Núcleo Mestre Rubens celebra 51 anos de trabalho e união em Jaru-RO
| 29 Outubro, 2025
Heloiza Helena Estringer Pereira*

Neste 29 de outubro de 2025, o Núcleo Mestre Rubens celebra 51 anos de história, consolidando-se como um dos mais antigos e importantes Núcleos da União do Vegetal. Fundado em 1974 pelo Mestre Francisco Adamir de Lima — o M. Adamir, um dos Mestres da Origem formados pelo fundador da UDV, o Mestre Gabriel —, o Núcleo representa um marco de fé, trabalho fraterno e espiritualidade na missão iniciada e firmada por José Gabriel da Costa na sua “Convicção do Mestre” (artigo publicado no jornal Alto Madeira, em edição de 6/10/1967).
A origem do Núcleo fixa raízes no chamado espiritual que trouxe o Mestre Adamir, vindo de Porto Velho com sua família, a se estabelecer no município de Jaru, então uma pequena vila no coração da floresta rondoniense, a cerca de 300 km de distância da capital do estado.
Com autorização do Mestre Geral Representante, Mestre João Ferreira de Souza, o Mestre Janico, M. Adamir realizou, em 29 de outubro de 1974, o primeiro Preparo de Vegetal no local, utilizando cinco feixes de Mariri, em uma pequena casa, coberta de palha de coqueiro. O ato simbólico marcou o nascimento do terceiro Núcleo da União do Vegetal no Brasil.
Os primeiros anos
Nos primeiros anos, as Sessões de Vegetal eram realizadas na residência do próprio M. Adamir, nos fundos da loja “Bom Dia Construções”, no centro da cidade. Mais tarde, com o crescimento da irmandade, foi erguido um pequeno cômodo anexo à casa, onde os primeiros discípulos — entre eles os Mestres Sidon (Francisco dos Anjos Feitosa), também Mestre da Origem da União do Vegetal, e Manoel Pires — passaram a se reunir para dar continuidade aos trabalhos espirituais.
O progresso decisivo viria em 1980, quando M. Adamir e os discípulos adquiriram o terreno onde o Núcleo se encontra até hoje. Sem acesso fácil e com poucos recursos, os primeiros irmãos transportaram o material de construção manualmente, levantando um Templo de madeira que simbolizou a fé e a união da pequena irmandade.
Em 24 de setembro de 1980, a Distribuição de Jaru é elevada à categoria de Núcleo. O local também era conhecido informalmente como “Núcleo do Jaru”. Posteriormente, quando da oficialização em 1980, foi colocado o nome de Núcleo Mestre Rubens, que havia feito a passagem no ano de 1978, ficando registrado em ata, como data de fundação, 29 de outubro de 1974, dia em que foi realizado o primeiro Preparo de Vegetal, e tendo como Mestre Representante Francisco Adamir de Lima, e Presidente o Mestre Francisco dos Anjos Feitosa (Mestre Sidon).
1º Encontro dos Mestres da Origem
Atendendo um pedido do Mestre Márcio da Rós, para que os mestres formados pelo Mestre Gabriel se encontrassem e registrassem as histórias e os ensinos trazidos pelo Mestre Gabriel, o Mestre Adamir prontamente indicou que esse encontro fosse realizado em Jaru-RO. O que foi aceito e se tornou um marco para a irmandade local e para toda a UDV.
Nesse encontro, foi efetivamente criado o Conselho da Recordação dos Ensinos do Mestre Gabriel, oportunidade em que ficou registrado como o Primeiro Encontro do Conselho da Recordação dos Ensinos do Mestre Gabriel, com a presença dos primeiros Mestres formados pelo Mestre Gabriel e da Mestre Pequenina, companheira do Mestre Gabriel.

Dois Mestres da Origem na Representação do Núcleo
Após 14 anos na responsabilidade do Vegetal em Jaru, Mestre Adamir entregou a Representação do Núcleo Mestre Rubens, em 6 de janeiro de 1988, ao Mestre Sidon, que juntamente com sua esposa, Conselheira Losa, filhos e discípulos, deram continuidade aos trabalhos, iniciando a construção do Templo em alvenaria.
Mestre Sidon esteve na Representação durante cinco anos — 1988 até 1993 —, sendo sucedido pelo Mestre Manoel Pires. Desde então, outros Mestres ocuparam cargos na Representação, depois do Mestre Manoel Pires, que foram: Francisco Mota Leite, Francisco Calixto de Souza, Adenir Luiz Bazzi, Augusto Leite de Souza, Francisco Campos Vaz, Giovanni Batista Ribeiro, Ermínio Gurkevickz, José Lauro da Silva Filho e, atualmente, Mestre Salvador Pereira Junior (triênio 2024–2027).
Tempos atuais
No decorrer desse tempo, o Núcleo Mestre Rubens passou por importantes transformações estruturais e organizacionais. O Templo foi reformado, pintado e forrado; construíram-se novas instalações, como a Casa de Preparo e uma sala de vídeo para os filhos dos sócios; além de melhorias em toda a rede elétrica, no telhado e em aberturas laterais. Todas essas obras foram realizadas por meio do esforço voluntário da irmandade e apoio da Diretoria Geral e Representação Geral do Centro, reafirmando o valor do trabalho coletivo como expressão de fé e fraternidade.
Hoje, o Núcleo reúne 57 sócios ativos — sendo 7 Mestres, 11 Conselheiros, 25 integrantes do Corpo Instrutivo e 14 discípulos do Quadro de Sócios.
A celebração dos 51 anos, portanto, é mais que uma comemoração: é o reconhecimento da trajetória de homens e mulheres que, movidos pela Força e Luz do Vegetal, auxiliaram a construir mais um ponto de luz na Terra. O Núcleo Mestre Rubens continua sua trajetória, erguendo e sustentando a bandeira da paz e da fraternidade humana, irradiando Luz, Paz e Amor a todos que, de boa vontade, querem acompanhar o Mestre em sua missão!
–
*Heloiza Helena Estringer Pereira integra o Corpo do Conselho do Núcleo Mestre Rubens (Jaru-RO).
Português
