Jornalista rememora entrevista que fez com Mestre Gabriel há 50 anos
| 28 Outubro, 2018
José Roberto Azambuja Borges Maciel*
No dia 28 de outubro de 1968, o jornalista Roberto Gueudeville publicou uma reportagem no jornal Tribuna do Povo, de Porto Velho (RO), com o título “O Vinho da Alma Transporta os Povos da Floresta Virgem”. Nela, conta sua experiência ao entrevistar Mestre Gabriel e conhecer a União do Vegetal. Desde então, o renomado jornalista republicou a matéria em jornais de outras capitais como Belém (PA), Manaus (AM) e Cuiabá (MT).
Eu localizei Gueudeville em 2002, quando ainda atuava como jornalista, escrevendo sobre o tema “Bioamazônia”. Na época, ele demonstrou ter uma memória admirável ao lembrar detalhes de seu encontro com o Mestre Gabriel, mas não foi possível gravar um depoimento com ele.
Recentemente, aos 82 anos de idade, autor de dois livros, Roberto Gueudeville finalmente concedeu uma entrevista ao Departamento de Memória e Comunicação (DMC) da UDV, na casa de sua filha Patrícia, em Natal (RN), aonde reside atualmente.
Neste 28 de outubro de 2018, aniversário de 50 anos de publicação da matéria “O Vinho da Alma Transporta os Povos da Floresta Virgem”, assista abaixo ao vídeo com o resumo da entrevista com Roberto Gueudeville:
–
*José Roberto Azambuja Borges Maciel é integrante do Quadro de Mestres do Núcleo Canário Verde (Brasília-DF).
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Muito emocionante a matéria. Parabéns amigo José Roberto e equipe.
Gostei da matéria. Bebo Vegetal há 20 anos dos quais cinco, foram vomitando em todas as sessões. Tenho no Mestre Gabriel, um guia que orienta minha vida. Além do mais, a União do Vegetal é um fábrica de se fazer amigos. Uma família!
Grato, amigo Armínio Pontes. Impressiona mesmo a força que a presença do Mestre Gabriel transmitiu a este Sr., que esteve com Ele só por 3 vezes! Um forte abraço!
Muito bom! Parabéns à equipe!
Caro amigo João Santana, em nome da equipe envolvida no trabalho, agradeço.
Muito bom trabalho de pesquisa é preservação desse relato.
Parabéns ao empenho de toda a equipe!
Rodrigo, agradeço em nome da equipe envolvida no trabalho. Um abraço.
Muito bom poder ouvir um depoimento desses. Fiquei emocionada por ver o Mestre Gabriel ter o seu valor reconhecido por uma pessoa que esteve em sua presença num período tão curto de tempo e ainda assim pôde enxergar tantas coisas.
Meus agradecimentos a todos os irmãos que participaram direta ou indiretamente da elaboração deste documentário de grande valia para o acervo histórico da UDV.
Darmí Ribeiro, Núcleo Canário Verde.
Grato a você também , Darmi Ribeiro, pelas colaborações que vem dando ao DMC do Núcleo Canário Verde, do CEBUDV.
Parabéns Mestre José Roberto, por resgatar esta historia. Ficou muito bom. É mesmo gratificante o contato com o Mestre, através da Hoasca, ou mesmo na reportagem do jornalista premiado, ou na entrevista feita. Grande abraço.
Grande abraço, Maria de Lourdes Hora Rocha. Grato pela atenção e pelo carinho. Cada momento de descoberta da vida de Mestre Gabriel é mesmo uma emoção gratificante, por estar mais perto deste ser de Luz.
Um Mestre que me guia e cuida do meu coração e me ensina que sou um ser que ainda tem jeito. GRATIDÃO! Realmente acredito que este senhor seja um privilegiado de ter olhado nos olhos de um ser de luz que com palavras firmes só deixou exemplos de grandeza humana na terra.VIVA A NOSSA UDV!!!!
Excelente. Bom ouvir um depoimento desses e de quem ainda não é sócio da UDV e depois de tanto tempo.
O bem só sabem quem recebe. É assim mesmo que me sinto com esse belo trabalho de resgate da história do Mestre. Ouvir falar sobre ele, sobre a vida dele, é um alento em dias que esperança pede um reforço.
Grata a todos amigos queridos que conheço e que ainda não conheci pelo belo trabalho que vem realizando.
Abs
Leticia
N.Rei Divino
São Paulo
Que bom que gostou, Letícia. Esse é um exemplo de trabalho que alegra tanto a quem assiste quanto a quem o realiza, pela grandeza da descoberta. Volte sempre ao Blog da UDV.
Beleza de Trabalho.
Beleza de depoimento.
Franco, Alto e cheio de Amor.
Grato, Zé.
Mais um, né amigo!?
Mais um desafio vencido, prezado Marcio Cardenuto. Como diz o ditado popular, encontramos “o fio de Ariadne” e encontramos a solução. Abraço grande!
E grato pelo apoio de sempre!
Parabenizo o DMC, o meu compadre M. Zé Roberto, os amigo M. Henrique e o M. Leonardo Bermegui, pela importante pesquisa, entrevista e registro deste valioso depoimento do jornalista Roberto Gueudeville, que nos traz mais um testemunho da luz do Mestre.
Estamos juntos, meu compadre. Grato pelo incentivo de sempre!
Gostei muito
Que beleza essa reportagem, de fato impressionante. Eu ainda não tinha ouvido falar a respeito desse jornalista e sua matéria de 1968 a respeito do Mestre Gabriel. Gratidão ao Zé Roberto, Ornelo, Raony e colegas, e ao DMC por este valioso registro.
Grato a você também, caro Dermeval, por suas boas contribuições ao Departamento de Memória e Comunicação da UDV.
Eu bebo o vegetal haá 18 anos e a minha vida mudou de forma magnífica e que me trouxe inúmeros benefícios. Sou grato a esse Mestre que vem me mostrando cada vez mais a Paz dentro de mim mesmo.
Assim seja.
Lindo trabalho, amigo José Roberto. Parabéns! Emocionante mesmo ver como o Mestre tocava e toca todos aqueles que dele buscam se aproximar.
Grato, Ramses. De certa forma, você acompanhou este garimpo do início ao fim, e contribuiu também.
Bem legal esse depoimento. Tive a impressão de se tratar de um discípulo antigo que veio na missão de colocar palavra em uma alta compreensão!
Tb tive esta impressão, amigo Clisomar.
Que coisa mais linda… lágrimas… amém…
A capacidade de impressão do Mestre Gabriel naqueles que se permitiram serem impressos, é sempre impressionante.
O relato, inobstante ao tempo, é vivido, podemos quase ver as cenas.
Parabéns pelo trabalho.
Luis, QS, NM Adamir
Tmj junto, amigo Luis Carlos Sampaio.
Emocionante depoimento. Parabéns a toda equipe por trazer essa preciosidade para nós.
Em nome da equipe envolvida no trabalho, agradeço, Aline.
Muito bom trabalho, promessas aos repórteres!
Grato
Cumprimento o jornalista José Roberto Azambuja e equipe por tão importante resgate. O depoimento do jornalista Roberto Gueudeville Loureiro, quem conheço desde os anos 1970, enriquece a memória do Centro Espírita e também valoriza o jornalismo brasileiro. Sou grato por ouvi-lo novamente, desta vez, por especial motivo: suas impressões a respeito do Mestre Gabriel.
Grato, meu bom amigo e também ótimo jornalista Montezuma Cruz. Suas notícias bem escritas e publicadas nos melhores jornais de Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul – além de Brasília, aonde nos conhecemos – fazem de você também uma memória viva daquela importante região brasileira. Um abraço!
Parabéns pelo trabalho de pesquisa e pela entrevista com o jornalista, eu mesmo desconhecia essa matéria que ele escreveu. Vocês sabem informar em qual jornal de Cuiabá e a data que ela foi publicada?
RESPOSTA: Prezado Marcus, foi feita uma extensa pesquisa pelo DMC da 2ª Região e essa informação não consta lá. Podemos verificar novamente e informá-lo.
Caro Marcus Levy, se não me engano, a matéria foi replicada no “Diário de Cuiabá”. Eu recebi esta informação no Escritório da Diretoria Geral, nos Anos 2000. Cheguei a pegar os recortes do jornal em minhas mãos, antes de devolvê-lo ao Departamento de Memória e Comunicação, mas vou verificar em meus arquivos para lhe dar uma resposta mais precisa, inclusive a data de (re)publicação.
Excelente regaste histórico!
Parabéns Jose Roberto e toda equipe envolvida, pela paciência para esse garimpo.
Como tantos, também desconhecia mais esse jornalista que teve a oportunidade de entrevistar nosso Mestre, reconhecendo nele um ser diferenciado. Outro ponto que me chamou muita atenção foi ouvi-lo chamar o Mestre de “bruxo”, mesma expressão usada na oportunidade que a cantora Marinês esteve em Porto Velho, segundo relato constante no Relicário (Lodi, 2011). Muito bom, gratidão aos nossos persistentes garimpeiros da história oral da UDV.
Ótima lembrança, Flávia Ilíada! Realmente, a grande “Rainha do Xaxado” deixou este depoimento no Departamento de Memória e Comunicação do CEBUDV, registrado e divulgado depois na obra do escritor Edson Lodi.
Gratificante escutar esta explanação do jornalista deste época em que o M. Gabriel esteve encarnado.
Bonito demais…Espantoso…Gratificante… quem tem olhos que bem veja!
!
Parabéns à equipe por esta linda matéria, registro histórico importante com narrativa isenta e verdadeira a respeito do nosso querido M. Gabriel, seus talentos e obra. Grande merecimento deste competente jornalista que passo a agora poder conhecer e também respeitar.
Tmj
Miguel Salum, em nome da equipe envolvida no trabalho, agradeço.
Parabéns meu amigo José Roberto. Grato pelo trabalho que presta à obra do nosso grande Mestre.
Grato, mano velho!
Que importante trabalho. Parabéns a toda equipe. Lindo relato.
Grato
Muito bonita a maneira que ele fala do Mestre Gabriel, sentimento de um verdadeiro discípulo.
Adriano Flávio Santo da Rocha
Núcleo Pau D’arco 10° Região Caruaru – PE
Grato
Sinto a emoção também, em ver e ouvir está gravação, uma relíquia da História da União, onde uma pessoa que mesmo não sendo ainda sócio da União faz um relato com convicção do que viu e sentiu na presença do nosso Mestre, do Nosso Guia Espiritual.
Parabéns ao DMC e ao irmão José Roberto Azambuja por esta preciosidade!
Gratidão a vc tb, meu bom amigo, pela colaboração que tem dado ao nosso trabalho
Parabéns José Roberto e toda a equipe.
Um trabalho memorável, riquíssimo este.
Abraço
Parabéns amigo José Roberto Azambuja, muito legal a reportagem! Gostei!