Núcleo Gaspar, 27 anos de história
Álvaro Monteiro*
| 16 setembro, 2016
Em 1983, o então Mestre Geral Representante da União do Vegetal, Raimundo Monteiro de Souza, autorizou uma Distribuição de Vegetal em Brasília-DF para alguns irmãos que frequentavam a Sede Geral e moravam na cidade satélite de Taguatinga-DF, distante mais de 60km da SG. As sessões iniciaram na casa do Seu Pedro (pai de Edson Lodi, atualmente Mestre Assistente Geral). O responsável pela distribuição era o então Conselheiro Yuugi Makiuchi (hoje integrante do Quadro de Mestres do Núcleo Gaspar-DF). A Distribuição ficou ativa até o ano de 1985, quando eram realizadas apenas uma sessão de escala por mês.
Clique aqui e acesse a Galeria de Imagens do Núcleo Gaspar.
No ano de 1989, o então Mestre Geral Representante, Raimundo Carneiro Braga, percebendo a necessidade dos irmãos que moravam em cidades satélites do Distrito Federal e frequentavam a Sede Geral, retoma a ideia de ter um local mais próximo para esses irmãos beberem o Vegetal. A Sede Geral era então o único local no qual o Centro Espírita Beneficente União do Vegetal estava presente no Distrito Federal.
Primeiros irmãos
Mestre Braga indicou o mestre Márcio Da Rós (hoje Mestre Representante do Núcleo Conselheiro Salomão Gabriel – João Pessoa (PB)) para ser o responsável por essa distribuição. Mestre Márcio pede para os conselheiros Antenor (In Memoriam) e Divino e o irmão Joaquim (esses, três irmãos de sangue) para procurarem um local para esse novo grupo beber Vegetal. Na sessão de escala seguinte (agosto de 1989), Mestre Braga comunica à irmandade da Sede Geral: “Será aberta uma Distribuição de Vegetal na região de Taguatinga e o responsável será o Márcio Da Rós, quem quiser ir com ele só levantar a mão”.
A partir desse chamado, algumas pessoas se mobilizaram e foram iniciadas as reuniões e sessões com o novo grupo.
“Terra rota de pedra e pó”
Os conselheiros Antenor e Divino apresentaram um terreno para a instalação da nova distribuição localizado no caminho para Cidade Satélite de Brazlândia-DF. Era um terreno que estava com o solo descoberto – uma “terra rota de pedra e pó” como diz a música Grãos de Sonho.
A inauguração do Pré-Núcleo já tinha data marcada pelo próprio Mestre Braga: dia 16 de setembro de 1989 – motivando o início dos trabalhos e a união da pequena irmandade. Em outubro de 1989 – menos de um mês após a criação do Pré-Núcleo Gaspar – foi inaugurado um barracão, sendo metade dele Templo e a outra metade o berçário. Dessa forma, a irmandade, com alegria e disposição em trabalhar pela obra do Mestre Gabriel, deu continuidade aos trabalhos de melhorias nas instalações e no preparo da terra para plantação de árvores, mariri e chacrona.
A presença de um Mestre da Origem
Até o dia 6 de janeiro de 1991 o então Pré–Núcleo foi conduzido pelo mestre Márcio Da Rós, pessoa que deu grande contribuição para a formação da irmandade do Pré-Núcleo Gaspar. Naquele dia, o Mestre Manoel Nogueira (In Memoriam), indicado pelo Mestre Braga, assume o cargo de Mestre Representante do Pré-Núcleo Gaspar.
Mestre Manoel Nogueira tinha uma forma rente de doutrinar, mas também amorosa com os irmãos. Dessa forma, cativou a irmandade do Gaspar e dos inúmeros visitantes que estiveram por lá naquela época. Foi durante este mandato que o Pré-Núcleo Gaspar foi elevado a Núcleo, na data de 16 de setembro de 1991.
Mestres Representantes
Ao longo desses 27 anos de história, mais 7 mestres ocuparam o lugar de Mestre Representante do Núcleo Gaspar:
De 1994 a 1997 – mestre James Allen (atual Mestre Central da 8a Região)
De 1997 a 2000 – mestre Márcio Gonçalves;
De 2000 a 2006 – mestre Márcio Da Rós recebe novamente a representação e fica por dois mandatos;
De 2006 a 2009 – mestre José Márcio;
De 2009 a 2012 – mestre José Onofre;
De 2012 a 2015 – mestre Wladimir Fogagnoli Ferraz (atual Presidente da Diretoria Geral do Centro);
De 2015 a 2018 – mestre Carlos Martins.
Novo Templo
Atualmente, o Núcleo Gaspar conta com mais de 180 sócios. No lugar daquele “Templo de taubinhas chulé”, conforme descrito pelo Mestre Pernambuco ao visitar o Núcleo pela primeira vez, está sendo construído um novo Templo, cujas obras se iniciaram no mês de maio deste ano e devem ser concluídas até o próximo mês de novembro.
É uma grande alegria para toda a irmandade este momento que estamos vivenciando, no qual percebemos a presença do Mestre Gabriel nos dando a condição para que tenhamos instalações que auxiliem a missão maior que é de construir um templo de amor em paz em cada coração, recebendo e praticando a sua Doutrina.
Viva esta Sagrada Obra que é a União do Vegetal, e que possamos ter muitos e muitos anos de convivência neste Núcleo, mais um ponto de luz onde recebemos orientação e conselhos para fazer da vida um jardim de flores.
–
*Integrante do Corpo Instrutivo e monitor do Departamento de Memória e Documentação (DMD) do Núcleo Gaspar-DF.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Felicidade a toda a irmandade do Núcleo Gaspar!
que continuem trabalhando pela paz.
Abraços a todos
***
Grato Elson, a irmandade do N.Gaspar fica feliz com as suas felicitações.
Amigos que tenho, alguns bons exemplos que contribuíram na minha formação.
M Márcio da Rós que conheci na Sede antes da inauguração do Gaspar, m Manoel Nogueira amigo que foi central da região também e MGR, boa aprendizagem, m Márcio Gonçalves que juntamente com Marilda fazem parte importante da minha história, m James que depois foi presidente da DG e aprendi um bocado, atualmente MC da 8ª, m José Onofre caboclo conhecedor da muitas plantas, compartilhamos bons momentos durante representação de Núcleo, m Wladimir que agora está com uma missão pela causa geral do Centro, m Anivaldo, Antenor e Divino com caminhonetes, mensagens e soluções e um tanto grande de amigos que fiz neste Núcleo-irmão do Estrela Matutina. Desejo felicidades à toda a irmandade, prosperidade e crescimento pessoal e do Núcleo. Que o Mestre lhes ilumine!
Olá irmandade do Núcleo Gaspar!
Vida longa e com saúde à todos vocês, um Núcleo que me cativou quando cheguei na UDV, várias amizades fiz aí.
Um abraço carinhoso!
Fraternalmente,
Natália
CI – Núcleo Sabiá
Uberlândia/MG
Grato Natália, apareça sempre que puder.
Bem legal essa homenagem ao Núcleo Gaspar. Tenho boas recordações de bons momentos que vivi com esta irmandade. Desejo felicidades e sucesso na caminhada de cada irmão deste ponto de Luz!
Meu nobre amigo Ítalo, somos gratos pelas suas felicitações. Que você continue fazendo um bom trabalho junto ao DMD da 17ª região.
Parabéns à irmandade pelo aniversário. Gostei da história e da simplicidade nas construções do Núcleo, fazendo os trabalhos com calma e, com certeza, com grande ganho no espiritual.
Parabéns também ao monitor e a equipe do DMD, que o texto ficou bem escrito e a catalogação das fotos achei bem boa.
Grato Moisés.
Que alegria de ver esse nosso querido Núcleo Gaspar crescendo e se desenvolvendo cada vez mais. Minha primeira casa caianinha! Em breve eu e minha família estaremos por aí para conhecer o novo templo e rever os amigos.
Luz Paz e Amor
Da amiga e sócia gasparina de coração,
Renata Maia.
Legal Renata. Bom ler o seu comentário. Apareçam quando puder.