Mestre Paixão, um caianinho pioneiro na UDV
| 8 abril, 2019
Natural de Salvaterra, Ilha do Marajó (Estado do Pará), Raimundo Pereira da Paixão (in memorian) nasceu em 8 de abril de 1933 e hoje estaria inteirando 86 anos. Aos 14 anos, mudou-se com seus pais e irmãos para Porto Velho (RO), onde trabalhou inicialmente como estivador. Conheceu o “Seu” Gabriel (Mestre Gabriel) ainda na década de 1950, quando ambos trabalhavam no setor de enfermagem do Hospital São José. Também frequentaram juntos o Terreiro de São Benedito. Pessoa alegre e cativante, Mestre Paixão foi um dos primeiros mestres antigos da União do Vegetal a sair de Porto Velho para atender a necessidade de expansão da UDV.
Abaixo, reproduzimos um texto de autoria dos filhos Ivo Marcelo Barbosa da Paixão e Silas Barbosa da Paixão publicado nesse Blog em 2017:
Mestre Paixão, amigo do Mestre e da UDV
Raimundo Pereira da Paixão (Mestre Paixão) nasceu em 08 de abril de 1933, na cidade de Salvaterra (Pará), filho de Oswaldo Alves da Paixão e de Elisa Pereira da Paixão. Mudou-se para Porto Velho (RO) aos 14 anos, começando a frequentar o batuque de São Benedito que era de sua madrinha de fogueira, Ceci Lopes Bittencourt, conhecida como Chica Macaxeira.
Era o mesmo batuque que José Gabriel da Costa, o Mestre Gabriel, frequentava, antes de criar a União do Vegetal. Nessa época, Raimundo e José Gabriel se tornaram amigos e compadres. Raimundo também conhecia um pouco de esoterismo e o Espiritismo de Allan Kardec.
Com a mudança do José Gabriel para o seringal, eles ficaram três anos sem ter contato. Quando voltou para Porto Velho, em 1965, e já tendo criado a União do Vegetal, José Gabriel convidou Raimundo para conhecer o chá Hoasca. Porém, o advertiu que quando fosse beber o chá, não ingerisse bebida alcoólica no dia. Isto fez com que demorasse um ano até ele ir, pois toda vez que lembrava do convite, já tinha ingerido bebida alcoólica.
Clique aqui e leia o texto na íntegra.
Em 2018, o Blog da UDV produziu uma série de publicações em homenagem ao M. Paixão. Elas podem ser acessadas clicando aqui.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Bom exemplo a seguir, de Luz Paz e Amor, um mestre que trabalhou pela Paz….Deus Abençoe a essa Família e todos nós.
Luz, Paz e Amor, sempre, na jornada espiritual deste que é o nosso Mestre Paixão! A ele e todos os pioneiros que junto ao Mestre Gabriel iniciaram a União, minha eterna Gratidão!
Gratidão aos irmãos que fazem este Blog, o Site Oficial da nossa UDV e a todos os Departamentos dessa Sagrada Instituição!
Saúde para todos!
Abraço fraterno!
Gratidão a este bom mestre, tenho boas lembranças dos seus ensinamentos.
Abraços a toda família e amigos!!
Uma pessoa que transmitia paz, quero ter sempre gravado na minha memória a sessão que assisti dirigida por ele no N Boa Vista, mesmo debilitado cumpria seu dever de ensinar as pessoas os ensinos do nosso Grande Mestre. Um homem de paz é assim que me lembrarei sempre dele.
Viva o M. Paixão!