Mestre Herculano, Homem de Confiança

| 15 Novembro, 2019

Saulo Da Rós*

Foto: acervo pessoal.

Francisco Herculano de Oliveira, também carinhosamente chamado de Chico por seus familiares e amigos mais próximos, ou simplesmente Mestre Herculano, é um dos Mestres formados pelo Mestre Gabriel. Nascido em 15 de novembro de 1935, está inteirando hoje 84 anos.

A alegria impressa em seu semblante e palavras, bem como a ligeireza de pensamento, aliados a um grande coração, são qualidades que revelam a trajetória de mais um bom cearense que o Mestre cativou para ser um de seus discípulos.

Foi também de uma forma muito interessante que Mestre Herculano recebeu sua graduação de Mestre na União do Vegetal. Desde que chegou, rapidamente entendeu a mensagem do Mestre Gabriel, e por isso buscou aproximar-se e atender com prontidão as necessidades da União.

Ainda no Corpo Instrutivo, em 1969, recebeu a responsabilidade de preparar o Vegetal, a qual exerceu até 1974. Neste ínterim, em 1971, estava marcado um Preparo, e ele não pôde comparecer por precisar cuidar de sua filha, portadora de necessidades especiais, que estava precisando de sua atenção. Em um tempo que não existia telefones residenciais, celulares ou muito menos WhatsApp, não foi possível avisar que não compareceria. Foi quando então, durante a Sessão deste Preparo, dias antes do 22 de julho de 1971, o Mestre Gabriel disse: “o Herculano não veio. Com certeza aconteceu alguma coisa na casa dele. Pode dizer a ele pra mandar bordar uma estrela na camisa dele pra ele receber dia 22 de Julho”. 

Um acontecimento simples, mas, de grande significado e com muitos ensinamentos. O maior deles é a confiança que o Mestre Gabriel tinha na pessoa do Herculano, que naquele momento era convocado à Mestre mesmo em sua ausência física. Com sua forma direta, porém carismática de dizer sua verdade, Mestre Herculano, quando conta este acontecimento, geralmente diz: “se fosse outro ia dizer que era mistério e não me convocava, tá?”.

Dedicação

Este gesto, que mostra a ligação do Mestre com seu discípulo, estava alicerçado na dedicação demonstrada por Mestre Herculano, na firmeza da sua palavra e na moral construída desde sua chegada à UDV. Gesto este que Mestre Herculano não somente fez por merecer, mas que também honra há 48 anos, preservando a mesma estrela recebida de seu guia espiritual.

Com ela, para a felicidade de muitos amigos que o admiram e o acompanham por tantos anos, ocupou o lugar de Mestre Geral Representante por 2 mandatos (6 de janeiro de 2009 a 6 de janeiro de 2015), em um período muito importante de nosso Centro no qual a UDV comemorou 50 anos e teve grande expansão e exposição diante das autoridades.

Com uma palavra segura, seu talento de doutrinar é único. Não somente por sua oratória emblemática, que vai direto ao coração, mas principalmente por sua força moral. Com uma prática limpa, possui a habilidade de trazer a doutrina reta com muita seriedade, mas também com muita educação. Por esta habilidade recebeu do Mestre Gabriel o título de Amansador de Cavalo.

Uma vez perguntaram-lhe: “Mestre, por que o senhor recebeu o título de amansador de cavalo?” Sem pensar muito ele responde: “Porque eu não sou cavalo, tá?”

Pensamento rápido

Ao saber de discípulos que comentaram preferir uma Sessão com mais ensinamento do que doutrina, já ouvi ele dizendo: “Feliz de quem tem doutrina como ensinamento, tá?”. Também em um outro momento, quando por uma pergunta ele percebeu a insatisfação de um irmão com o Quadro de Mestres, ele respondeu perguntando: “O senhor já é Mestre? Pois procure ser Mestre desde hoje, para quando o senhor receber a estrela ter condição de fazer melhor”.

E é com seu pensamento rápido, simples e sempre muito alegre que Mestre Herculano muitas vezes simplifica os entendimentos com suas “tiradas de Mestre”, inclusive quando descreve o ser humano e suas ações através do zoológico interno. Um conhecimento profundo que faz com que, muitas e muitas vezes, alguns discípulos fiquem impressionados após uma resposta dele: “Como é que ele sabia? Ele descreveu exatamente o que estou vivendo e me disse exatamente o que eu estava precisando ouvir!”

Um homem simples de pouco estudo material, mas com imenso coração, e que nele guarda uma grande fortuna: a paz. Sem se dizer grande, a grandeza do velhinho está na simplicidade de suas atitudes e na força de seus exemplos. Sem se envaidecer por cargos, está sempre no meio do povo, próximo dos mais simples, e aconselhando que este é o trabalho da União. Ensina sempre que não devemos nos aproximar das pessoas por algum interesse ou apenas dos “mais chegados”, mas sim procurarmos ser verdadeiros irmãos.

Admiração

Foi por esse cativar que construí grande admiração por essa pessoa que, na minha juventude, chamava de Chico Herculano. Sempre rodeado de jovens, conquistou cadeira cativa nos nossos corações através de sua autenticidade e amorosidade. Como dizia Cora Coralina “Faz de tua vida mesquinha um poema. E viverás no coração dos jovens e na memória das gerações que hão de vir”. É muito bom vê-lo inteirar 84 anos, ainda hoje com muita disposição e levando sua palavra amiga a milhares de irmãos que já estão na União.

Pelo seu exemplo e amizade há 9 anos, dentre uma das visitas em sua casa, o convidei para celebrar meu casamento com a Hana. A primeira resposta foi da Ritinha: “se não for pra vocês descasar ele celebra o casamento de vocês sim!”. E com a responsabilidade crescendo, após algumas boas conversas e brincadeiras, ele aceitou.

Perguntei então a ele qual era a melhor lua para marcarmos o casamento e ele respondeu: “A melhor lua é juízo! Olha os casais no interior do Nordeste que nem pensaram em lua e estão há 40, 50, 60 anos juntos. É o juízo que vale, tá?”. E após esta e muitas outras alegres orientações, até o casamento e até os dias de hoje, temos muita gratidão pela presença deste casal tão especial em nossa família e de toda irmandade. Nelson Gonçalves, na música O Escravo e o Rei, traduz como vejo este nobre casal: “É um rei, quem tem rainha bela e é escravo dela, mas de si mesmo é senhor”.

E já falando da senhora Rita Gomes de Oliveira, a Conselheira Rita, não poderíamos deixar de homenageá-la. Aniversariando no dia seguinte de seu companheiro, nasceu no dia 16 de novembro de 1948, e amanhã está inteirando 71 anos de idade.

Com o dom do conselho, Ritinha traz sua palavra amiga a quem precisa. Com alegria e transparência sua mensagem  vai direta ao interlocutor. Pessoa que também teve boa convivência com o Mestre Gabriel. Não é de estar sempre falando ou fazendo chamadas, mas tem boa memória e muitos bons exemplos.

A União do Vegetal é um Arvoredo e nós podemos, verdadeiramente, considerar este nobre casal pioneiro, uma raiz forte desta União. É para mim uma honra escrever em nome de tantos amigos que querem bem e que desejam um feliz aniversário ao Mestre Herculano e à Conselheira Rita nestes dias que trazem tanta felicidade à nossa irmandade.

E não podendo concluir esta homenagem de outra forma, a não ser com a inteligência carismática do velhinho, certa vez um discípulo perguntou-lhe:

“Mestre, como faço pra ter uma energia boa lá em casa?”. Mestre Herculano prontamente respondeu: “Pagando a conta de luz em dia, tá?”

Felicidade pra todos, forte abraço!

*Saulo Da Rós é integrante do Corpo do Conselho do Núcleo Gaspar (Brasília-DF).