Mestre Raimundo: um homem simples do sertão nordestino
Emerson Monteiro*
| 22 fevereiro 2018

Hoje, 22 de fevereiro de 2018, faz um mês que o Mestre Raimundo Nonato da Silva (Núcleo Santa Fé do Cariri, Crato-CE) fez a passagem, deixando uma ausência enorme em nossa irmandade, tocada nos sentimentos, em face da saudade que aqui ficou.
Cabe agora a nós, principalmente aos que puderam conviver mais de perto com ele, exercitar o que Mestre Raimundo ensinou nas suas atitudes e praticados. Motivo de responsabilidade aos que testemunharam sua história rica de transformação e coerência.
Conheço Mestre Raimundo desde os anos 70, quando começou a trabalhar como jardineiro e zelador do sítio onde eu morava com minha família, no Bairro Grangeiro, em Crato.
Era um homem simples do sertão nordestino, que nasceu na Serra de Santa Helena, no município de Exu, em Pernambuco, no dia 7 de setembro de 1960. Durante sua breve vida, exerceu as profissões de agricultor, jardineiro, comerciante, eletricista, pedreiro, pintor e bombeiro hidráulico.
Bebeu o Vegetal logo nas primeiras vezes em que houve distribuições na Região, no início da década de 90, juntamente com sua companheira, Raimunda Maria Pereira da Silva (hoje Conselheira Raimunda), com quem teve quatro filhos (Oston, Osteana, Josiane e Josilene).
Aceitou, desde o princípio, a mensagem do Mestre Gabriel e tornou-se dele um seguidor. Sócio fundador do Núcleo Santa Fé do Cariri, sempre exerceu com dedicação e afinco as funções que lhe foram destinadas, inclusive nos cargos de Vice-Presidente e Presidente da Diretoria do Núcleo.
Exemplo de quem compreendeu a mensagem de Mestre Gabriel, organizou sua família, sua vida profissional e comunitária de modo a reunir larga folha de serviços prestados e o respeito de quantos com ele tiveram a grata oportunidade de conviver. Semeou a boa semente nos corações da Irmandade, sempre disponível à causa que abraçara na força da sua simplicidade.
Pai exemplar, atencioso, prestativo, alegre, bem humorado, trabalhador, honesto, irmão e Mestre querido no meio de todos. Eis alguns qualificativos que bem resumem a personalidade desse cidadão brasileiro, originário das classes mais humildes e que tão bem caracteriza o exercício prático da força transformadora da União do Vegetal, na sua missão de trabalhar pelo desenvolvimento das virtudes morais, intelectuais e espirituais do ser humano.
Neste dia, revemos quais caminhos alumiou através do exemplo de vida que viveu com alegria e coragem. Que as bênçãos do Divino Mestre nos deem força na compreensão da Verdade maior e que a Luz, a Paz e o Amor estejam com o mestre Raimundo Nonato em sua nova jornada pelos campos do Senhor!
*Emerson Monteiro é integrante do Quadro de Mestres do Núcleo Santa Fé do Cariri