Os 15 anos do Núcleo Luz do Norte
Carlyle Zamith e Magnoluz Sancelmo (*)
| 1º abril, 2019
O Núcleo Luz do Norte (Manaus-AM) está completando hoje 15 anos de fundação, mas sua história remonta a 1991, quando seu nome era Estrela da Liberdade, na época, um núcleo integrado à sociedade Ordem do Templo Universal de Salomão (OTUS). Seus primeiros irmãos, ainda sem sede própria, se reuniam nas residências de Roberval Lima e João Paiva, onde realizavam Sessões e Preparos de Vegetal.
Por volta do ano de 1993, a irmandade já contava com mais de 60 pessoas e adquiriu um terreno, onde atualmente está edificado nosso Núcleo, no bairro Parque 10 de Novembro, na cidade de Manaus. Durante todos esses anos, a Representação foi exercida por João Carlos Paiva da Silva e a Presidência, sucessivamente, por Roberval Monteiro Bezerra de Lima, Marcelo Figlioulo Uchôa, Francisco Bezerra de Abreu e Edivaldo Souza Santos.
>> Clique aqui e acesse a Galeria de Imagens do Núcleo Luz do Norte
A partir de setembro de 2003, começou o movimento de integração da OTUS à União do Vegetal, em várias cidades do Brasil. Em 1º de novembro de 2003, a irmandade participou da primeira Sessão associada à UDV, que teve na direção o Mestre Central da 2ª Região, Francisco Soares de Jesus. No dia 1º de abril de 2004, veio a ser inaugurado o Pré-Nucleo Luz do Norte.
Sessão de inauguração
Em 1º de abril de 2004, ao meio-dia, foram hasteadas as bandeiras e cantado o Hino à Bandeira da União do Vegetal. Após o cerimonial, foi servido um almoço festivo, com a presença de diversos irmãos e autoridades de todos os Núcleos da 2ª Região. Às 20h, aconteceu a Sessão de inauguração, dirigida pelo Mestre Francisco Soares de Jesus, então Mestre Central da 2ª Região, que, às 22h, entregou a camisa da Representação do Pré-Núcleo Luz do Norte ao Mestre Irraguel Nunes de Souza.
Estiveram presentes nessa Sessão solene, autoridades do Centro, como o Mestre Roberto Evangelista, então Mestre Assistente Geral, e o Mestre Edson Lodi, membro do Conselho de Administração Geral da UDV. O Mestre Geral Representante à época, José Luiz de Oliveira, não participou da Sessão, mas mandou oferecer a música Vento de Maio, da cantora Marinês. O nome do Núcleo foi dado pela Conselheira Francinete.
Primeira Diretoria
A primeira Diretoria teve a seguinte composição: Emerson Nogueira de Souza (Presidente); João Carlos Paiva da Silva (Vice-presidente); Francinete de Menezes da Silva (1ª Secretária); Maria Socorro da Silva Nunes (2ª Secretária); Deuzinéia da Silva Souza (1ª Tesoureira); Robspierre Pires Pacheco Lobo Jr. (2º Tesoureiro); e Evanize Jesus de Souza (Orador Oficial).
Mestres Representantes
Irraguel Nunes de Souza (1/4/2004 – 2005)
Emerson Nogueira de Souza (2005 – 2006)
Edivaldo Souza Santos (2007 – 2008)
Edivaldo Souza Santos (2009 – 2011)
Edson Paulo da Silva (2012 – 2014)
Mário José Kokay Barroncas (2015 – 2017) e
João Carlos Paiva da Silva (2018 – 2020)
A luz que nos norteia
O Núcleo Luz do Norte vem realizando um trabalho com amor pela obra da União do Vegetal, criada pelo nosso guia espiritual, Mestre Gabriel, que, nesse dia, em 1º de abril de 1959, bebeu o Vegetal pela primeira vez neste destacamento e encontrou-se com sua sublime missão. Uma casa simples, que vem navegar nossos corações nessa Luz que nos norteia, iluminando o Norte para todos que dela fazem parte e também para aqueles que um dia a ela pertencerão, para trabalhar pela paz e união de todos.
Família Luz do Norte faz o nosso coração navegar. Todo o bem, hoje e sempre!
*Carlyle Zamith é integrante do Corpo Instrutivo e monitor do Departamento de Memória e Comunicação; Magnoluz Sancelmo é integrante do Corpo Conselho. Ambos pertencem ao Núcleo Luz do Norte (Manaus-AM).
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Click here to add your own text
Hoje é aniversário de 15 anos do Centro Espírita Luz Do Norte, lugar onde eu me assentei a uma década. É uma casa simples que faz navegar nossos corações na Luz que nos norteia, a balançar as canaranas no rio, onde a Paz se agiganta nos olhos de uma criança na cor da esperança que é Luz do meu caminho, a direção. Todo o Bem, hoje e sempre.
Paz
Uma história tecida com amor e dedicação. Salve a nossa União.