O menino de Coração de Maria

Crianças contam a história da infância do Mestre Gabriel por meio da construção de uma maquete 

| 10 fevereiro, 2019

Augusto Pessoa*

Ideia de contar a história de Mestre Gabriel e fazer uma maquete partiu das próprias crianças | Imagem: Reprodução.

O rico universo que povoa a infância do menino José Gabriel da Costa ativou o imaginário das crianças do Núcleo Santa Fé do Cariri, na Floresta Nacional do Araripe, onde o Ceará se encontra com o Pernambuco. Por intermédio da construção de uma maquete, os pequenos realizaram uma lúdica imersão na Fazenda Pedra Nova do início do século passado, em Coração de Maria, na Bahia, onde, no dia 10 de fevereiro de 1922, nasceu o Mestre Gabriel.

A atividade – que faz parte dos trabalhos da Orientação Espiritual com Crianças e Jovens do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal – teve como foco o resgate e a valorização do ambiente cultural em que o menino Gabriel nasceu. As festas populares, o trabalho na roça e com os animais, as brincadeiras no terreiro sob a sombra do cajueiro, a lida, a sina e os sonhos de um nordestino predestinado ao Norte. Tudo isso constituiu o cenário transportado para a maquete e que convida para uma reflexão sobre as origens, a simplicidade e o respeito.

Em parceria com a Monitoria do Departamento de Memória e Comunicação do Núcleo, a atividade foi registrada em vídeo e revela a leveza e a beleza de um Brasil profundo, positivamente carregado de fé e alegria. Percebe-se, nas falas e nos sorrisos, a ligacão que se estabelece com essa “infância ideal”, repleta de afeto, respeito e profunda conexão com a natureza. Tudo ali é real e simbólico ao mesmo tempo. A casa, o cajueiro, a igreja, o sino e a memória.

Assista ao vídeo:


Arte | Capa do Youtube: Isabel Gomide (N. Santa Fé do Cariri, Crato, CE);
Arte | Capa do Blog: Gustavo Santana (N. Pau D`Arco – Caruaru, PE).


*Augusto Pessoa é integrante do Quadro de Mestres do Núcleo São José (São José do Bonfim-PB).