Blog da UDV celebra os 76 anos do Mestre Roberto Souto

Salomão Taumaturgo*

| 31 Agosto, 2023

Hoje inteira 76 anos de vida José Roberto Souto Maior, Mestre Roberto Souto, nascido em 31 de agosto de 1947, em Campina Grande (PB). É o quarto filho, de 12, da família do pernambucano João Patrício Souto Maior e da paraibana Amarílis de Luna Souto Maior.

“Aquela estrela está lhe esperando

Sua mãe era católica e tinha como profissão a arte de ensinar, professora disciplinada do primário, amava o que fazia. Desencarnou cedo, aos 34 anos, na Bahia, deixando os filhos todos pequenos e muitas saudades à sua numerosa família e amigos. Roberto Souto sente profundamente a ausência precoce da mãe, tendo assim muitos desafios na infância ao ter que auxiliar o pai na missão de conduzir a família.

Seu pai era um eletricista, pessoa honrada, sem vícios, de bom coração, honesto e trabalhador. Também de origem católica e conhecido onde vivia como uma pessoa pacífica e que auxiliava as pessoas em dificuldades.

O Sr. João Patrício tinha um parque de diversões chamado “Parque Estrela do Norte”. Colocou esse nome após ter uma visão de uma estrela brilhando, que se apresentou em um momento que ele estava cruzando uma situação difícil de ordem material. Foi quando ele teve a ideia de criar um parque de diversões.

Quando criança, Roberto Souto sempre manteve em seu coração o querer de auxiliar seu pai e seus irmãos a terem um melhor conforto material.  Relata que o parque de diversões ficava na frente de sua casa e na entrada do parque havia uma placa que dizia: “Parque Estrela do Norte”.

Roberto conta que um dia, aos 12 anos de idade, estava à frente de sua casa olhando o parque, sofrendo ao ver as dificuldades que sua família atravessava, e nesse momento pediu a Deus uma orientação para sair daquele sofrimento: 

“Pedi do fundo do meu coração: “Que esta Estrela do Norte norteie a minha vida”. Pedi com muita fé, com muita força”.

Nesse momento as lágrimas caíram de seus olhos. E seu pai, o vendo triste e chorando, lhe disse:

“Meu filho, olhe para o céu, está vendo aquela estrela? Aquela estrela está lhe esperando, um dia você vai reencontrar com ela”.

Eu já te esperava”

E após diversos anos, a convite de seu amigo Raimundo Nonato Marques, Roberto Souto chega em Porto Velho (RO), em janeiro de 1970, e se reencontra com o Vegetal, e com a estrela que já estava lhe esperando, Mestre Gabriel.

Ao chegar na casa do Mestre Gabriel, Roberto Souto o viu sentado em uma rede conversando com Mestre Pequenina. O Mestre Gabriel, ao vê-lo chegando, se levanta da rede de forma ágil e alegre, e lhe dá um abraço forte e fraterno, como um pai abraça um filho, e afirma a Roberto, depois de um breve diálogo: “eu já te esperava, de muito tempo”, e também que ele, Roberto, está “preso” na UDV, num sentido figurado para demonstrar a perenidade de sua missão perante esta religião.

Desse abraço fraternal de Mestre Gabriel, Mestre Roberto Souto vem trabalhando neste caminho da UDV há mais de 50 anos. Sempre na busca de ser uma pessoa melhor e de ensinar o que aprendeu com seu Guia Espiritual.

Mestre Roberto Souto, é uma pessoa de bom coração, amigo, alegre e detentor de diversas qualidades. Dentre os dons especiais que possui, destaca-se o dom da oratória, o qual utiliza para transmitir com mais facilidade os ensinamentos da UDV, que, com sua boa memória, conseguiu receber e gravar do Mestre Gabriel.

Seguir com os primeiros irmãos

Mestre Roberto Souto recebeu a responsabilidade de Mestre Assistente, designado pelo Mestre Gabriel, para o período de 22 de setembro a 22 de novembro de 1971. E exatamente nesse período, Mestre Gabriel desencarnou, em 24 de setembro de 1971, e Roberto Souto, próximo dos 23 anos de idade, ficou sendo a pessoa responsável pelo rebanho da UDV naquele período de Assistência, eis que ainda não havia Mestre Geral Representante designado.

Roberto, apesar de ser o mais novo entre as pessoas formadas pelo Mestre Gabriel, mereceu dele a confiança de estar à frente da UDV no período de sua passagem ao plano espiritual, junto com o apoio de todo o Quadro de Mestres da época – o mesmo que, em 1972, elegeu Mestre Monteiro o primeiro Mestre Geral Representante.

É sempre bom reconhecer o trabalho dos valorosos primeiros irmãos que mantiveram, e mantêm, o querer de continuar nessa caminhada, estruturando a UDV para que possamos estar hoje bebendo o Vegetal e seguindo neste caminho de luz. E nos conscientizando da orientação de Mestre Gabriel, registrada em uma carta dirigida ao Mestre Bacurau em 1967: “Seguir com os primeiros irmãos”.

Caro amigo Mestre Roberto Souto, externamos neste seu aniversário a nossa gratidão pelo seu trabalho nesta boa União. Que o Mestre Gabriel esteja em sua consciência e em seu coração, lhe abençoando e iluminando, para que possa continuar a sua missão na UDV com amor e alegria, junto com seus irmãos. Que tenhas ao longo de sua vida saúde e a grande fortuna de seu Guia Espiritual: a Paz.

Salomão

*Salomão Taumaturgo é integrante do Quadro de Mestres da Sede Geral e Vice-Presidente da Associação Prosperar.

Atualizado em 9 de setembro de 2023.

6 respostas
  1. Auzeni
    Auzeni says:

    Felicidades M Roberto Souto, que o Mestre Gabriel le de Saúde, Paz , Amor, alegría,Sabedoria y prosperidad en tu vida que disfrute deste nuevo año con esta misión de transmitir las enseñanzas del grande Mestre. Gratidao por tu trabajo.abrazos fraternos

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário