Posição da União do Vegetal a respeito de algumas matérias jornalísticas

| 17 Fevereiro, 2023

Recentemente, alguns veículos de imprensa divulgaram matérias a respeito de uma ação judicial movida contra o Centro Espírita Beneficente União do Vegetal, a qual pede a suspensão da utilização do Chá Hoasca (também conhecido como Ayahuasca) em suas Sessões, em função de posicionamentos políticos manifestados por alguns de seus sócios. Tais conteúdos veiculados pela mídia foram gerados a partir de matéria publicada originalmente pelo Jornal Folha de S. Paulo em 11 de fevereiro de 2023, na qual contém manifestação oficial da União do Vegetal. Abaixo segue a íntegra dessa manifestação encaminhada pela UDV ao jornal:

Brasília, 03 de fevereiro de 2023

O Centro Espírita Beneficente União do Vegetal é uma instituição religiosa apartidária, não professa ideologias políticas e não teve preferência ou indicação de qualquer candidatura à Presidência da República nas eleições passadas. As expressões de preferências políticas de alguns de seus associados não representam a UDV, sendo apenas manifestações de caráter estritamente pessoais.

Todas as manifestações oficiais da UDV nos derradeiros anos foram sempre no sentido de reiterar o respeito às opções partidárias e manifestações pacíficas de seus integrantes. Porém, não permite manifestações políticas em seu âmbito, tendo tomado providências nos casos em que foram verificados excessos, inclusive com afastamento de membros integrantes da Direção do Centro.

Consideramos uma iniciativa sem fundamento e sem nenhuma base probatória a ação judicial proposta contra a União do Vegetal, mesmo porque a UDV conta, entre seus mais de 22 mil associados, com pessoas com filiação a diversos partidos políticos. Desde a origem da instituição, militantes e parlamentares identificados como de esquerda, direita e centro convivem fraternalmente em seu seio religioso.

Consideramos, finalmente, que, acima das diferenças políticas existentes entre seus associados, estão os princípios que regem esta instituição e seu propósito de trabalhar pela paz no mundo.

Dignidade

Com esse objetivo, a União do Vegetal orienta seus associados a não realizarem prejulgamentos e discriminações de qualquer natureza, seguindo o exemplo do seu fundador, Mestre Gabriel, que sempre tratou a todos, indistintamente, com respeito, dignidade e amizade.