Jovens da 12ª Região, cativando amizades e cultivando a Paz

Fausto Coimbra*

| 20 Novembro 2017

Encontro da 12ª Região reúne 200 jovens em Ubá-MG, setembro de 2017 | DMC/Núcleo Recanto das Flores.

Neste grande oceano, foi bom embarcar com os amigos, fortalecer os laços de amizade e conhecer os Mestres da Origem”. Assim, o caianinho Rayam Lago Bezerra, de 16 anos, definiu o Encontro de Jovens da 12ª Região, realizado no Núcleo Recanto das Flores (Ubá- MG), nos dias 7, 8 e 9 de setembro de 2107. A iniciativa reuniu cerca de 200 jovens dos Núcleos da 12ª região e do Núcleo Luz Dourada (Juiz de Fora- MG), convidado especial da 5ª Região.

Orientados pelo tema “Embarque e Vem aMAR”, os caianinhos de cada Núcleo vieram para o encontro representando uma barquinha, que compõe o Grande Navio, a União do Vegetal. Cada barquinha foi guiada pela história de um Mestre da Origem, que teve sua biografia apresentada pelos jovens tripulantes durante o encontro.

Mestre Pequenina, Mestre Braga, Mestre Manoel Nogueira, Mestre Pernambuco, Mestre Cícero, Mestre Monteiro, Mestre José Luiz, Mestre Florêncio, Mestre Herculano, Mestre Roberto Souto, Mestre Adamir, Mestre Paixão e Mestre Roberto Evangelista tiveram suas trajetórias relembradas em apresentações teatrais realizadas com objetivo de proporcionar aos jovens uma forma lúdica de conhecer a história dos primeiros irmãos do Centro.

Além das apresentações dos grupos de jovens de cada Núcleo participante, o Encontro contou também com dinâmicas para promoção de autoconhecimento, oficinas de yoga, defesa pessoal, sucos, origami e ciclo menstrual, exclusivo para as mulheres, em que jovens e mães participaram juntas. Teve, ainda, um animado campeonato de futebol e diversas apresentações musicais e de mágica, bem como, Sessão de Vegetal dirigida pelo Mestre Hiran Moreira, do Núcleo Sabiá, de Uberlândia (MG).

(Re)unindo pela amizade

No que diz respeito à importância do Encontro de Jovens, a Coordenadora do evento, Conselheira Fernanda Brandão (Núcleo Recanto das Flores), destaca que é uma forma de trazer os jovens para a União. “Um dos motivos que a gente quis trazer este encontro para Ubá foi porque a gente sentiu que nossos jovens estavam meio dispersos, (…) esse movimento serviu para poder unir novamente o grupo de jovens”.

O Mestre Representante do Núcleo Recanto das Flores, Antônio Luciano da Costa, que viveu a juventude na União do Vegetal, observa que “esses encontros servem para cativar as amizades”. Ele explica que é pelas amizades que desperta nos jovens o querer de ir nas Sessões, “de participar para encontrar com os amigos em um ambiente mais saudável”. A irmã Mirza Lago Bezerra (Núcleo Rencanto das Flores), 24 anos, que coordenou o trabalho de Produção da Biografia e das apresentações teatrais e musicais do evento, concorda: “Eu sinto que, para mim, dentro da União do Vegetal, nesta fase de jovem, uma das coisas mais importantes que eu tive, que fez eu estar e continuar na União, foi a amizade”.

O Mestre Central da 12ª Região, José Vitório, considera o Encontro de Jovens como uma das atividades mais importantes da Orientação Espiritual com Crianças e Jovens. “Ele (o Encontro) propicia uma convivência intensa e de longa duração dos jovens, possibilitando a expressão de talentos, a prática dos valores caianinhos de forma lúdica, contribuindo com preparação de jovens mais sadios, mais equilibrados e mais preparados para contribuírem com a paz no mundo, razão pela qual o nosso Mestre recriou a União”, conclui.

*Fausto Coimbra é integrante do Corpo Instrutivo do Núcleo Recanto das Flores (Ubá-MG).