No Caminho da Paz – reveja Série em homenagem ao aniversário da UDV
| 14 Julho, 2023
Neste momento em que nos aproximamos de mais um aniversário da União do Vegetal, o Blog da UDV convida seus leitores a reverem a Série No Caminho da Paz. O material integrou uma série de publicações e atividades relativas ao 60º Aniversário da UDV em 2021. Dois anos depois, esse conjunto de depoimentos traz o reconhecimento de autoridades civis, religiosas e de amigos da União do Vegetal pelo trabalho desenvolvido pela nossa instituição em favor da paz e da conciliação.
As palavras de Mestre Gabriel afirmando ter criado a União do Vegetal “para fazer uma paz no mundo” foram fundamentais para que esse tema fosse sugerido aos nossos convidados. E a série resultante dessa iniciativa há de guardar, certamente, relevante importância documental, abrilhantando um processo que, mesmo ainda em curso, já apresenta significativas vitórias. { Edson Lodi, coordenador das atividades dos 60 anos da UDV}.
Paulina Duarte
A Série No Caminho da Paz teve a honra de iniciar com o depoimento da Dr.ª Paulina Duarte, que trabalhou de 2006 a 2013 na Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas – Senad, inclusive como Secretária Nacional. Teve papel relevante, decisivo, na formação e acompanhamento do Grupo Multidisciplinar de Trabalho – GMT/Ayahuasca, cujas atividades culminaram com a Resolução do Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas – Conad n.º 1, de 25 janeiro de 2010 (que regulamenta o uso religioso do Chá Hoasca).
Cosmo Lima de Souza
O segundo vídeo da websérie No Caminho da Paz trouxe o depoimento de Cosmo Lima de Souza, Procurador de Justiça do Estado do Acre e integrante do Centro Rainha da Floresta – Casa de Juramidã, que utiliza a Ayahuasca como sacramento, e cujos trabalhos religiosos seguem os preceitos estabelecidos por Mestre Irineu (Raimundo Irineu Serra). Cosmo tem expressiva participação na Câmara Temática de Culturas Ayahuasqueiras, em Rio Branco (AC), e foi relator do Grupo Multidisciplinar de Trabalho (GMT) Ayahuasca, em 2006, cujo relatório deu origem à Resolução nº 1 do Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas (Conad), em 2010, sobre normas e procedimentos necessários ao uso religioso da Ayahuasca e de seus princípios deontológicos (éticos e morais).
Karin Juruna e Yabaiwa Juruna
O terceiro vídeo da Série No Caminho da Paz trouxe os depoimentos do Presidente da Associação Yakytu dos Yudjá, Karin Juruna, e do Vice-cacique Yudjá, Yabaiwa Juruna. Após beberem o Vegetal pela primeira vez, em 2010, os índios Yudjá ficaram sabendo da existência da União do Vegetal, que possui um Núcleo próximo ao Parque Nacional do Xingu, na cidade de Alta Floresta, Mato Grosso (Núcleo Florestal), para aonde se dirigiram buscando o apoio para restaurarem o uso do Chá Hoasca que, segundo eles, seus ancestrais afirmavam que precisam reencontrar. Ambos líderes do povo indígena Yudjá (palavra que significa “Donos do Rio”) agradecem em seus depoimentos a UDV pelo reencontro e relatam os benefícios que o Vegetal proporciona ao seu povo.
Antônio Alves Leitão Neto
O quarto vídeo da Série No Caminho da Paz traz o depoimento do Antônio Alves Leitão Neto, um dos dirigentes do Alto Santo, religião criada por Mestre Irineu Serra (Raimundo Irineu Serra). Antônio Alves bebeu ayahuasca pela primeira vez em 1981 e conheceu vários centros e comunidades até chegar ao Alto Santo em 1983, onde exerce, desde 1985, a função de orador. Assessorou organizações não-governamentais em projetos de desenvolvimentos sustentável para povos indígenas e seringueiros. Foi Secretário Municipal da Cultura em Rio Branco (AC) e também ocupou esse mesmo cargo no Estado do Acre.
Padre Massimo Lombardi
O quinto vídeo da Série No Caminho da Paz trouxe o depoimento do Padre Massimo Lombardi. Padre Massimo é coordenador do Instituto Ecumênico Fé e Política do Acre, entidade criada em 2005 e que reúne membros de diversas religiões, como católicos, umbandistas, candomblecistas, evangélicos, e os que usam a Ayahuasca (Hoasca ou Vegetal na UDV) como sacramento. No Instituto, seus integrantes dialogam sobre tolerância religiosa e o respeito entre as diversas manifestações de fé.
Tião Viana
O sexto vídeo da Série No Caminho da Paz traz o depoimento do ex-governador do Estado do Acre, Tião Viana. O médico Sebastião Afonso Viana Macedo Neves, também já foi senador pelo Acre e, durante dois meses, em 2007, presidiu interinamente o Senado Federal. Tião Viana diz que a União do Vegetal, ao seu ver, é uma referência na busca da paz e da harmonia.
Francisco Araújo
O sétimo vídeo da série No Caminho da Paz trouxe o depoimento do presidente do Centro Espírita e Culto de Oração Casa de Jesus Fonte de Luz, Francisco Araújo. Essa religião foi criada no Acre por Daniel Pereira de Matos, Mestre Daniel, e utiliza a Ayahuasca (na UDV denominada Hoasca, ou Vegetal) como Sacramento. Francisco diz que a União do Vegetal vem se plantando como uma fonte de luz em todos os continentes.
Ladislau Nogueira
O oitavo vídeo da série No Caminho da Paz trouxe o depoimento do presidente do Centro de Iluminação Cristã Luz Universal Juramidã (Ciclujur), Ladislau Nogueira. O Ciclujur é sediado em Rio Branco (AC), utiliza a Ayahuasca como sacramento e seus trabalhos religiosos seguem os preceitos estabelecidos por Mestre Irineu (Raimundo Irineu Serra).
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Bem importante essa série que apresenta o valor da comunicação entre as entidades que comungam o Vegetal. Já estive em Rio Branco e percebi bons frutos desse diálogo entre os seguimentos ligados ao Vegetal.
Somente agora tive a oportunidade de ver essa belíssima série, que me trouxe um sentimento muito bom de perceber que somos todos irmãos de fé, procurando seguir a mensagem de Jesus.
Que maravilha perceber que tem tantos caminhos que buscam pelos mesmos princípios.
Parabéns pela iniciativa e pela proposta desses vídeos comemorativo. Viva a União do Vegetal! Viva o Mestre Gabriel!