Mestre Herculano: 90 anos de história
Edilson Oliveira Neves*
| 15 Novembro, 2025
Francisco Herculano de Oliveira, chamado carinhosamente de “Fransquim”, quando criança, por seus familiares e amigos mais próximos, hoje é conhecido como Mestre Herculano no âmbito da União do Vegetal. Nasceu aos 15 dias do mês de novembro de 1935, no estado do Rio Grande do Norte, sendo registrado no Ceará e tendo fixado residência na região norte do país desde muito jovem. É um dos Mestres da origem, formados pelo Mestre Gabriel, tendo ocupado o cargo de Mestre Geral Representante – grau mais alto da UDV – por dois mandatos consecutivos, entre os anos de 2009 e 2015. Hoje está inteirando 90 anos de idade com saúde e muita disposição – trabalhando diuturnamente por si, pela sua família e pela União do Vegetal.
Mestre Herculano é uma pessoa importante no campo da doutrinação religiosa. É um Mestre muito respeitado, conhecido por sua habilidade de ensinar e orientar os discípulos na União do Vegetal. Com um conhecimento profundo da doutrina, costuma usar uma linguagem simples e direta, o que facilita bastante a compreensão das pessoas. Além disso, frequentemente traz exemplos práticos, tornando o ensinamento mais acessível aos caianinhos de todas as idades. Essa maneira de ensinar tem despertado a admiração de muitas pessoas, pois facilita a compreensão e a valorização dos ensinamentos cristãos e do Mestre Gabriel.
O seu jeito de ensinar vai além das fronteiras materiais. Mestre Herculano é, sem dúvida, um exemplo de força e dedicação no caminho da UDV. Sua experiência é percebida não só pelos seus familiares, mas também por todos que estão ao seu redor.
Ele tem uma metodologia única de ensinar, especialmente durante as Sessões, sempre fazendo perguntas para motivar os discípulos. Sua maneira de transmitir os ensinamentos é direta e baseada nas palavras do Mestre Gabriel, permitindo que os discípulos compreendam melhor sua mensagem.
Dos meus 14 aos 24 anos, morei com ele, tia Ritinha e filhos. E em 1982, recebi do Mestre Herculano meu primeiro copo de Vegetal e comecei a aprender com ele os primeiros ensinamentos da União. E os que se seguiram também vieram por meio dele e de outros Mestres da Origem. Sempre observei e admirei sua maneira sincera de deixar claro o seu compromisso de ser um discípulo fiel aos ensinamentos do Mestre Gabriel. Certo dia, em uma Sessão, um discípulo perguntou: “Mestre, como faço para seguir no caminho de Deus?” E o Mestre Herculano respondeu rapidamente: “Você tem que sair do beco! Porque no beco é onde tá o bicho.”
A fidelidade é uma virtude importante que todos devemos entender e cultivar. Mestre Herculano sempre demonstrou, por meio de suas ações e sua maneira de viver, que é um discípulo leal ao Mestre. Ele é um dos maiores, senão o maior, doutrinador da UDV, e essa dedicação fica marcada na memória de muitos que o conhecem. Por essa habilidade e compromisso, Francisco Herculano recebeu do Mestre Gabriel a estrela de Mestre e também o título: “Amansador de cavalo”.
Forjado na dureza da vida, desde cedo, aprendeu a enfrentar as dificuldades com coragem e resistência. Com uma fala firme e confiante, tem um talento especial para ensinar e orientar. Seu jeito direto, que vai ao ponto, aliado à sua força de caráter, faz toda a diferença. Como costuma dizer, com uma prática limpa, ele consegue transmitir “a doutrina reta e com muita seriedade, sempre com educação e respeito”.
Neste dia 15 de novembro, comemoramos o seu 90º aniversário de vida. Sua dedicação e amor à sua família e ao próximo são uma grande inspiração para todos nós. Essa homenagem é uma oportunidade de reconhecer a importância que ele tem em nossas vidas, seja no aspecto material, espiritual ou social. Sua trajetória é um exemplo do amor de Deus e de como esse amor pode transformar positivamente as nossas vidas. Que este aniversário seja mais do que uma celebração, mas também uma oportunidade de renovar nosso compromisso com os ensinamentos do Mestre. Parabéns, Mestre Herculano! Que muitos anos de saúde e felicidade ainda estejam por vir.
Mestre Herculano também é um grande amigo, um pai dedicado e um professor admirável. Somos todos felizes por termos a oportunidade de conviver ao lado dele. Quero dizer da minha gratidão pelos momentos de alegria que ele nos proporciona. Sou grato também por sua força, pelo exemplo que nos dá e pelas palavras sempre sábias e orientadoras. Peço ao bom Deus que continue abençoando sua vida e, por meio de suas palavras, que esse mesmo Deus nos conceda força e determinação para seguir nesse caminho. E, claro, registro também meus votos de felicidade à Conselheira Ritinha, sua adorável esposa, que no dia de amanhã, 16, também faz aniversário – fortalecendo a alegria da família com sua presença e bom humor. Um casal que tem seu valor na União do Vegetal e nos ensina a importância dos bons amigos.
E por falar em amigo, em uma Sessão, um irmão perguntou ao Mestre Herculano: “Mestre, por que o cachorro é considerado o melhor amigo do homem?” A resposta foi direta e elucidativa: “Porque ele não conhece dinheiro, tá?”
Essa resposta toca um ponto essencial: a lealdade do cachorro não está vinculada a interesses financeiros, mas sim a um vínculo genuíno que também pode ser raramente encontrado na sociedade humana moderna. Essa conexão profunda é um exemplo claro de como a amizade verdadeira pode enriquecer nossas vidas sem se basear em valores materiais.
–
* Edilson Oliveira Neves é Mestre Central da 1ª Região da União do Vegetal (Porto Velho – RO) e também sobrinho de Mestre Herculano.
Português

