Jordão homenageia UDV pelo cinquentenário
| 7 janeiro 2012
Jordão dista 344 km de Rio Branco-Acre. A sede de município mais próximo atualmente é Tarauacá – com um tempo de viagem por via aérea de 45 minutos em monomotor ou, via fluvial, em barco “rabetão”, quando a demora é de aproximadamente 2 dias.
Todos os municípios em que a UDV está presente, na 17ª região, tiveram realizadas Sessões Solene em comemoração ao cinquentenário de fundação do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal.
Surgida no período áureo da borracha, a Vila Jordão só ganhou o status de município no dia 28 de abril de 1992, quando por força da Lei 1.034, teve seu território de 6.695,5 km² desmembrado do município de Tarauacá. Com 6.059 habitantes, dos quais 86% vivem na Zona Rural e 14% na urbana, Jordão tem sido notícia nacional por conta da existência de índios arredios em seu território.
Sua economia é voltada para o extrativismo da borracha e essências florestais. Na região há grande quantidade de palmeiras de dendê nativa ainda mal aproveitados.
Quanto ao setor produtivo, cresce cada vez mais em importância a agricultura, no que se destacam o milho, o feijão e amendoim. É a única localidade do Acre em que se cultivam variedades e alho.
O município se caracteriza entre outras coisas por sua tecelagem altamente elaborada e uma rica cultura material e espiritual que inclui o uso do chá “Nixi pae” (Hoasca).
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!