Núcleo Mestre Janico inteira 36 anos

Glauco Antonio Alves*
Luiz Guilherme Fernandes Sarnaglia**

| 28 Novembro, 2024

O Núcleo Mestre Janico (Ouro Preto do Oeste – RO) teve o nascedouro semelhante ao da União do Vegetal: no caminho da floresta para a cidade.

O ano era 1975, nas ricas e longínquas terras de seringais que pertenciam à Vila de Rondônia (atual Ji-Paraná), no Território Federal de Rondônia, quando o Vegetal começava a ser distribuído por Carlos Mafra da Costa, João Bosco, Rui Santos Rodrigues e José Carneiro. Aquela distribuição ficava onde hoje é a Linha 202, no Vale do Paraíso, cidade localizada a 36 km de Ouro Preto do Oeste, onde hoje fica a sede do Núcleo.

> Clique aqui e acesse a Galeria de Imagens do Núcleo Mestre Janico

No quarto sábado de outubro de 1976, Mestre Braga, Mestre Sidon, Mestre Adamir e o irmão Juca, designados pelo então Mestre Geral Representante, Mestre João Ferreira de Souza, presencialmente oficializaram a Distribuição de Vegetal da Linha 202. A distância de quase 400 quilômetros da capital ao seringal, atravessada por estradas agrestes, mostra o respeito com que os primeiros irmãos lidavam com o Sagrado.

No dia 10 de setembro do ano de 1988, na cidade de Ouro Preto do Oeste, é inaugurado o Pré-Núcleo Mestre Joanico, nome indicado pelo Mestre José Luiz de Oliveira, em homenagem a este pioneiro da União do Vegetal que havia desencarnado alguns dias antes da inauguração do Núcleo, no dia 11 de agosto, aos 69 anos.

Sob a responsabilidade do Mestre Carlos Mafra, o frutificado Pré-núcleo viria a atender tanto os irmãos que comungavam o Vegetal na Linha 202, quanto outros que estavam na cidade. O Núcleo Estrela Guia (Ji-Paraná – RO) teve participação fundamental na origem e criação do Núcleo Mestre Janico. Mestre Francisco Herculano de Oliveira, no cargo de Mestre Central, Mestre Cícero, Mestre Sidon, Mestre Ariveltom, Nilton e Mestre Djalma estavam presentes na fundação.

Constituída a sociedade, a missão de trabalhar pela evolução espiritual continua a passos firmes até que, em 15 de novembro de 2005, alcançou a elevação a Núcleo, passando a festejar o aniversário nessa data. No ano de 2016, é modificado o nome de Núcleo Mestre Joanico para Núcleo Mestre Janico.

O Núcleo Mestre Janico, pertencente à 6ª Região, é sede do Banco de Matrizes do Centro, atualmente tem 91 sócios e conta com a alegre presença de 24 crianças e jovens na rotina da irmandade.


*Glauco Antonio Alves é Mestre Representante do Núcleo Mestre Janico;


**Luiz Guilherme Fernandes Sarnaglia é integrante do Corpo Instrutivo e monitor do Departamento de Memória e Comunicação do Núcleo Mestre Janico.