40 anos do Núcleo Mestre Iagora
Ricardo Teixeira*
| 9 Junho, 2024
A história do Núcleo Mestre Iagora começa ainda no ano de 1982, com a transferência da Sede Geral de Porto Velho-RO para Brasília-DF. Com isso, a Mestre Pequenina e os filhos dela, a família da Conselheira Eulália e o irmão Jorge Simon, deram início ao movimento que daria origem a este Núcleo que faz hoje 40 anos.
As primeiras Sessões aconteceram na casa do irmão Jorge Simon, que, por ser médico, era conhecido como doutor Jorge (hoje integrante do Quadro de Mestres do Núcleo Mestre Iagora), situada na Avenida Rio Madeira. Na época o local era de difícil acesso.
A Distribuição de Vegetal permaneceu naquele local por aproximadamente três anos, enquanto se providenciava um terreno próprio do Centro com as condições necessárias para dar início ao novo Núcleo. Nesse período, a burracheira apresentava-se muito forte e diversas situações ficaram marcadas na lembrança dos irmãos que participavam das Sessões. A maioria das Sessões era dirigida pelo Mestre Jair ou por Carmiro Gabriel – ainda no Corpo Instrutivo. As dificuldades financeiras eram grandes, mas, com esforço e dedicação dos primeiros irmãos, a irmandade veio crescendo.
Um dia, Mestre Jair estava conversando com a mãe dele, Mestre Pequenina, a respeito da irmandade, quando ele perguntou: ‘E agora, como vamos fazer pra conseguir um terreno e iniciar o Núcleo?’. Mestre Pequenina respondeu-lhe: ‘Iagora é o Mestre’. E daí surgiu o nome do Núcleo – Mestre Iagora – por ideia da Mestre Pequenina. Oficialmente, em 2 de abril de 1983, a Sede Geral expediu o Boletim de Designação 5/83, assinado pelo Mestre Monteiro e pelo Mestre Florêncio, à época Mestre Geral Representante e Mestre Central da Região Norte respectivamente. Por meio daquele documento, foi designado o Mestre Jair Gabriel da Costa como Mestre Representante do Núcleo Mestre Iagora quando ainda nem havia a estrutura física e nem a institucionalização oficial do Núcleo.
Depois disso, a facilidade apareceu. Alguns meses depois, a Mestre Pequenina ganhou o terreno. O doador ofereceu-lhe como forma de agradecimento pelo tratamento de saúde que Mestre Pequenina havia feito na família dele.
Formação de Dirigentes
Com a chegada do terreno, havia a necessidade de formação de Mestres para que se pudesse iniciar um Pré-Núcleo. Alguns irmãos já vinham se destacando e receberam a estrela de Mestre em uma Sessão de Natal conjunta, no ano de 1983, com a irmandade do Pré-Núcleo Estrela do Norte e do Mestre Iagora. Nesse dia, receberam a camisa com a estrela de Mestre: Carmiro Gabriel e Paulo Afonso. Alguns meses depois, também receberam a estrela o Mestre Biu (Walmir Rocha) e o Mestre Roque.
No terreno do Núcleo, com muito afinco e colaboração, a irmandade construiu uma pequena casa de madeira, que se tornaria o primeiro Templo. Em 9 de junho de 1984, deu-se início ao Pré-Núcleo Mestre Iagora. Aquele Templo provisório de madeira permanece edificado hoje, atualmente funcionando como berçário.
Exatamente um ano após a fundação, o Pré-Núcleo foi elevado a Núcleo Mestre Iagora. O Mestre Jair Gabriel da Costa continuou na Representação, tendo sido o primeiro Mestre Representante, continuando juntamente com os demais o trabalho de zelar pelo rebanho e de formar novos integrantes para a Direção do Núcleo.
O segundo Mestre Representante foi o Mestre Carmiro Gabriel da Costa, conforme Ata de Reunião Extraordinária de 20 de novembro de 1988. E o Mestre Sérgio Roberto de Araújo Melo (in memoriam) recebeu a Presidência. Nessa gestão, na data de 28 de setembro de 1989, foi inaugurado o Templo atual em formato de estrela de cinco pontas.
Na sequência, também ocuparam o lugar de Mestre Representante, os seguintes Mestres: Sérgio Roberto de Araújo Melo, Mário Rodrigues Filho, Máximo Pereira Magalhães, Carlos Alberto Alves da Silva, Helder Linhares, Antônio de Souza Normando, Walteir Chaves da Costa, Irlan Rogério Erasmo da Silva e Fabiano Pegoraro Franco.
Ao longo de todos esses anos, diversos irmãos chegaram, muitos permaneceram e outros efetuaram transferência para outros Núcleos. No ano de 2000, uma boa quantidade de irmãos foi participar do início do Núcleo Erunaiá (Candeias do Jamari-RO). E, em 2007, foi criado o Núcleo Caminho do Mestre (Porto Velho-RO), com o Mestre Carmiro Gabriel à frente dos trabalhos.
Atualmente, o Núcleo Mestre Iagora conta com 13 integrantes no Quadro de Mestres, 32 no Corpo do Conselho e mais 81 sócios do Corpo Instrutivo e do Quadro de Sócios. Há um grande número de jovens e de crianças, tendo também uma quantidade de irmãos frequentes que ainda não se associaram.
A presença da Mestre Pequenina
Fundadora do Núcleo Mestre Iagora, a Mestre Pequenina procurou se doar desde o início, dando o melhor de si. Quando ainda estavam na casa do doutor Jorge, foi mensageira, como ela mesma relembra:
“(…) E nós fomos beber (o Vegetal) na casa do doutor Jorge, tem um salão grande lá. Doutor Jorge é muito ligado a mim. E ficamos bebendo, dentro daquele sofrimento. Me lembrei da criação da União do Vegetal, que foi um sofrimento que a gente passava. Sem dinheiro, sem recurso, sem nada pra manter a irmandade. Não é fácil não, sabe? Então, eu fui mensageira, muitos tempos, do Iagora. Eu saía, às vezes, só com a passagem e um dinheiro pra comprar um guaraná e, olhe lá se eu pudesse, comprar um pãozinho deste tamanho pra comer. Mas nunca faltou o Vegetal.”
Mestre Pequenina sentia grande alegria em participar das Sessões e dos trabalhos no Núcleo Mestre Iagora e sempre procurou auxiliar a Administração a conduzir um trabalho de paz, harmonia e união.
A data de aniversário dela, 28 de setembro, sempre foi muito importante no calendário do Núcleo. Foi a data da inauguração do Templo definitivo e a data em que se celebrou o aniversário do Núcleo Mestre Iagora por muitos anos. Era uma celebração conjunta: aniversário do Núcleo e aniversário da Mestre Pequenina. Até que o Mestre Jair Gabriel resgatou a Ata de fundação do Núcleo e pediu que o aniversário fosse celebrado conforme a Ata, ou seja, no dia 9 de junho.
Teve ano, na data de aniversário da Mestre Pequenina, em que o Núcleo Mestre Iagora chegou a receber 800 pessoas de diversas localidades. A irmandade abraçava a causa de receber bem os irmãos com almoço festivo, programações culturais, além da tradicional Sessão de Vegetal.
É uma grande honra e felicidade para a irmandade do Núcleo Mestre Iagora poder ter tido a maravilhosa oportunidade de conviver e aprender com a saudosa Mãe da União do Vegetal. O valor e o nome de Mestre Pequenina estão eternizados na UDV e nos corações de todos os seus familiares, amigos e irmãos.