Núcleo Gaspar, 27 anos de história
Álvaro Monteiro*
| 16 setembro, 2016
Em 1983, o então Mestre Geral Representante da União do Vegetal, Raimundo Monteiro de Souza, autorizou uma Distribuição de Vegetal em Brasília-DF para alguns irmãos que frequentavam a Sede Geral e moravam na cidade satélite de Taguatinga-DF, distante mais de 60km da SG. As sessões iniciaram na casa do Seu Pedro (pai de Edson Lodi, atualmente Mestre Assistente Geral). O responsável pela distribuição era o então Conselheiro Yuugi Makiuchi (hoje integrante do Quadro de Mestres do Núcleo Gaspar-DF). A Distribuição ficou ativa até o ano de 1985, quando eram realizadas apenas uma sessão de escala por mês.
Clique aqui e acesse a Galeria de Imagens do Núcleo Gaspar.
No ano de 1989, o então Mestre Geral Representante, Raimundo Carneiro Braga, percebendo a necessidade dos irmãos que moravam em cidades satélites do Distrito Federal e frequentavam a Sede Geral, retoma a ideia de ter um local mais próximo para esses irmãos beberem o Vegetal. A Sede Geral era então o único local no qual o Centro Espírita Beneficente União do Vegetal estava presente no Distrito Federal.
Primeiros irmãos
Mestre Braga indicou o mestre Márcio Da Rós (hoje Mestre Representante do Núcleo Conselheiro Salomão Gabriel – João Pessoa (PB)) para ser o responsável por essa distribuição. Mestre Márcio pede para os conselheiros Antenor (In Memoriam) e Divino e o irmão Joaquim (esses, três irmãos de sangue) para procurarem um local para esse novo grupo beber Vegetal. Na sessão de escala seguinte (agosto de 1989), Mestre Braga comunica à irmandade da Sede Geral: “Será aberta uma Distribuição de Vegetal na região de Taguatinga e o responsável será o Márcio Da Rós, quem quiser ir com ele só levantar a mão”.
A partir desse chamado, algumas pessoas se mobilizaram e foram iniciadas as reuniões e sessões com o novo grupo.
“Terra rota de pedra e pó”
Os conselheiros Antenor e Divino apresentaram um terreno para a instalação da nova distribuição localizado no caminho para Cidade Satélite de Brazlândia-DF. Era um terreno que estava com o solo descoberto – uma “terra rota de pedra e pó” como diz a música Grãos de Sonho.
A inauguração do Pré-Núcleo já tinha data marcada pelo próprio Mestre Braga: dia 16 de setembro de 1989 – motivando o início dos trabalhos e a união da pequena irmandade. Em outubro de 1989 – menos de um mês após a criação do Pré-Núcleo Gaspar – foi inaugurado um barracão, sendo metade dele Templo e a outra metade o berçário. Dessa forma, a irmandade, com alegria e disposição em trabalhar pela obra do Mestre Gabriel, deu continuidade aos trabalhos de melhorias nas instalações e no preparo da terra para plantação de árvores, mariri e chacrona.
A presença de um Mestre da Origem
Até o dia 6 de janeiro de 1991 o então Pré–Núcleo foi conduzido pelo mestre Márcio Da Rós, pessoa que deu grande contribuição para a formação da irmandade do Pré-Núcleo Gaspar. Naquele dia, o Mestre Manoel Nogueira (In Memoriam), indicado pelo Mestre Braga, assume o cargo de Mestre Representante do Pré-Núcleo Gaspar.
Mestre Manoel Nogueira tinha uma forma rente de doutrinar, mas também amorosa com os irmãos. Dessa forma, cativou a irmandade do Gaspar e dos inúmeros visitantes que estiveram por lá naquela época. Foi durante este mandato que o Pré-Núcleo Gaspar foi elevado a Núcleo, na data de 16 de setembro de 1991.
Mestres Representantes
Ao longo desses 27 anos de história, mais 7 mestres ocuparam o lugar de Mestre Representante do Núcleo Gaspar:
De 1994 a 1997 – mestre James Allen (atual Mestre Central da 8a Região)
De 1997 a 2000 – mestre Márcio Gonçalves;
De 2000 a 2006 – mestre Márcio Da Rós recebe novamente a representação e fica por dois mandatos;
De 2006 a 2009 – mestre José Márcio;
De 2009 a 2012 – mestre José Onofre;
De 2012 a 2015 – mestre Wladimir Fogagnoli Ferraz (atual Presidente da Diretoria Geral do Centro);
De 2015 a 2018 – mestre Carlos Martins.
Novo Templo
Atualmente, o Núcleo Gaspar conta com mais de 180 sócios. No lugar daquele “Templo de taubinhas chulé”, conforme descrito pelo Mestre Pernambuco ao visitar o Núcleo pela primeira vez, está sendo construído um novo Templo, cujas obras se iniciaram no mês de maio deste ano e devem ser concluídas até o próximo mês de novembro.
É uma grande alegria para toda a irmandade este momento que estamos vivenciando, no qual percebemos a presença do Mestre Gabriel nos dando a condição para que tenhamos instalações que auxiliem a missão maior que é de construir um templo de amor em paz em cada coração, recebendo e praticando a sua Doutrina.
Viva esta Sagrada Obra que é a União do Vegetal, e que possamos ter muitos e muitos anos de convivência neste Núcleo, mais um ponto de luz onde recebemos orientação e conselhos para fazer da vida um jardim de flores.
–
*Integrante do Corpo Instrutivo e monitor do Departamento de Memória e Documentação (DMD) do Núcleo Gaspar-DF.