Núcleo Caupurí inteira 50 anos

*Edvanildo Lobo

| 29 julho, 2017

Irmandade do Núcleo Caupurí (22.07.2017) | Foto: DMC/Núcleo Caupurí..

O Núcleo Caupurí, que inteira hoje 50 anos de história, tem como marco de sua criação a primeira sessão de Vegetal realizada em Manaus (AM), no dia 29 de julho de 1967. Até então, a UDV existia apenas em Porto Velho (RO), instalada na residência de José Gabriel da Costa, o Mestre Gabriel, criador da União do Vegetal.

Clique aqui e acesse a Galeria de Imagens do Núcleo Caupurí.

A sessão foi em um sítio do então discípulo Geraldo Carvalho, irmão do Mestre Florêncio Carvalho, à época conhecido como Mestre Cruzeiro. Além do Mestre Florêncio, responsável por trazer o vegetal de Porto Velho para Manaus, estavam presentes seus cunhados Vicente Marques da Silva e Ozélia Gomes de Carvalho, e um homem identificado pelo nome de Sávio, que era o caseiro do sítio, e já havia bebido o Vegetal nos seringais.

Aproximadamente um ano depois da primeira sessão de Vegetal, Mestre Gabriel esteve em Manaus visitando a irmandade pela primeira vez. Voltou a visitá-la em 1970 e nos meses de março (retornando de Fortaleza-CE) e setembro de 1971. De Manaus, seguiu para Brasília, onde desencarnou em 24 de setembro de 1971.

Circulando o mundo

Em 1971, foi formada a primeira diretoria do Núcleo de Manaus. O próprio Mestre Gabriel indicou as pessoas para compor o colegiado e, na ocasião, falou as seguintes palavras: “Daqui a União do Vegetal vai circular o mundo”.

Depois do Núcleo Caupurí, originaram-se mais Núcleos pelo Brasil e exterior. Atualmente, a União do Vegetal tem sua Sede Geral localizada em Brasília-DF, 227 Núcleos e Distribuições Autorizadas de Vegetal no Brasil, Estados Unidos, Canadá, Peru, Portugal, Espanha, Reino Unido, Suíça, Itália, Holanda e Austrália.

Em 1976, o Núcleo Manaus passou a se chamar Núcleo Caupurí. Em dezembro do mesmo ano, recebeu o título de Utilidade Pública Estadual.

Rosário de Chamadas

Um fato significativo no Núcleo de Manaus aconteceu durante a derradeira sessão com a presença do Mestre Gabriel em matéria. Nessa ocasião, ele fez o Rosário de Chamadas que foi gravado pelo Mestre Florêncio de Carvalho.

Outro momento importante aconteceu em 1973, quando foi feita a primeira solicitação de estudo científico do Mariri, da Chacrona e do chá Hoasca, ao Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA).

Também merece registro a reunião da Administração Geral (órgão máximo da UDV na época), em 30 de outubro de 1982, no Núcleo Caupurí, que decidiu pela transferência da Sede Geral de Porto Velho para Brasília. A Sede Geral foi instalada em Brasília em 1º de novembro daquele ano.

**Edvanildo Lobo é integrante do Corpo Instrutivo do Núcleo Menino Deus (Manaus-AM). 

Pesquisa das fotos históricas: Miguel Almeida, auxiliar do Departamento de Memória e Documentação da 2ª Região e integrante do Corpo Instrutivo do Núcleo Caupurí.