Os 20 anos do Núcleo Princesa Encantada, um lugar acolhedor

| 7 Dezembro, 2023

Giuliano Villa Nova*

No Centro Espírita Beneficente União do Vegetal, quando se menciona um Núcleo ou Distribuição Autorizada de Vegetal, usualmente utiliza-se a expressão “ponto de luz”. De fato, quem vivencia o dia a dia de uma dessas irmandades percebe que essa expressão tem um grande fundamento. Dessa mesma maneira, pode ser percebida a história de 20 anos, completados neste dia 7 de dezembro de 2023, do Núcleo Princesa Encantada (Campinas-SP). Um lugar encantador, como o próprio nome diz, revestido de uma luminosidade especial – a exemplo de todos os Núcleos e DAVs da UDV.

O Núcleo Princesa Encantada tem origem no Núcleo Lupunamanta (Campinas-SP), que por sua vez é o primeiro desmembramento do Núcleo Samaúma (Araçariguama-SP), ocorrido em 1980. Desde aquele momento, a irmandade do Lupunamanta veio se desenvolvendo, a ponto de acontecerem os primeiros desmembramentos: Núcleos Alto das Cordilheiras (também em Campinas), Rainha das Águas (Pocinhos do Rio Verde-MG)  e Rei Davi (Mogi das Cruzes).

>Clique aqui e acesse a Galeria de Imagens do Núcleo Princesa Encantada

Depois desses momentos de expansão até o início dos anos 2000, o Núcleo Lupunamanta teve um destacado desenvolvimento, com a chegada de novos sócios e famílias para compor a irmandade. Como consequência natural, a Direção também se expandiu, com mais pessoas recebendo responsabilidades, e assim contribuindo para a Obra do Mestre.

Em 2003, com um novo triênio administrativo no Centro, iniciou-se o trabalho, primeiramente com a Direção, para a realização de um objetivo que já vinha sendo percebido há tempos: a necessidade de criar um terceiro Núcleo em Campinas.

Nos primeiros meses daquele ano, houve tratativas na Direção do Núcleo para que a irmandade se organizasse para o desmembramento, até então sem data programada. Em uma reunião dos Mestres e Conselheiros do Núcleo, foi decidido por unanimidade a indicação do Mestre Adalberto Villa Nova para Mestre Representante do futuro Pré-Núcleo – nomenclatura utilizada na época. No mesmo período, o Mestre Gabriel Travaini se disponibilizou, com sua família, para acompanhar a nova irmandade,  e posteriormente o Mestre João Ballesteros Neto foi convidado, sendo estes os primeiros Mestres do Núcleo Princesa Encantada.

Com eles, seguiram 5 Conselheiros, 16 irmãos do Corpo Instrutivo e 22 do Quadro de Sócios, totalizando 46 pessoas.

O nome

Por volta do mês de abril de 2003, durante uma Sessão, o Mestre Adalberto Villa Nova recebeu um sinal que lhe chamou a atenção, de qual poderia ser o nome do novo Núcleo. Mas o guardou em segredo até que os nomes fossem encaminhados para aprovação, sendo “Princesa Encantada” o aprovado pelo Quadro de Mestres da Sede Geral.

A inauguração aconteceu no dia 7 de dezembro de 2003, um domingo, em Sessão dirigida pelo então Mestre Geral Representante, Mestre José Luiz de Oliveira, realizada na casa de Preparo do Núcleo Lupunamanta. A intensa chuva daquela tarde regou o belo jardim, prenunciando o crescimento que viria a acontecer.

Mestre Adalberto Villa Nova recebeu a camisa de Mestre Representante das mãos do Mestre José Luiz, com a recomendação de “procurar ser um amigo de todos”. E este sentimento de amizade vem sendo constante ao longo dos 20 anos deste lugar elevado à condição de Núcleo em 7 de dezembro de 2007.

Estiveram na Representação do Núcleo, ao longo dos 20 anos, os Mestres Adalberto Villa Nova (2003 a 6.01.2009), Gabriel Travaini (6.01.2009 a 6.01.2015), João da Silva Queiroz (2015), Henrique Salles Gentil (2016 a 6.01.2018) e Sergio Cordeiro (desde 2018), todos prestando sua parcela de contribuição para a irmandade, trazendo os ensinamentos do Mestre e essa Luz acolhedora a todos que a buscam.

Atualmente, o Núcleo Princesa Encantada conta com 122 sócios, e a expansão continua, com a previsão de novas construções – materiais e espirituais.

“Estas duas décadas, desde a fundação do Núcleo Princesa Encantada, consolidaram no Núcleo algumas características fundamentais da Obra do nosso amado Mestre Gabriel, dentre as quais eu destaco: a simplicidade, o trabalho alegre em união, a amizade, a referência constante aos primeiros irmãos e o compromisso com a transmissão fiel dos ensinos do Mestre. Peço a Deus que sejamos merecedores de continuar recebendo estas Graças em nosso caminho”, disse o Mestre Sérgio Cordeiro, atual Mestre Representante.

Giuliano*Giuliano Villa Nova, sócio-fundador do Núcleo Princesa Encantada, é integrante do Quadro de Mestres do Núcleo Tucunacá (Caucaia-CE) e Diretor Adjunto do Departamento de Memória e Comunicação da Diretoria Geral (DMC-DG).