A presença da União do Vegetal em Peru

| 5 Agosto, 2025

Irmandade da DAV de Cusco | DMC/DAV de Cusco.

No dia 22 de julho celebramos os 64 anos da União do Vegetal. Criada por José Gabriel da Costa na seio da Floresta Amazônia, a União do Vegetal vem se expandido para outros países e se consolidado como uma religião universal. Hoje a UDV está presente em todos os estados brasileiros e em mais 10 países, formando uma irmandade de aproximadamente 25 mil associados. 

Em Cusco, localizada no alto das cordilheiras dos andes peruanos, há uma Distribuição Autorizada de Vegetal da UDV. A cidade, que já foi capital do Império Inca, é conhecida pelos vestígios arqueológicos de uma civilização muito avançada para o seu tempo e tem ligação com a história da União do Vegetal. Atualmente a DAV de Cusco reune uma irmandade dedicada e em crescimento.

Para conheceremos um pouco mais dessa história compartilhamos abaixo um texto de autoria do Mestre Rauilson Rodrigues Lopes Junior*, monitor local do Departamento de Memória e Comunicação:

A história da União do Vegetal possui uma conexão profunda com o Peru, onde o uso ritualístico da Ayahuasca é uma prática tradicional dos povos nativos.

Temos notícias de que, desde a década de 1970, Mestre Zé Mauro Silveira e tantos outros irmãos da UDV visitavam Machu Picchu e comungavam o Vegetal. Em 1987, Mestre Monteiro, então Mestre Geral Representante, fez uma expedição a Machu Picchu e contou a História da Hoasca no santuário da antiga capital do Império Inca.

Fruto do interesse de Mestres e discípulos da UDV em conhecer Machu Picchu e em razão da ligação do Peru com a história de Mestre Gabriel, o M. Zé Mauro, juntamente com a Conselheira Paola Silveira e com os filhos, vai morar durante um ano em Cusco no final da década de 1990. Ele passa a distribuir o Vegetal dentro do contexto religioso e responsável adotado em todos os países onde a UDV está presente.

A partir de 2010, esse trabalho intensifica-se a partir da mudança da Conselheira Glória Taniguchi para Cusco, após o casamento dela com José Ordoñez, peruano que chegou na UDV durante o período em que M. Zé Mauro havia morado no país. A Conselheira Glória atende aos irmãos peruanos e aos brasileiros que visitam a cidade, dando passos importantes para a implantação de um Núcleo em Peru.

Fundação da DAV Cusco

É na Representação Geral do Mestre Clovis Cavalieri que é dada a autorização para que se criasse uma Distribuição Autorizada de Vegetal (DAV) em Peru. A decisão tão aguardada pela irmandade de Cusco é anunciada pelo Mestre Clovis, quando esteve no Núcleo Mestre Francisco, localizado em Cruzeiro do Sul, estado do Acre, em 20 de setembro de 2016. Naquela ocasião ficou autorizado o irmão Rodolfo Lima (sócio do Corpo Instrutivo) a distribuir o Vegetal na cidade de Lima, capital de Peru, para atender duas famílias de irmãos da UDV que viviam em Lima.

Em 2017, a Sede Geral, por meio do Comitê Internacional do Centro, determina que a constituição jurídica da UDV seja em Lima. No dia 4 de agosto de 2018, a UDV consegue oficialmente o registro em Peru, como Associação Beneficente União do Vegetal e Lima se torna a sede da UDV em Peru.

Em 5 de setembro de 2015, a DAV de Cusco é fundada em Sessão dirigida pelo M. Paulo Afonso, na casa da irmã Mônica Auccapuri. Na sequência dos trabalhos em Peru, em 8 de outubro de 2016, o M. José Roberto é designado como M. Responsável pela DAV e fica no cargo até 6 de janeiro de 2024.

As Sessões aconteciam na sala do apartamento da irmã Mônica e com o crescimento da irmandade, veio a necessidade de se encontrar um outro espaço para a realização das Sessões.  Assim, Conselheiro Augusto e irmã Liset cedem a própria casa, na cidade de Oropesa, um salão para as Sessões de Vegetal.

Mestre Jair visita DAV de Cusco, dezembro de 2023 | DMC/DAV de Cusco.

Presença do M. Jair Gabriel na DAV Cusco

Em dezembro de 2023, o Mestre Jair Gabriel, recém-eleito Mestre Geral Representante, vem ao Peru, dirige uma Sessão na Distribuição Autorizada de Vegetal de Cusco (Oropesa) e realiza uma reunião em Lima com a Diretoria local. A reunião organiza os passos seguintes em Peru para o triênio 2024-2027. Na ocasião, é decidida a migração da DAV Cusco da 7ª Região para a 17ª Região e é indicado o Mestre Gastão Menezes para Mestre Responsável pela DAV e o Mestre Sebastião Cameli para auxiliá-lo nos trabalhos. Entre os assuntos tratados, M. Jair Gabriel fala ao M. Anassaildes, futuro Mestre Central da 17ª Região, da importância de construir um Templo em Peru e pede a ele especial atenção a essa demanda.

A construção de um Templo da UDV em Peru

Em março de 2024 é efetivada a compra de um terreno na cidade de Chinchero, localizada no Vale Sagrado da região de Cusco. O terreno fica em um local de grande beleza natural e com vista para as Cordilheiras dos Andes – um ambiente propício à realização das nossas Sessões religiosas e a comunhão sagrada com o Chá Hoasca. Os recursos financeiros para a compra vieram das promoções realizadas e de doações de irmãos.

A solenidade de início das obras, em 13 de dezembro de 2024, foi celebrada com grande emoção e significado. O evento contou com momentos marcantes, como o início da construção de um muro para cercar o terreno adquirido, leitura de uma poesia, apresentação de um coral, exibição de uma dança típica peruana e discursos inspiradores de importantes membros da UDV. Além disso, estavam presentes autoridades e sócios da 7ª e da 17ª Região.

Um Novo Ciclo para a UDV em Peru

A construção do Templo, em Chinchero, representará mais do que a expansão territorial do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal. Este projeto simboliza a consolidação de uma irmandade comprometida com a paz, a fraternidade e o crescimento espiritual. A nova sede será um espaço de união e de aprendizado, permitindo que mais pessoas tenham acesso aos ensinamentos e à tradição da União do Vegetal.

Com grande esperança e dedicação, a irmandade aguarda a edificação deste projeto, que certamente será um marco na história da União do Vegetal em Peru. Que este Templo seja um farol de luz e harmonia para todos os que buscam o caminho do bem!

*Rauilson Rodrigues Lopes Junior é integrante do Quadro de Mestre da Distribuição de Vegetal de Cusco e Monitor Local do Departamento de Memória e Comunicação (DMC).

 

Fontes: acervo do DMC, dados registrados no REUNI e consulta aos primeiros irmãos da DAV Cusco.