Poder público na Bahia homenageia Centenário do Mestre Gabriel
| 16 Março, 2023
Fábio Góis*
A Prefeitura Municipal e a Câmara de Vereadores de Lauro de Freitas (Bahia) prestaram, em 28 de janeiro de 2023, homenagens ao Centro Espírita Beneficente União do Vegetal, em celebração ao Centenário do Mestre José Gabriel da Costa, nascido em 10 de fevereiro de 1922, em Coração de Maria (BA). O evento ocorreu no Terminal Turístico da cidade e contou com a presença de autoridades do Poder Executivo e Legislativo municipal, membros da Direção e sócios da União do Vegetal, que lotaram o auditório.
O município de Lauro de Freitas abriga três Núcleos da UDV: Apuí, Serenita e Vento Divino. Em 2019, a Câmara aprovou a Lei municipal que institui o dia 22 de julho como o Dia da Paz e Conciliação, numa homenagem a União do Vegetal, já que neste dia a UDV comemora a sua criação pelo Mestre Gabriel.
A mesa solene foi composta por Lula Maciel, chefe de gabinete da Prefeita de Lauro de Freitas; Moema Gramacho (PT); pela presidente da Câmara Municipal, vereadora Naide Brito (PT); pelo secretário municipal de Governo e Relações Institucionais, Pastor Birne (PMN); pelo Mestre Central da 4ª Região, Renato Arléo, e pelo Mestre Anchieta Torreão, membro efetivo do Conselho de Administração Geral e do Conselho da Representação Geral da União do Vegetal.
Semente
A Presidente da Câmara, Naide Brito, iniciou o evento com uma mensagem de reconhecimento ao trabalho do Mestre Gabriel e a importância da UDV: “Essa é uma homenagem àquele que iniciou a União do Vegetal, plantou a semente que hoje dá frutos não só no Brasil, mas também em diversos países do mundo, levando seus ensinamentos de Luz, Paz e Amor. Desejo que a União se mantenha firme nos seus princípios que, assim, tenho certeza, estará contribuindo com a humanidade para a construção de um mundo melhor”.
O chefe de gabinete, Lula Maciel, também o valorizou a instituição, a qual já teve oportunidade de conhecer. “Quero parabenizar o trabalho de desprendimento, renúncia e dedicação deste senhor, José Gabriel da Costa, que cumpriu sua missão de criar a UDV e agora confia essa Obra a cada um de vocês para dar continuidade. Uma missão tão importante a ponto de, cem anos depois de seu nascimento, estarmos aqui reunidos falando em seu nome”, afirmou.
Bandeira Universal
Mestre Renato Arléo agradeceu a iniciativa promovida pelo Poder público municipal à União do Vegetal e ressaltou o valor da história do Mestre Gabriel, uma pessoa simples que nasceu no sertão da Bahia e seguiu sua trajetória como “soldado da borracha”, no norte do país, até se encontrar com o Chá Hoasca e dar início a esta Sagrada Obra juntamente com sua família. O Mestre Central da 4ª Região destacou a estruturação hierárquica do Centro, os trabalhos de beneficência, a fundamentação cristã reencarnacionista da doutrina e também a expansão da União pelo Brasil e no mundo: “Tive a oportunidade de ver a bandeira da UDV estendida na Austrália, nos Estados Unidos, e reconhecer que a nossa bandeira é uma bandeira universal”.
Em sua fala, o Mestre Anchieta reforçou a boa relação que a União do Vegetal sempre teve com as autoridades e o respeito às leis do país. “E hoje estamos podendo viver momentos assim, tendo o reconhecimento e apoio das autoridades deste município e do Brasil como um todo”. Ele também enfatizou que o Mestre Gabriel sempre foi um grande defensor da paz: “Tanto assim que ele colocou o símbolo da União: Luz, Paz e Amor. E sempre nos ensinou que criou a União para trabalhar pela paz no mundo, afirmando que ‘a paz é o meu caminho’, e esse é também o mesmo caminho de Jesus”.
Entre as homenagens, houve também uma apresentação musical com as artistas Flávia Wenceslau, Letícia Coutinho e Clara Solano, sócias da União do Vegetal.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Felicidades al Mestre Gabriel pela recreación de la unión del vegetal, con pensamiento de trazer a Paz al mundo. Sinto Alegría en mi vida porq sentí en mi vida un pétalo de esta Paz el primero día que asistí mi primera sesión y es un recuerdo q llevo en mi corazón hasta hoy .
la Paz infinita es como un pétalo que viene creando puentes donde existe muros, y viene unido cada pétalo transformando en una bella Rosa , que vibra la armonía….sinto gratidao, y viva la unión y viva el Mestre en nuestra corazones
Muito emocionante.
Amém. O bem quem sabe, é quem recebe. Atenciosamente, Marcos Fabrício Ortiz de Lima.
Que maravilha a união do vegetal aonde moro não tem um centro espírita assim acho lindo, PaZ e Luz irmãos
Juntos pela paz!
Parabéns a todos da região que trabalham em prol do crescimento da União. Parabéns as autoridades locais que reconhecem a importância desta sagrada obra.