Mestre José Roberto Souto Maior, 70 anos de caminhada

Salomão Taumaturgo Marques*

| 31 Agosto 2017

Arquivo pessoal.

Nesta data de 31 de agosto de 2017, inteira 70 anos de vida José Roberto Souto Maior, Mestre na União do Vegetal formado pelo Mestre José Gabriel da Costa, em Porto Velho (RO). Ao longo dos seus 48 anos de UDV, atravessou dificuldades e colheu alegrias, nunca deixando de trilhar o caminho desta Sagrada União, em obediência à palavra do Mestre: “Ruberto** Souto Preso, é o maior preso que tem na União do Vegetal”. Com estas palavras em um tom bem-humorado e amigo, Mestre Gabriel ligou mais um discípulo para expandir o seu conhecimento e a irradiação do seu amor aos caianinhos.

O amor de Mestre Roberto Souto pela União do Vegetal é visível, e nos diz: “Eu tenho o desejo de ver a bandeira da União hasteada em todas as nações, essas bandeiras são os Núcleos da União, são esses barquinhos que navegam junto ao Grande Navio”.

A ligação de Mestre Roberto Souto com a natureza e a espiritualidade vem desde criança. Uma vez me disse que, aos 12 anos de idade, já tinha no pensamento o desejo de saber o que é o sol, a lua e as estrelas. Nesse período de vida, seu pai, Sr. João Patrício Souto Maior, era proprietário de um parque de diversões chamado “Estrela do Norte”. Um dia nesse parque, com o céu limpo, iluminado pela luz do luar e com o brilho das estrelas, seu pai lhe faz uma revelação: “Meu filho, olha aquela estrela, um dia você vai se encontrar com ela”. E esse dia chegou, Roberto se encontrou com sua estrela-guia, Mestre Gabriel e a União do Vegetal.

A fraternidade do Mestre Gabriel o cativou para ficar na UDV; ele conta: “Uma vez eu cheguei à casa dele na hora do almoço, ele estava com o prato em cima da mesa e dividiu a alimentação que ali estava no meio e me disse: – ‘Ruberto, tá aqui, vamos almoçar juntos’. E eu falei ‘não precisa Mestre, eu vou almoçar em casa’. E o Mestre insistiu: – ‘Não, você vai almoçar comigo. Pequenina, pega uma colher pro Ruberto’. E peguei a colher, ele comeu uma parte e eu a outra. Ele estava mostrando pra mim que temos de ser fraternos com nossos irmãos, me deu um exemplo de fraternidade que ficou gravado em minha memória”.

Coração do Mestre

Na data de hoje, dando continuidade à sua dedicação pela UDV, Mestre Roberto Souto está presenciando a elevação da Distribuição Autorizada de Rio Branco (AC) para Núcleo, que tem o nome de Coração do Mestre***. Ele é fundador dessa DAV e será o primeiro Mestre Representante do novo Núcleo. Faço votos de que esse coração sagrado do Grande Mestre Gabriel lhe ilumine cada vez mais com sabedoria e firmeza.

A irmandade deste Centro o saúda e expressamos o nosso reconhecimento pelo seu trabalho prestado à União do Vegetal e ao Mestre Gabriel, seu amigo fraterno, justo e leal.

Que o Divino Mestre lhe cubra com bênçãos, saúde e muitas alegrias junto com sua família!

*Salomão Taumaturgo Marques é integrante do Corpo Instrutivo da Sede Geral (Brasília-DF) e Presidente do Conselho Fiscal da Diretoria Geral do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal.

**Mestre Gabriel o chamava desta maneira e não como “Roberto”.

***Coração do Mestre é o nome de uma Chamada de autoria do Mestre Roberto Souto. Ele é autor de outras cinco Chamadas, são elas: Caminho Claro, Grande Esperança, Bem-te-vi, Senhora das Águas e Água da Vida.