Mestre Antunes – um homem de bom coração
Giuliano Villa Nova (*)
| 13 fevereiro 2018
Fazer o bem, de coração, auxiliar a todos que o procuravam. Assim pode ser resumida a caminhada do Mestre Carlos Luiz Marcelo Antunes, o Mestre Antunes, na União do Vegetal. O mesmo bom coração que auxiliou, com alegria e presteza, por muitos anos, a tantas pessoas a recuperar a saúde, parou repentinamente nesta segunda-feira, dia 12 de fevereiro. Mestre Antunes fez a passagem em Guaramiranga (CE), aos 59 anos, enquanto passava o feriado na cidade, com amigos e familiares. Uma perda muito sentida para a UDV como um todo, pois ele tinha amigos em diversas partes do Brasil, e principalmente para a 11ª Região, onde ele era um de seus membros mais atuantes. Ele havia recebido a camisa de Mestre Assistente Central da 11ª Região há poucos dias, na Sessão de Escala Anual do dia 10 de fevereiro.
Formado pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Mestre Antunes era médico ginecologista e obstetra há mais de 30 anos, ele também era homeopata e trabalhava com terapia ortomolecular. Por muitos anos teve destacada atuação na Maternidade Escola Assis Chateaubriand, pertencente à UFC, auxiliando na formação de profissionais obstetras. Entre outras qualidades, era um dos médicos pessoais de Mestre Braga, Mestre Monteiro e de outros Mestres da Origem da UDV, que, com frequência, vinham e ainda vêm a Fortaleza para tratamento de saúde. E, na verdade, foram incontáveis pessoas que ele auxiliou ao longo dos anos, independente da classe social e do grau hierárquico no Centro, a recuperar a saúde e o bem-estar.
Natural de Cascavel (CE), Mestre Antunes chegou à União do Vegetal em nove de novembro de 1991, no Núcleo Tucunacá (Fortaleza-CE), e teve identificação praticamente imediata com a doutrina do Mestre Gabriel – tanto que se associou no dia seis de janeiro de 1992 –, engajando-se, inicialmente, na Equipe do Plantio. Sempre muito participativo e atencioso com a irmandade, não demorou a chegar aos graus hierárquicos, sendo convocado para o Corpo Instrutivo ainda em 1992, para o Corpo do Conselho em 1995 e para o Quadro de Mestres em 2001.
Em sua caminhada na União do Vegetal, ocupou os lugares de Tesoureiro, Vice-Presidente, Presidente e Mestre Representante (2009-2012) – todos no Núcleo Tucunacá. Por determinado período, também foi sócio do Núcleo Cajueiro Pequenino, onde participou de sua fundação, em 2007, e foi seu primeiro Presidente e Mestre Assistente.
Entre 2012 e 2015, Mestre Antunes foi Responsável, no Núcleo Tucunacá, pela Orientação Espiritual. No triênio 2015-2018, foi Coordenador Regional do Departamento Médico-Científico da 11ª Região, monitor do Departamento de Plantio e Meio Ambiente no Núcleo Tucunacá e também, no ano de 2017, exerceu a função de Vice-Presidente.
Casado com a Conselheira Elisabeth Sampaio de Oliveira Antunes, que sempre o apoiou e acompanhou em sua caminhada na UDV, Mestre Antunes deixa duas filhas (Emanuelle e Daniele), ambas sócias do Centro, e uma imensa quantidade de amigos que o tinham, muito mais do que um médico, um grande amigo.
Pouco antes da Sessão do dia 10 de fevereiro, quando recebeu a camisa de Mestre Assistente Central, Mestre Antunes enviou a seguinte mensagem aos Mestres do Conselho da Administração Central (Conace): “Estou sentindo um clima de amizade e confiança entre nós, um bom começo. Peço ao Mestre que continue nos iluminando, em busca da União e da amizade entre as pessoas. Bom trabalho, com Luz, Paz e Amor.”
Desejamos conformação aos familiares e amigos do Mestre Antunes neste momento, e que o Mestre Gabriel o receba em sua Luz, na eternidade.
–
(*) Giuliano Villa Nova é integrante do Quadro de Mestres do Núcleo Tucunacá e Vice-Diretor de Comunicação Interna do Departamento de Memória e Comunicação (DMC).