Mestre Florêncio, exemplo de superação e de responsabilidade

Floriano Moraes de Carvalho*

| 14 abril, 2017

Mestre Florêncio, em 1993 – Campinas (SP) | Foto: Luiz Trazzi (DMC/DAV Formosa)

É com grande alegria que comemoramos hoje, 14 de Abril de 2017, o dia do nascimento do Mestre Florêncio (Florêncio Siqueira de Carvalho), pessoa de valor inestimável, a qual lembramos com muita saudade e carinho. Nesta data, em 1932, nascia um grande amigo que, com muito sacrifício, deu exemplos de superação e de responsabilidade, plantando de forma legítima o amor para com o próximo. Durante sua trajetória de sofrimento, da infância no estado do Ceará, até a fase adulta, no Norte do Brasil, teve que suportar muitas dificuldades; como a fome na infância e o regime de semiescravidão adotado em alguns seringais onde trabalhou, tendo por vezes que lutar pela própria vida e sobrevivência.

| Um Mestre na UDV, Formador De Muitos Mestres (leia mais).

Ao conhecer a União do Vegetal, com o Mestre Gabriel, soube fazer rapidamente a leitura da essência e dos objetivos desta sagrada religião, ainda em seu início; obtendo, posteriormente, grande êxito na consecução da edificação dessa nossa sociedade, ganhando papel considerável no trabalho de expansão da UDV. Tal como um filho, que recebe com alegria uma responsabilidade de seu admirável pai, instituiu dentro de si a força necessária para não decepcioná-lo no objetivo de trazer o vegetal para Manaus.

Assim, com a autorização do Mestre Gabriel, trouxe o vegetal para Manaus e experimentou a feliz e árdua missão de auxiliar, com significativa parcela, na consolidação dessa nossa instituição. Demonstrando, não somente força e competência, mas também, um nível raro de amor no coração; pois as características pessoais, as quais lhe foram dadas, serviram de sustentação para realizar a sua missão. Com o sentimento de apresentar o vegetal a sua família, Mestre Gabriel o utilizou como semente, para que a sua obra viesse a ser conhecida por nós e por diversas outras pessoas.

Em se tratando de um ser humano tal qual o Mestre Gabriel, é natural a existência de discípulos com qualidades suplementares na convergência de sua obra. Muitas histórias de alegria e bons exemplos estão perpetuadas no seio de nossa sociedade e registradas em nossos corações, em função da contribuição deste líder que deu a muitos, indistintamente, a oportunidade de conhecer esta sagrada fonte de nome União do Vegetal.

A alegria permeou sua vida, cativou e libertou muitos de nós. Os obstáculos foram vencidos, em uma composição de amor, inteligência e resistência. Sobretudo, o marcante sorriso de criança, que refletia a personalidade inocente na história de um grande Homem.

Saudamos este dia, em memória à quem legitimamente conseguiu gravar no coração a Estrela Divina Universal.

*Floriano Moraes de Carvalho é filho do Mestre Florêncio e integrante do Corpo do Conselho no Núcleo Caupuri (Manaus-AM).