Núcleo Estrela Guia, 42 anos de história em Ji-Paraná (RO)
Adriano Leal*
| 30 novembro 2016
Prólogo
A atual cidade de Ji-Paraná/RO, era denominada “Vila de Rondônia” no início destes acontecimentos – em 1971 – até o ano de 1977. Na época em questão – 1971 à 1974 – a 1ª Região da União do Vegetal abrangia as atuais 6ª Região (desmembrada da 1ª região em 1993) e 15ª Região (desmembrada da 6ª região em 1999), as quais foram criadas posteriormente com o crescimento da UDV, rumo ao Cone Sul de Rondônia. Atualmente o Núcleo Estrela Guia pertence à 15ª Região.
Clique aqui e acesse a Galeria de Imagens do Núcleo Estrela Guia.
Em 1974, ocupava o lugar de Mestre Geral Representante, o senhor João Ferreira de Souza, Mestre Janico. O senhor Raimundo Carneiro Braga, Mestre Braga, ocupava o lugar de Mestre Central da 1ª Região.
A busca pelo caminho
O início desta singela história se dá com a vinda de Manoel Bento, que comungava o Daime em Porto Velho, à Vila de Rondônia em 1971. Ele trouxe consigo uma quantidade de Daime, que ao findar, viu-se desamparado, não tendo quem lhe concedesse o sagrado chá.
Na busca incessante pelo Vegetal, se encontrou com o caminho através das mãos de Raimundo Ribeiro (Bacurau), em Jaru (RO), sendo este quem lhe deu o Vegetal pela primeira vez pela UDV, ainda em 1971. Manoel Bento retornou à Vila de Rondônia com Vegetal e foi autorizado, por Mestre Roberto Souto (que respondia pela Representação Geral da UDV quando o Mestre Gabriel desencarnou, em 24 de setembro de 1971), a distribuí-lo. Na distribuição de Vegetal, contou com o auxílio de Bacurau, que vinha até Ji-Paraná.
Um brilho radiante: A Estrela Guia
No princípio, as sessões eram realizadas nas residências de Manoel Bento e Luiz Tobias, até a obtenção de um lugar próprio para realização dos rituais da União do Vegetal na Vila de Rondônia. Assim, num alegre 30 de novembro de 1974, já com a aprovação do nome “Estrela Guia”, procedeu-se então a fundação deste Núcleo, um ponto de luz e equilíbrio. Também é a data da inauguração oficial das novas instalações. Neste dia foram conduzidos para o Corpo do Conselho os discípulos Jaime Prestes Barreiros e Manoel Bento da Silva e ao Quadro de Mestre o irmão Raimundo Ribeiro (Bacurau).
Uma sublime composição
Unindo com a linha do Mestre, fizeram alguns pontinhos nesta colcha de retalhos, alguns Mestres da Origem desta nossa Sagrada Obra. Cicero Alexandre Lopes (Mestre Cícero), pioneiro na preservação da história de nosso Centro, por onde temos tão belas e vívidas memórias de nosso Centro. Mestre Sidon, um homem bondoso que possuía uma maneira singular de transmitir os ensinos do Mestre Gabriel.
Mestre Bacurau, como era tratado por Mestre Gabriel, é retrato da simplicidade cabocla. Sua caminhada tem início nos tempos de seringal. Possuía um dom único, pelo qual os passarinhos se apresentavam. Presente desde o princípio desta história, desenvolveu um importante trabalho. Atualmente é integrante do Corpo do Conselho do Núcleo Mestre Vicente Marques (Manaus-AM).
Mestre José Rodrigues Sobrinho viveu no Núcleo Estrela Guia um verdadeiro recanto. Sempre lembrado na Convicção do Mestre, era carinhosamente chamado de “Zezé” por alguns. Mestre Gabriel nutria grande apreço e respeito por ele.
Estrela que traz inspiração
Que diga o poeta José Luiz de Oliveira, Mestre “Zé Luiz”. Diante de sua dedicação, recebeu algumas chamadas em sessões no Núcleo Estrela Guia, inclusive uma que tem o nome do Núcleo. São acontecimentos intangíveis para se expressar, eternizados na memória. Mestre José Luiz é integrante do Conselho da Recordação dos Ensinos do Mestre Gabriel e Mestre Representante na Sede Geral (Brasília-DF) e respondeu pela Representação do Núcleo Estrela Guia no período entre 1987 e 1991.
Sementes que germinaram
Por este ponto de Luz, a terra de outros futuros jardins foi preparada. Nelas foram lançadas sementes – outrora aqui cultivadas – que germinaram, cresceram e afloraram, formando: o Núcleo Mestre Janico em Ouro Preto D’Oeste(RO); Núcleo Mestre Cícero em Presidente Médici (RO); Núcleo Alta Floresta em Alta Floresta D’Oeste (RO), e Núcleo Mestre José Rodrigues Sobrinho, situado em Seringueiras (RO).
Os condutores do rebanho
Valorosas pessoas estiveram (está) no cargo de Mestre Representante do Núcleo Estrela Guia. Dias de luta e dias de glórias. Histórias de prélio e perseverança, de vitórias, de preservação e manutenção da palavra e ensinos de Mestre Gabriel:
- Raimundo Ribeiro (Bacurau)
- Jaime Prestes
- Raimundo Ribeiro (Bacurau)
- Manoel Bento
- Cícero Alexandre Lopes (1978)
- Francisco dos Anjos Feitosa (Sidon)
- Manoel Bento
- Cícero Alexandre Lopes (1981- 1987)
- José Luiz de Oliveira (1987- 1991)
- Carlito da Silva (1991- 1995)
- Vicente de Paula Teles de Lima (1995- 1997)
- Ariveltom Cosme da Silva (1997- 2000)
- Carlito da Silva (2000- 2006)
- Vicente de Paula Teles de Lima (2006 – 2012)
- Ariveltom Cosme da Silva (2012 – 2015)
- Eldo Rodrigues de Oliveira (2015 até a presente data)
Gratidão e Reconhecimento
Um sagrado sentimento. Com carinho e profunda admiração, nosso reconhecimento e gratidão pela participação de todos que compõem esta bela história. Viva o Núcleo Estrela Guia, viva nossa União!
–
*Integrante do Corpo Instrutivo do Núcleo Núcleo Mestre Manoel Bento (Rolim de Moura-RO) e Coordenador Regional do Departamento de Memória e Comunicação (DMC) da 15ª Região.