terno abraço do manto e do colo de nossa Santíssima Mãe para nos amparar, acalmar nossos corações e nos auxiliar a encontrar a alegria que existe além do sofrimento. Que todos os que necessitam de conforto neste Natal encontrem seu alento nesse abraço sagrado.

Que possamos todos construir dentro de nós, no silêncio profundo do nosso ser mais íntimo, um espaço, uma simples manjedoura, onde a Luz da Verdade possa nascer. E que essa Luz cresça e nos preencha de inspiração e generosidade, da vontade de fazê-la brilhar para que a Paz possa crescer no mundo, por meio de palavras simples e inspiradas e de atos de generosidade e bondade para com nossos irmãos, para com nossos pais e para com nossos filhos… que possamos colocar o Amor em prática e que, assim, possamos começar a viver um dos maiores ensinamentos de nosso Salvador: amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo. Pois nós, caianinhos, aprendemos com o nosso Grande Mestre Gabriel, nosso guia espiritual, que este é o caminho para nos tornarmos merecedores do maior presente que o Natal pode trazer: o Símbolo da União, que é Luz, Paz e Amor.


*Satara Bixby integra o Corpo do Conselho do Núcleo Santa Fé (Santa Fé – Novo México, EUA, 18ª Região).