UDV tem dois novos Núcleos na Europa
Equipe do Blog*
| 6 janeiro 2018
Neste dia 6 de janeiro de 2018, o Centro Espírita Beneficente União do Vegetal tem mais dois Núcleos, em função da elevação da Distribuição Autorizada de Vegetal (DAV) de Lisboa para Núcleo Luz Boa; e elevação da DAV de Genebra (Suíça) para Núcleo Sagrado Poder. Estes dois pontos de luz se somam ao Núcleo Inmaculada Concepcion (Madri- Espanha) e fazem a UDV ter, a partir de agora, três Núcleos na Europa. Ao todo, a União do Vegetal tem hoje uma Sede Geral, 181 Núcleos e 23 DAVs no Brasil e em outros países.
UDV chegou a Portugal em 2003
A primeira sessão da União do Vegetal em Portugal foi realizada em setembro de 2003, em Sintra (cidade próxima a capital Lisboa), dirigida pelo irmão Jouberth Gandhy Maranhão Piorski Aires, que até pouco antes era integrante do Quadro de Mestres da Ordem do Templo Universal de Salomão (OTUS), entidade que se integrou com a UDV em 2003. Dessa sessão participaram sua esposa, Geórgia Mastroianni, e Liliana Moreira.
A primeira sessão de Adventícios em Portugal foi em 18 de outubro de 2004, dirigida pelo MGR naquele momento, Mestre José Luiz de Oliveira. A Distribuição Autorizada de Vegetal em Lisboa, foi autorizada no dia 8 de maio de 2007, numa sessão dirigida pelo Mestre José Luiz de Oliveira, naquele momento, responsável pelo Vegetal no exterior, tendo como responsável pela DAV o Mestre Jouberth Gandhy. A sede da DAV estava instalada no Bairro da Alfama, Lisboa.
Em agosto de 2009, o Mestre Luis Sendido Penalva passou a ser responsável pela DAV de Lisboa que, em maio de 2017, se transferiu para a cidade de Sintra. Mestre Luis Sendino é o Mestre Representante do Núcleo Luz Boa que tem hoje 51 sócios.
UDV chegou a Suiça em 2005
A presença da União do Vegetal em Genebra se iniciou em 2005, quando um grupo de pessoas vindas do Brasil recebeu autorização para realizar sessões na cidade. Durante anos, algumas dessas sessões foram dirigidas por mestres brasileiros, entre os quais dois Mestres Gerais Representantes, José Luiz de Oliveira e Mestre Francisco Herculano. Também dirigiram sessões os Mestres Luiz Felipe Belmonte dos Santos e Edson Lodi Campos Soares.
Em 2011, Mestre José Ricardo Crepaldi, Conselheira Aimara e família chegaram a Genebra. A Sessão de Vegetal que inaugurou a DAV ocorreu em 9 de abril de 2011 e foi dirigida pelo Mestre Luiz Felipe Belmonte dos Santos. Sócios lotados em Genebra auxiliaram o início dos trabalhos da União do Vegetal na Itália (com transferência de quatro sócios) e Holanda (com a transferência de três sócios). A DAV da Suíça também auxiliou com o abastecimento de Vegetal e visitas para a realização de sessões nesses locais. Atualmente, o Núcleo Sagrado Poder tem 33 sócios e seu Mestre Representante é José Ricardo Crepaldi.
–
*Texto elaborado a partir de informações fornecidas pelo Mestre Representante do Núcleo Sagrado Poder (Genebra-Suíça), Ricardo Crepaldi; e pela Conselheira Liliana Moreira (Núcleo Luz Boa, Sintra-Portugal).