Mestre José Carvalho: um construtor de templos e de amizades
Flavio Mesquita da Silva*
| 19 fevereiro 2018
O título acima é o que melhor traduz este sertanejo, cidadão do mundo, José Florêncio de Carvalho, mais conhecido como Mestre José Carvalho, que hoje, 19 de fevereiro de 2018, comemora seu aniversário de 83 anos. Tive a alegria de conhecer esta pessoa carismática, de boa vontade no servir, numa Sessão do Quadro de Mestres, em 1979, na Sede Geral da União do Vegetal, quando ainda era em Porto Velho-RO.
Nesses quase 40 anos de convivência e amizade, pude testemunhar sua importante participação em muitos momentos da história do Centro. Conhecido pela fala simples, clara e direta, tem dedicado sua vida à Obra do Mestre, com desprendimento, na criação de Núcleos e na atenção aos discípulos, especialmente na orientação aos casais.
Filho de Manoel Florêncio de Carvalho e Cecília Nunes de Carvalho, nasceu em Juazeiro do Norte (Ceará) em 19 de fevereiro de 1935, num ambiente de extrema simplicidade e de pouquíssimos recursos. Dos 19 filhos nascidos, sobreviveram, além de José, 2 irmãos e 3 irmãs, dos quais se destacam, na União do Vegetal, os Mestres Florêncio e Geraldo Carvalho, e as Conselheiras Anita e Mariquinha, todos com longa e amorosa dedicação a esta Obra.
Casado com a Conselheira Ozélia desde 10 de janeiro de 1959, o casal teve sete filhos (Marlucia, José Filho, Marlídia, Jaílson, Margareth, Jocimar e Marilu), e constitui, com os irmãos acima citados, talvez a mais numerosa família na UDV: os Carvalho.
O início na UDV
José Florêncio de Carvalho comungou o Vegetal pela primeira vez na segunda Sessão realizada em Manaus, no dia 4 de agosto de 1967, das mãos de seu irmão, Florêncio Siqueira de Carvalho. Mereceu conhecer Mestre Gabriel, com quem bebeu o Vegetal algumas vezes em Porto Velho e Manaus, inclusive em Sessão Instrutiva. Chegou ao Corpo do Conselho em 1971, e ao Quadro de Mestres em 1979. Suas duas chamadas, Luz do Chacronal e Estrela Dalva, trazidas em 1968, integram o acervo da União do Vegetal, sendo a primeira feita na presença do próprio Mestre Gabriel.
Em Manaus, foi Mestre Representante nos Núcleos Caupuri e Tiuaco. Auxiliou nos primeiros momentos da União do Vegetal em Rio Branco (Acre), onde surgiu o Núcleo João Lango Moura. Dirigiu a primeira Sessão de Adventícios em Boa Vista (Roraima), dando continuada atenção à irmandade em formação, enquanto ocupava a Representação do Núcleo Caupuri (Manaus-AM). Também foi fundador e Mestre Representante do Núcleo Jardim do Chacronal, em Tefé, no Estado do Amazonas.
Teve participação muito relevante na expansão da União do Vegetal na Região Sul (hoje, a 9ª Região do Centro) como fundador do Núcleo Estrela Dalva (Florianópolis-SC), e como Mestre Central. Posteriormente, retornou em 2008 à Região, e fundou a Distribuição Autorizada de Vegetal de Imaruí (Santa Catarina), onde atualmente frequenta.
Responsável pela construção dos templos dos Núcleos que fundou, por onde andou, Mestre José fez amigos. E continua fazendo. Hoje, ele faz 83 anos de vida bem vivida, cercado de amigos e cheio de histórias para contar.
*Flavio Mesquita da Silva é Mestre Responsável pela DAV de Imaruí-SC.