Núcleo Fortaleza, uma casa de amigos no Ceará

Patrick Walsh Netto*

| 21 Novembro, 2018

Escultura do Sol no Núcleo Fortaleza | DMC Núcleo Fortaleza.

Há exatos 25 anos, uma semente foi plantada e, no dia 21 de novembro de 1993, o Núcleo Fortaleza nasceu, fruto do primeiro desmembramento do Núcleo Tucunacá, pai da 11ª Região do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal (atualmente abrangendo Ceará, Piauí e Maranhão). Mestre Vicente Giffoni, primeiro Mestre Representante do Núcleo Fortaleza, conta que a Direção do então Pré-Núcleo indicou três nomes para um deles ser escolhido pelo Quadro de Mestres da Sede Geral (Brasília-DF): Arvoredo, João Brandinho e Princesa Mariana. Antes disso, a Conselheira Francinete tinha sugerido o nome “Fortaleza” para o Mestre Vicente, que disse: “Na hora, achei esse nome um pouco forte, poderia parecer até um pouco de exaltação, mas ela gostou desse nome e, eu na hora, não aceitei bem”.

>>> Clique aqui e acesse a Galeria de Imagens do Núcleo Fortaleza 

Quando o Mestre Vicente mandou a lista com os três nomes indicados pela Direção, ele comentou com o Mestre Felipe Belmonte que também tinha sido sugerido o nome “Fortaleza”, mas que não foi incluído por considerar um nome forte. Quando houve a reunião em Brasília para deliberar acerca dos nomes indicados, nenhum deles foi aprovado pelo Quadro de Mestres da Sede Geral, sendo indicado e aprovado o nome “Fortaleza”.

O nome, de fato, significa não só força, firmeza, sensação de segurança, energia, moral, convicção nos princípios, mas também força para superar as adversidades e buscar a prosperidade. E essa força se apresentou já no início, quando procuravam o local do futuro Núcleo. Um grupo de pessoas foi constituído para pesquisar um terreno que atendesse às necessidades para se abrir um novo Ponto de Luz.

O terreno pretendido tinha 12 hectares, mas foi descartado por ter sido considerado caro pelas pessoas na época, pois custava o equivalente a US$ 20 mil. O Mestre Eudes Carneiro conta que sentiu que o terreno era um presente do Mestre Gabriel, mas como naquele tempo o dólar subia todo dia por causa da inflação e o proprietário só negociava nessa moeda, resolveram buscar um outro terreno. Até que a Conselheira Francinete teve a ideia de reunir um grupo de sócios da UDV de Fortaleza e de outros estados para dividir o valor do terreno, tornando possível a sua aquisição. A ideia era inspirada em experiências bem-sucedidas em adquirir um terreno para fazer um condomínio e doar uma parte para a construção do novo Núcleo.

As construções do Núcleo – que teve Vicente Giffoni e José Sinval Camurça como primeiros integrantes do Quadro de Mestres – eram simples e tinham caráter provisório por conta da limitação financeira dos sócios. Nesse início, os esforços coletivos da irmandade foram voltados ao desenvolvimento do plantio, resultando em um futuro próximo na autossuficiência de Mariri e Chacrona.

Beneficência

A partir dos anos 2000, a Direção do Núcleo Fortaleza passou a investir no aperfeiçoamento de suas instalações como parte do trabalho espiritual, já que essas obras seriam reinvestidas em qualidade de vida para os sócios e suas famílias. Na Representação do Mestre Ascelino Mendes (2000 – 2003) foi realizada a primeira festa de Natal com a comunidade que mora no entorno do Núcleo, dando início a uma tradição beneficente que atende hoje cerca de 120 famílias.

Mestre Eudes Carneiro assumiu a Representação no mandato seguinte (2003 – 2006) e, com o apoio do Mestre Tadeo Feijão (atual Presidente da Diretoria Geral do Centro) na presidência, executou importantes obras, com destaque para a casa de Preparo. Essa edificação foi planejada para fornecer um Vegetal de qualidade, com um maior aproveitamento do Mariri e da Chacrona e um menor consumo de lenha por litro de Vegetal preparado, com objetivo também de dar segurança aos sócios durante o Preparo. O espaço tem condição de abrigar até 600 pessoas, tornando-se um local privilegiado para eventos de grande porte na 11­ª Região. Ainda naquele mandato, houve dois importantes marcos: o primeiro desmembramento do Núcleo Fortaleza, dando origem ao Núcleo Flor Divina; e a integração de 13 pessoas provenientes do Centro Espírita Beneficente Ordem do Templo Universal de Salomão (OTUS).

Tema do ano

Na Representação do Mestre Thiago Araripe (2006 – 2009), iniciou-se a tradição do “Tema do ano” e dos “Vinte minutos de arte”, um momento em que planejamento, estudo e cultura passaram a integrar o cotidiano da irmandade. Entre os anos de 2009 e 2015, assumiu a Representação o Mestre Tadeo Feijão, com um ideal de integração da irmandade. Para alcançar esse objetivo, foram realizadas algumas ações, a exemplo de viagens para conhecer outras irmandades e realizar Preparos de Vegetal em conjunto com outros Núcleos do Brasil e dos EUA.

Nesse período, foram feitas relevantes modificações na estrutura física do Núcleo Fortaleza com destaque para a construção do prédio multifuncional que abriga (no térreo): um berçário para crianças de 0 a 2 anos; um espaço chamado de “Cantinho do bem” para crianças de 3 a 7 anos; uma cozinha para atender às mães e pais que utilizam estes espaços; e ainda a sala do Departamento de Memória e Comunicação (DMC). No piso superior, existem os redários masculino e feminino e a Biblioteca Mestre Rubens. A respeito dessas construções, Mestre Tadeo costuma dizer: “Estas construções físicas que vemos aqui são só uma parte da história, a verdadeira história está no amor que as pessoas colocaram nestas construções, nos objetivos e na capacidade de sonhar juntos”.

No triênio de 2015 a 2018, assumiu a Representação o Mestre Ozório Chaves Maia, discípulo que bebeu o Vegetal na primeira Sessão de Adventícios que aconteceu no então Pré-Núcleo Fortaleza, em 28 de maio de 1994, e que fez toda a sua caminhada nos graus dessa religião no Núcleo Fortaleza. Nesse mandato, o Núcleo seguiu prosperando. Tivemos novas e boas construções, como banheiros maiores e mais confortáveis, bem como a Unidade Técnica de Trabalho do DMC, uma sala com equipamentos para digitalização e produção de conteúdos concernentes à memória da UDV.

Atualmente, o Mestre Antônio de Pádua é o Mestre Representante do Núcleo Fortaleza. Um pesquisador da vida e obra do Mestre Gabriel que tem procurado trabalhar com a irmandade tanto a prosperidade material quanto a prosperidade espiritual.

Novo desmembramento

O Núcleo vive um momento singular de sua história em que um segundo desmembramento se apresenta, dando início a uma nova oportunidade das pessoas se desenvolverem e estudarem mais as coisas do Vegetal, de conhecerem mais os conselhos orientais, a sua doutrina e sua aplicação no cotidiano. Mestre Antônio de Pádua assim define o novo momento: “Então é sempre prosperidade espiritual essa força do desmembramento, um novo Núcleo, um novo Ponto de Luz para clarear as pessoas, procurando trazer para essas pessoas o que nós conhecemos a respeito do Mestre Gabriel”.

Durante estes 25 anos do Núcleo Fortaleza, muitas coisas aconteceram, histórias de pessoas que aqui chegaram, ficaram, alguns foram para outros lugares, mas tem muitas histórias de resistência, de transformação, de inspiração, muitas coisas boas, muitas conquistas. Feliz aniversário, Núcleo Fortaleza! Com prosperidade, saúde, luz, paz e amor em nossas vidas.

*Patrick Walsh Netto é integrante do Corpo do Conselho do Núcleo Fortaleza (Fortaleza, Ceará – 11a Região).

3 respostas
  1. José Alderir Alves da Costa
    José Alderir Alves da Costa says:

    Feliz estou porque aqui cheguei! Sou paraense de Mãe do Rio-PA. E no dia 20 de novembro de 1998, cheguei em Fortaleza em busca de dias melhores, e nesta caminhada eu procurava sem saber, que chegaria na União do Vegetal, no Núcleo Fortaleza. E nesta luz que vem orientando e auxiliando meu caminhar, com os ensinos do Mestre Gabriel, através de cada irmão, que me dá a mão com o vosso coração de luz, paz e amor, desta sagrada União! Meu forte e feliz aniversário, Núcleo Fortaleza.

  2. Beatriz Júlia F. Lima Barbosa
    Beatriz Júlia F. Lima Barbosa says:

    Felicidades e prosperidade a esta bela irmandade, da qual fui sócia no início de minha caminhada na UDV! Que sua direção e irmandade continuem se mantendo firmes e com essa boa ligação com os ensinos verdadeiros. Guarnição, força e harmonia. Tudo de bom!

  3. Erika Madeliane
    Erika Madeliane says:

    Que belo texto é tão bela história, nos faz crer cada vez mais na força deste Mestre que nos une e reúne em prol do engrandecimento espiritual de todos os caianinhos. Muitos bens a nação cearense, prosperidade em todos os sentidos para o Mestre Representante e toda irmandade do Núcleo Fortaleza.

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário