O diploma do seu Condé

Edson Lodi*

Na foto, seu Condé autografa o livro O Milagre das Plantas. Ao seu lado, sua companheira, Conselheira Terezinha Condé, e a amiga da família, Conselheira Vitória, do Núcleo Luz Dourada (Juiz de Fora – MG) | Foto: Welington Souza.

Chega às minhas mãos o livro O Milagre das Plantas, cuja capa já deixa transparecer um rico conteúdo. Nesta se vê a imagem de um senhor de cabelos brancos – a sabedoria reflete a cor do luar –, olhos de menino inquieto e mãos campesinas, acostumadas ao arado e ao abençoar.

Sebastião Condé, que completou 94 anos no dia 14 de abril deste ano, é esteio de uma numerosa família, casa que construiu juntamente com Terezinha Amato Condé, sua esposa – alicerce e terra boa onde plantou flores. Nessa casa abrigam-se seis filhos, 20 netos e 27 bisnetos. Excelente lavra que ainda está sendo regada e que, certamente, haverá de gerar novos frutos. Seu Condé, como é carinhosamente conhecido na União do Vegetal, tem semeado a Flor do Bem Querer no solo fértil da amizade e da esperança. Hoje, ele integra o Corpo do Conselho do Núcleo Recanto das Flores, em Ubá-MG (12a Região).

Desde menino teve um sonho: o de ser médico. Sem condições para atendê-lo, seu pai lhe deu uma enxada e a têmpera de um lavrador persistente que nos eitos da vida lavrou-se a si mesmo, amanhou suas esperanças e se fez homem de bem e doutor na ciência da cura. E, como bom curador, incorporou ao seu ofício as rezas e bênçãos que aprendeu de seus antepassados.

Ouso dizer, sem nenhum receio, que este livro, O Milagre das Plantas, é o seu diploma de médico.

Entretanto, o que o torna único entre tantos livros semelhantes e que são igualmente úteis?

A prática incessante, amorosa e sincera do autor é a melhor resposta. Tornou-se uma rotina no Sítio Recanto das flores – onde mora e planta seus sonhos, colhendo deles o doce fruto de seu trabalho –, ser procurado por muitas pessoas em busca de mais saúde. O contato com seu Condé é, por si mesmo, uma pausa na ansiedade e nas aflições. Conversa mansa, sem pressa, de bom mineiro – de quem está verdadeiramente interessado em buscar a cura ou algum lenitivo para os necessitados.

Desde os depoimentos sinceros de seus filhos e filhas, emoldurados por finíssima áurea de gratidão, o livro estende-se às mais variadas práticas e receitas medicinais. E traz em seu interior – qual raízes profundas pelas quais desabrocham a saúde – o conhecimento que seu Condé, como é carinhosamente conhecido, adquiriu de seus pais e avós.

Crajiru, babosa e guaco. Jambu, dente de leão, sálvia, tuia, joão-brandinho e tantas outras espécies vegetais brotam do receituário, como notas de uma ciranda de variadas cores e movimentos. De forma tal, que parecem cavar, plantar, nas fendas das doenças e outras malquerenças, as sementes rejuvenescedoras da saúde, que vem pelos fluidos e essências de nossas mais antigas, humildes companheiras – as plantas medicinais.

Porém, é preciso conhecê-las, conviver com elas, estabelecer vínculos de amor e confiança. Seu Condé, devagar e pacientemente, foi se aproximando das ervas da medicina, aprendendo a fazer as mezinhas, a conhecer pela experimentação e pelo respeito a elas, um pouco mais além do que já era conhecido.

Este tesouro, qual semente encanteirada por tantos anos e que se rompeu vigorosa e fértil – Como bem esclarece sua filha Mônica: “No tempo em que as avós eram encantadas e recendiam a alfazema…”. -, nos é agora doado neste didático, singelo e oportuno O Milagre das Plantas. Já está entre os meus livros de cabeceira.

Serviço:

O livro O Milagre das Plantas foi lançado, em sua 2ª ed., no dia 25 de Março passado, no Núcleo Recanto das Flores, 12a Região (Ubá – MG). Em 2016, o livro recebeu o Selo Bom de Ler.

“O Milagre das Plantas” está disponível no site da Nossa Loja.

*Edson Lodi é Mestre Assistente Geral do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal.

Publicado em 20 de Abril de 2017. 

13 respostas
  1. Rozangela Souza
    Rozangela Souza says:

    Seu Condé um mestre. Sempre ensinando e atendendo os irmãos com carinho e atenção. Um exemplo. Ele e dona Tereza são pessoas maravilhosas. Os tenho guardados no meu coração. Grande abraço cheio de saudades.

  2. Evanize de Barros Lima
    Evanize de Barros Lima says:

    Parabéns e minha admiração pelo seu Condé, estudar as plantas e a natureza para trazer a cura nossa e do próximo é um profundo ato de amor! A prova que estar junto da natureza traz benefícios está representada nos 95 anos desse moço. Gratidão por esse reconhecimento aos médicos da natureza!

  3. Ximena Vázquez
    Ximena Vázquez says:

    Conheço seu Condé…. pessoa fina e sensível! Não haveriam mais belas palavras para expressar quem ele é! Linda homenagem da família com esse livro! Diploma de médico!! Gostei!!

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário