Núcleo Canário Verde completa 25 anos
| 17 Novembro, 2022
Fabiano da Silva Ribeiro*
No dia 15 deste mês, o Núcleo Canário Verde (Brasília-DF) completou 25 anos de existência. Ele havia sido inaugurado em 15 de novembro de 1997, inicialmente na condição de Pré-Núcleo, num dia de muita chuva que contribuiu para florescer mais uma irmandade do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal.
>> Clique aqui e acesse a Galeria de Imagens do Núcleo Canário Verde
Na mesma efeméride, em 2000, com a inauguração da casa de Preparo, o então Mestre Geral Representante da UDV, Mestre José Luiz de Oliveira, elevou-o à condição de Núcleo.
O movimento para a criação do Núcleo deu-se entre o final de 1995 e o início de 1996, quando a Direção da Sede Geral (Brasília-DF) reuniu-se para tratar do próprio desmembramento, a exemplo do que já havia acontecido com o Núcleo Gaspar e com o Núcleo Estrela Matutina, ambos de Brasília. O Mestre Raimundo Monteiro de Souza,à época ocupando o lugar de Mestre Geral Representante, conduziu a reunião.
Alguns nomes da Direção da Sede Geral foram propostos, inclusive o do Mestre Yuugi Makiuchi, que não estava presente na ocasião. Ao chegar ao Brasil, Mestre Yuugi foi designado no período seguinte da Representação Geral, pelo Mestre Manoel Nogueira, que era o responsável pela Distribuição Autorizada de Brasília.
O grupo inicial era composto por 34 sócios, todos pertencentes à Sede Geral, tendo as Sessões iniciado em 13 de Julho de 1996, no Templo da Sede Geral, no 2º e 4º sábado de cada mês. Integravam o grupo: 2 Mestres (Mestre Yuugi Makiuchi e Mestre Roberto Chiavicatti), 7 pessoas do Corpo do Conselho, 17 discípulos do Corpo Instrutivo e 9 do Quadro de Sócios.
Gesto fraterno
Aproximadamente oito meses depois, num gesto fraterno, a então irmã Ana Alves, que atualmente é Conselheira no Núcleo Prícipe Teceu (Brasília-DF), gentilmente cedeu sua residência para a realização das Sessões, que passaram a acontecer no 1º e 3º sábado de cada mês. A primeira Sessão de Escala, em 05 de abril de 1997, foi dirigida pelo Mestre Eraldo Lins de Paula, então Mestre Central da 8ª Região.
Mestre Yuugi conta que, naquela época, pensou que fosse uma oportunidade para que a irmandade escolhesse o nome do Pré-Núcleo. Então, uma votação foi feita por todos. Uma urna foi colocada à disposição para receber votos com nomes.
Depois de uma Sessão de Escala dirigida pelo Mestre Edison Saraiva, dentre os nomes sugeridos, três foram os mais votados: Canário Verde, Tempo Bom e Príncipe Teceu.
Em segundo turno, ganhou com ampla vantagem o nome Canário Verde, o qual havia sido colocado na urna pelo Mestre Yuugi por indicação da irmã Marilda, que o recebera em sonho. Mestre Roberto Chiavicatti também falara desse nome, mas não chegou a colocá-lo na urna. Então, no dia 15 de novembro de 1997, o Pré-Núcleo Canário Verde foi inaugurado.
Rei Hoasqueiro
Em 2015, com a inauguração do Núcleo Rei Hoasqueiro (Brasília-DF), o Núcleo Canário Verde teve seu primeiro desmembramento. Sempre após um desmembramento, ocorre um período de renovação na irmandade. No ano de 2018, nessa força, foi iniciado um processo de reforma do Templo.
Construídas de forma provisória, as antigas instalações do Núcleo Canário Verde haviam atendido a irmandade por mais de 20 anos. Neste período de obras, ela foi amorosamente acolhida em retribuição pelo Núcleo Rei Hoasqueiro, comungando o Chá Hoasca nos 2º e 4º sábados. No dia 27 de março de 2019, cumprindo a palavra do Mestre Representante, o retorno ao Núcleo, ainda em obras, ocorreu com todos felizes por acompanharem a grande transformação.
O Núcleo Canário Verde cresceu e amadureceu! Ao longo dos oito períodos de Representação, o trabalho de atender as pessoas continuou, a formação de dirigentes vem sendo um dos nortes no desenvolvimento das pessoas e, como de costume, vêm sendo realizadas atividades nos departamentos e nas monitorias previstas pelo Centro.
Parabéns aos 25 anos de trabalho da Direção e da irmandade do Núcleo Canário Verde, que começou pequena, deu seu primeiro fruto, segue se renovando e segue se firmando como um ponto de luz para a humanidade.
Que o Mestre Gabriel olhe por todos nós e nos guarneça sempre!
*Fabiano da Silva Ribeiro é integrante do Corpo Instrutivo e Monitor do Departamento de Memória e Comunicação (DMC) do Núcleo Canário Verde (Brasília-DF).