Parlamentos reconhecem a obra de Mestre Gabriel
| 24 Agosto, 2021
Cristiano Gobbi*
Pelos seus 60 anos de criação, comemorados em 22 de julho passado, a União do Vegetal foi homenageada pelos Poderes Legislativos do Estado do Amazonas e da cidade de Porto Alegre (RS).
Neste ano em que se comemoram seis décadas de criação, o Centro Espírita Beneficente União do Vegetal recebeu homenagens dos parlamentos do Estado do Amazonas e do Município de Porto Alegre, onde se faz presente. Em sessões legislativas reconheceram formalmente o valor da UDV como instituição de utilidade pública, com um trabalho dedicado à construção da Paz e da Conciliação.
Em Porto Alegre, a Câmara Municipal de Vereadores homenageou a União do Vegetal na Sessão Ordinária do dia 12 de julho passado, atendendo à proposição do vereador Aldacir Olinoni (PT). Na ocasião, representando a União do Vegetal estiveram presentes, entre outros discípulos, os Mestres Alberto Bracagioli, Nelson Bittencourt e Nilton Vieira.
Nas palavras que dirigiu a quem esteve presente na Câmara de Vereadores de Porto Alegre, o vereador Aldacir Olinoni, autor da iniciativa de reconhecimento, ressaltou o trabalho de orientação espiritual de crianças e adolescentes no fortalecimento e na valorização da família. O parlamentar também mencionou a importância do trabalho da Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico, que tem uma atuação marcante no Rio Grande do Sul, onde a UDV vem se expandindo a partir da fundação do Núcleo Jardim das Flores. Na tribuna do plenário, o Mestre Alberto Bracagioli, destacou os trabalhos de Beneficência promovidos pela UDV, lembrando que a atuação da instituição busca dar continuidade às palavras de Jesus e do Mestre Gabriel.
De Manaus para o mundo
A partir de Manaus, a União se expandiria para o mundo, profetizou o Mestre Gabriel. E no dia 10 de agosto passado, o reconhecimento ao trabalho da UDV foi destaque em uma sessão especial da Assembleia Legislativa do Amazonas, por iniciativa do deputado Serafim Corrêa (PSB), aprovada por unanimidade pelos deputados estaduais amazonenses. O Mestre Assistente Geral Francisco Soares de Jesus fez parte da composição da mesa da Sessão Legislativa Especial, ao lado de autoridades amazonenses, também discípulos na UDV: Antônio Cavalcante de Albuquerque Jr., Defensor Púbico do Estado do Amazonas; Joicilene Jerônimo Portela, Desembargadora da Justiça do Trabalho e Armínio Adolfo de Pontes de Souza, Subsecretário Municipal da Receita.
O Mestre Ruy Fabiano, da Sede Geral (Brasília- DF), participou da homenagem em Manaus, em nome do Mestre Geral Representante José Carlos Garcia, e recebeu a placa comemorativa com as palavras que traduzem a gratidão do povo do Amazonas pela obra do Mestre Gabriel:
“A Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas presta homenagem ao CEBUDV, reconhecendo suas valiosas contribuições nos campos religiosos, social e ecológico, através dos seus diversos departamentos, tirando as pessoas dos vícios e fortalecendo a família, base primordial para a sociedade saudável, ao longo de seus 60 anos de criação”
Outro momento marcante da Sessão Legislativa foi a entrega de certificados de reconhecimento às pessoas que iniciaram a obra no Estado do Amazonas em 1967: Mestre Florêncio Siqueira de Carvalho, Mestre Roberto Evangelista, Mestre Geraldo Siqueira de Carvalho, Mestre José Florêncio de Carvalho, Mestre Vicente Marques da Silva que receberam a homenagem póstuma por meio de seus representantes. Também foram agraciadas com certificados as Conselheiras Ana Maria Farias Evangelista, Ozelia Gomes de Carvalho e Sueli Moraes de Carvalho.
Em sua fala na tribuna, o Mestre Ruy Fabiano fez um resumo da trajetória da União, da Amazônia para o mundo. Descreveu os princípios da doutrina cristã reencarnacionista trazidos pelo Mestre Gabriel e ressaltou o crescente reconhecimento dos benefícios do Chá Hoasca pelo meio científico, e o conjunto de trabalhos da UDV pela sociedade civil, reafirmado em homenagens oficiais no Brasil e no exterior. Salientando que “esse reconhecimento não é irrelevante: permite que um número maior de pessoas conheça e se beneficie dos frutos de sua doutrina e revelação; daí a importância que nós da União do Vegetal atribuímos a homenagens como esta, que nos presta a Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, que fortalece nosso empenho em consolidar institucionalmente esta religião de origem brasileira, mas de destinação universal”.
>> Clique aqui para assistir ao vídeo da homenagem da Assembleia Legislativa de Manaus
*Cristiano Gobbi é integrante do Corpo do Conselho do Núcleo Serenita (Lauro de Freitas-BA).
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Muito oportuna pra mim essa homenagem…
Édson Sousa
Que bom ver a nossa sagrada religião ser reconhecida até por pessoas que ainda não participam dela!
Momento muito especial onde ouvimos o reconhecimento por parte das autoridades presentes ao trabalho e importância da União do Vegetal no Amazonas.
Justas homenagens a única religião genuinamente brasileira, com raízes em nossa cultura, tradições e virtudes. Reconhecimento pelo trabalho espiritual do nosso mestre e de seus discípulos nesses anos de lutas e crescimento. Vamos fazer do mundo de Hoasca um novo mundo de luz, paz e amor.
Feliz por poder ler esses relatos de reconhecimento à UDV
Viva a União do Vegetal!
Viva o Mestre Gabriel!
E um viva aos nos primeiros irmão que aqui chegaram iniciaram esse belo trabalho em Manaus.
Saudações e reconhecimentos a todos citados pois de vos temos e vemos o fruto doce desse trabalho dedicado do amor.
Momento de agradecer a Deus, por todos os reconhecimento à UDV, gratidão por ter participado dessa homenagem tão especial. Viva a UDV!!!