Pela primeira vez, há 50 anos, a UDV foi retratada por um grande jornal
Juliane Oliveira*
| 29 agosto, 2018
Discreta, mas não secreta, desde seus primeiros anos, a União do Vegetal vem abrindo suas portas para a imprensa. Nesse contexto, em 1968, o criador da UDV, José Gabriel da Costa (Mestre Gabriel), concedeu entrevista a Antônio Alberto Prado, repórter do jornal O Estado de S. Paulo (São Paulo-SP), um dos principais diários do Brasil daquela época. A partir dessa conversa e de outras informações que apurou, Prado escreveu uma reportagem de página inteira intitulada “Na Selva, um místico vende um sonho” e que neste 29 de agosto de 2018 completa exatos 50 anos de publicação. Foi a primeira matéria jornalística a respeito da União do Vegetal e de Mestre Gabriel publicada por um grande jornal.
Prado tinha 26 anos e estava visitando o então Território Federal de Rondônia com o objetivo de reportar questões fundiárias relativas ao início do projeto de colonização da Amazônia. No fim da visita, em Porto Velho, ficou sabendo da existência do Mariri e da Chacrona e de um grupo de pessoas que se organizava para beber o Chá Ayahuasca (na União do Vegetal, conhecido como Hoasca ou Vegetal), preparado a partir dessas duas plantas.
Interessado, foi até a residência de Mestre Gabriel e notou, nesse primeiro e único contato com o criador da UDV, a presença da simplicidade, tanto nas pessoas quanto naquilo que era falado naquela casinha da Rua Abunã. “Falava as coisas com clareza. Era um caboclo, mas um caboclo que sabia o que queria. Falava as coisas com aquela percepção da pessoa simples, mas inteligente”, lembra o jornalista em entrevista concedida à UDV, em 2014.
Nessa entrevista gravada em vídeo e na qual detalha seu contato com o Mestre Gabriel, Prado afirma ter percebido que José Gabriel da Costa era uma pessoa séria e que “estava fazendo alguma coisa que ele acreditava”. Hoje, 50 anos após esse encontro entre o jovem jornalista e Mestre Gabriel, republicamos o vídeo com a entrevista realizada em 2014:
Veja a entrevista abaixo:
–
Íntegra da reportagem
Clique aqui e leia a íntegra da matéria “Na Selva, um místico vende um sonho”, de autoria do jornalista Alberto Prado, publicada em 29 de agosto de 1968, no jornal O Estado de S. Paulo.
–
*Juliane Oliveira é integrante do Corpo Instrutivo da Sede Geral (Brasília-DF).