João Severino: o adeus a um Mensageiro do Vegetal

| 11 setembro, 2018

Teodoro Irigaray*

Foto: Ismael Marra.

Com 103 anos de idade, faleceu no dia 8 de setembro, em Cuiabá (MT), o Sr. João Severino Sobrinho (integrante do Corpo do Conselho da Sede Geral), um conhecido de muitos sócios do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal de diversas regiões do Brasil.

Sua história com o Chá Hoasca se iniciou quando ele tinha apenas 22 anos, em 1936, e bebeu pela primeira vez na Floresta Amazônica. Antes de se associar a UDV, chegou a se encontrar com José Gabriel da Costa, fundador de nossa religião. João Severino associou-se a União do Vegetal entre os anos 1971 e 1972.

Senhor simples, viveu em Brasília por muitos anos. Morou também em Porto Velho (RO) e em outras localidades da Amazônia. Atualmente, residia em Cuiabá. Tem muitos amigos, filhos, netos e uma ligação importante com o Chá e com o Mestre Gabriel.

Foi raizeiro e curador com plantas nativas da Amazônia. Realizou também muitas mensagens de Vegetal (identificação, colheita e transporte de Mariri, cipó utilizado no preparo do Chá Hoasca, conhecido na UDV como Vegetal). Com uma memória sempre boa para contar sua história quis que se escrevesse um livro com sua biografia e que recebeu o título de Mensageiro do Vegetal.

Ao partir, lúcido e lembrando sempre do Mestre que ele considerava um Profeta, deixou saudade a todos que o conheceram. É nosso desejo que seja acolhido na Casa do Pai, e que Deus conforte seus familiares e amigos.

Ao velho mensageiro que partiu para o plano espiritual, nossa homenagem republicando o poema que lhe dedicou Edson Lodi** por ocasião do seu centenário em 2014:

João e o tempo que o tempo tem

Quem poderá dizer
O tempo que o tempo tem?
Para quem pode ver
O tempo tudo contem.

O tempo que está nas pedras
Está também no algodão
pelos montes e nas serras
nos tênues cabelos do João.

O tempo anda ligeiro
Ao mesmo tempo devagar
Que diga quem o viu primeiro
Isto o João pode contar.

O João é também Severino
Não lhe foi severo o tempo
De certeza, desde menino
A vida lhe foi um passatempo.

Passa o tempo, afinal
Preparamos nossa viagem
Para recomeçar tudo igual
No tempo fica a mensagem.

Salve João, também Severino
Graças à vida e a esperança
O tempo, moinho tão fino
faz de João simples criança.

*Teodoro Irigaray é Mestre Assistente Geral do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal.
**Edson Lodi é integrante do Conselho da Administração Geral do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal.