Novo Encanto celebra o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias com ações em várias regiões do país

| 5 Novembro, 2025

Thais Carvalho*

A Natureza nutre a humanidade, oferecendo de si para –nós, em uma clara expressão de generosidade divina. Contudo, diante da atual devastação dos recursos naturais, a preservação Dela tornou-se um compromisso inadiável com a própria vida e com a “casa comum” de todos.

Esse ideal é a base da Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico, criada com o objetivo de ser o braço ambiental do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal (UDV) e com o propósito de zelar pela Natureza, reconhecendo-a como sagrada. O marco inicial da Associação foi a preservação do Seringal Novo Encanto, uma área que originalmente tinha mais de 8 mil hectares de floresta nativa no estado do Acre, local de profunda importância histórica e espiritual para a UDV.

Em 2011, a Novo Encanto assinou um termo de cooperação técnica com o Centro, reforçando as ações dentro e fora dos Núcleos da UDV. Um dos aspectos mais inovadores dessa expansão é a ênfase na educação das novas gerações. A consciência ecológica não é tratada como algo secundário, mas sim como uma herança. Assim, a Associação atua em parceria com a Orientação Espiritual com Crianças e Jovens (OE) dos Núcleos da UDV, promovendo programas como o “Plantando o Amanhã – Programa Sócio Mirim”.

É nesse contexto que o Dia de Limpeza de Rios e Praias, celebrado anualmente no mês de setembro, torna-se uma vivência transformadora, enraizando o compromisso com a água, a biodiversidade e a cultura, pilares do trabalho da Associação. Nesse ano, centenas de voluntários mobilizaram-se em diferentes regiões do Brasil para celebrar esse dia tão importante, reafirmando o compromisso da UDV e da Novo Encanto com a preservação ambiental e a conexão com a natureza.

Ao demonstrar essa capacidade de mobilização, a Novo Encanto não apenas retira o lixo do meio ambiente, mas também conscientiza as pessoas e fortalece a mensagem dela: a solução para a crise ecológica reside na ação local, na educação das novas gerações e na crença de que o ser humano, ao zelar pela Natureza, cumpre o propósito de Ser-Vir, encontrando a nossa verdadeira humanidade, tecendo “novamente os fios que nos religam à Natureza, aos nossos semelhantes e a nós mesmos” (Carta de Princípios da Novo Encanto).

Monitorias da NE realizam ações em diversas regiões do país

Na 1ª Região, a mobilização ocorreu em 31 de agosto, no Parque Natural de Porto Velho (RO). Associados de diferentes Núcleos participaram de uma trilha guiada com orientações sobre segurança, sobre flora nativa e sobre a importância dos cursos d’água para a conservação ambiental.

Durante o percurso, foram apresentadas espécies típicas da região, como a sucuba — planta de alto potencial nutricional ainda pouco explorado —, o breu branco e o pau ferro, conhecidos pelas propriedades e pelos usos tradicionais. A atividade resultou na retirada de quatro sacos de lixo das margens do rio e terminou com um lanche coletivo.

No dia 20 de setembro, a 3ª Região realizou duas frentes de trabalho, em Bertioga (SP) e Caldas (MG), em parceria com a Orientação Espiritual com Crianças e Jovens (OE). Em Bertioga, a ação reuniu 136 voluntários — 83 adultos e 53 jovens — que percorreram a praia e recolheram 193 quilos de resíduos. A ação, que reúne integrantes de diversos Núcleos paulistas, mantém uma tradição de mais de 15 anos no litoral paulista e contou com a presença do Coordenador Regional da Novo Encanto, Mestre Márcio Bellini, e do Responsável Regional pela OE, Mestre Rodrigo Polignano.

Em Caldas, 27 voluntários — entre adultos, jovens e crianças do Núcleo Rainha das Águas — caminharam 2 km às margens do Rio Verde e coletaram cerca de 25 sacos de resíduos sólidos, em um trabalho de conscientização ambiental e de integração comunitária.

Na 6ª Região, as atividades estenderam-se por três cidades. Em Jaru (RO), nove membros do Núcleo Mestre Rubens recolheram 98 quilos de resíduos — entre plásticos, papel e vidro — nas margens do Rio Jaru, no dia 21 de setembro. Em Alto Paraíso (RO), 23 voluntários do Núcleo Alto Paraíso realizaram a limpeza das margens do Rio Massangana em 27 de setembro, encerrando o dia com confraternização e com banho de rio. Já em Ouro Preto do Oeste (RO), a ação ocorreu em 5 de outubro, no Bosque Municipal da Estância Turística. A iniciativa, organizada em parceria com o Departamento de Plantio e Meio Ambiente (DPMA) do Núcleo Mestre Janico, reuniu 29 pessoas e resultou na coleta de 500 litros de resíduos, seguida de um piquenique coletivo. 

Na 11ª Região, a mobilização aconteceu na Praia da Tabuba, em Caucaia (CE) e na Praia de da Barra Nova, no município de Cascavel (CE). Na Praia da Tabuba, a atividade contou com 28 participantes, entre adultos e crianças, dos Núcleos Tucunacá e Fortaleza. A atividade começou com uma roda de conversa sobre os impactos dos resíduos nas zonas costeiras, conduzida pelo engenheiro de pesca Thiago Pereira, do Instituto Meio Ambiente de Caucaia. Em seguida, os voluntários percorreram a praia, recolheram 24 sacos de lixo e encerraram o dia com um lanche coletivo à base de frutas. Já na Praia da Barra Nova, a ação teve a participação de 22 pessoas —15 adultos e 7 jovens e crianças. A iniciativa promoveu uma roda de conversa sobre a importância do descarte adequado dos resíduos para a preservação dos ecossistemas aquáticos e, em seguida, promoveu a limpeza da praia, da qual foram retirados 12 sacos de resíduos. 

Com essas ações, a Associação Novo Encanto reafirma a missão de ser o braço ecológico da União do Vegetal, promovendo o equilíbrio entre o ser humano e a Natureza e estimulando práticas sustentáveis que contribuem para o bem-estar do planeta.


*Thais Carvalho é membro do Corpo Instrutivo do Núcleo Grande Ventura (Jarinu-SP, 3ª Região) e é auxiliar da Comunicação da Novo Encanto.