Estrela do Oriente, o primeiro Núcleo de Roraima
Luciano Sobral*
| 22 setembro, 2016
Hoje, dia 22 de setembro de 2016, comemoramos o aniversário de 32 anos de fundação do primeiro Núcleo da União do Vegetal em Roraima, o Estrela do Oriente. A história da UDV em Roraima tem início com a mudança do Mestre Constantino (In Memoriam) para o estado. Àquela época, Constantino Soares Araújo era discípulo do Corpo Instrutivo do Núcleo Caupuri (Manaus-AM) e trabalhava vendendo estivas. Em uma de suas viagens a capital do Roraima, Boa Vista, ele encontrou Aricé da Silva Araújo (carinhosamente conhecida pelo nome de Maria), que tinha um ponto comercial na cidade, e, após algum tempo de relacionamento, resolveram se casar.
O irmão Constantino chamou o Mestre José Carvalho para vir à capital de Roraima dar vegetal para sua companheira, que gostou e associou-se ao Núcleo Caupuri. Constantino, então, tentou convencer Maria para que fossem residir em Manaus, todavia, em razão da necessidade que ela sentia de ficar próxima dos filhos, pediu ao companheiro para que ficassem em Boa Vista.
Clique aqui e acesse a Galeria de Imagens do Núcleo Estrela do Oriente.
No início, as sessões eram realizadas na casa do irmão Constantino, e o Mestre Manoel Nogueira (In Memoriam) – do Núcleo Caupuri – vinha periodicamente de Manaus para atender os discípulos que aqui residiam. Em uma daquelas oportunidades, Mestre Manoel Nogueira presenciou Constantino e Maria discutirem e, à noite, durante a sessão, doutrinou a respeito de relacionamento de casal, falando como o homem deveria tratar a mulher, etc.
Constantino não gostou e falou para ele que homem nenhum poderia lhe chamar atenção em sua própria casa. Mestre Manoel Nogueira concordou com o que ele havia dito e acrescentou: “por isso, a partir de hoje, eu só venho distribuir o Vegetal quando tiver um lugar da União do Vegetal para realizar as sessões.” Com isso, Constantino providenciou um terreno vizinho ao seu e doou para a UDV, onde foi construído um barracão de madeira medindo sete por sete metros.
Distribuição Autorizada de Vegetal e Pré-núcleo
A Distribuição Autorizada de Vegetal em Boa Vista iniciou-se em 22 de setembro de 1984, num lugar simples, em meio ao lavrado roraimense, com poucas pessoas trabalhando unidas, para que fosse cumprida a palavra do Mestre Gabriel de expansão da União do Vegetal. Na época, a responsabilidade da distribuição do vegetal em sessões sociais ficou a cargo do Mestre Manoel Nogueira e a coordenação dos associados a cargo do discípulo Constantino. Neste período, aproximadamente 16 pessoas bebiam o vegetal, que era trazido de Manaus. As sessões eram dirigidas pelo Mestre Manoel Nogueira e pelo próprio Constantino.
Em 13 a abril de 1985, em Brasília, na Sede Geral, foi realizada a 10ª Reunião da Administração Geral do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal e autorizada a abertura do Pré-núcleo Estrela do Oriente em Boa Vista e designado para o Cargo de Mestre Representante Manoel Nogueira da Silva.
Núcleo
Mestre Florêncio Siqueira de Carvalho (In Memoriam), então Mestre Central da 2ª Região, solicitou à Sede Geral a transformação de Pré-núcleo Estrela do Oriente em Núcleo. Na 38ª Reunião do Quadro de Mestres do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal – Sede Geral, ocorrida em 26 de Agosto de 1989, autorizou-se o funcionamento e lavrou-se em ata a transformação do Pré-núcleo Estrela do Oriente em Núcleo Estrela do Oriente, confirmando-se a data de 22 de setembro próximo para início das atividades como Núcleo.
Na oportunidade, o então Mestre Geral Representante, Raimundo Carneiro Braga, designou o Francisco Borges Monteiro para ocupar o cargo de Mestre Representante. Dando sequência aos trabalhos, ocuparam este cargo os seguintes mestres: Francisco de Assis, Constantino Soares Araújo, Raimundo Carvalho Filho, Aderaldo Nicácio da Silva, Aloysio Pinto Menezes Júnior, Ismael Martins, Maximino José Real e Adauto Bezerra Gama. Atualmente, o Núcleo conta com 135 associados, sob a Direção do Mestre Representante Adauto Bezerra Gama.
Participação ativa
Cumprindo a profecia do nosso Mestre Gabriel de que “os trabalhos devem continuar para a expansão da União do Vegetal”, o Núcleo Estrela do Oriente é árvore que vem dando bons frutos, dentre eles Núcleo Boa Vista, Núcleo Mestre Constantino (localizado na Cidade de Rorainópolis, sul do Estado) e Núcleo Santa Rosa.
Nesta data em que comemoramos o 32º aniversário do Núcleo Estrela do Oriente, acreditamos que o crescimento desta religião, a União do Vegetal, vem pela força universal expandindo a todos, de forma serena, sua mensagem de Luz, Paz e Amor, dando-nos, através de sua ordem e doutrinação reta, a firmeza e o equilíbrio necessários para o crescimento espiritual.
*Luciano Sobral é integrante do Quadro de Sócios do Núcleo Estrela do Oriente (Roraima-RR).