Getúlio Gabriel da Costa, sócio novamente

| 24 Julho, 2021

Ricardo Teixeira*

Getúlio Gabriel e Mestre Carmiro, filhos de Mestre Gabriel e Mestre Pequenina | DMC/N. Mestre Iagora.

No aniversário de 60 anos da União do Vegetal, comemorado em 22 de julho, Getúlio Gabriel da Costa vestiu novamente o uniforme de sócio da UDV, um motivo a mais para abrilhantar a celebração deste momento histórico. Getúlio se associou no Núcleo Mestre Iagora, em Porto Velho (RO), recebendo a camisa de seu irmão mais novo, Carmiro Gabriel da Costa, Mestre Representante do Núcleo Mestre Pequenina.

Getúlio Gabriel da Costa, filho primogênito de Mestre Gabriel e Mestre Pequenina, presenciou os trabalhos da União do Vegetal desde os primeiros momentos nos seringais. Na infância, auxiliava o pai com o corte da seringa e o sustento da casa, praticando desde cedo a responsabilidade, marca notável de seu caráter. Mestre Gabriel cortava seringa de dia e, na madrugada, Getúlio acordava à 1 hora da manhã e voltava no amanhecer do dia trazendo o leite para ser defumado. Assim, o rendimento era aumentado, permitindo que Mestre Gabriel visitasse seus discípulos em Vila Plácido de Castro e outros seringais distantes.

Sempre auxiliou seu pai também nos trabalhos espirituais. Está presente desde a primeira colheita de Mariri e Chacrona feita por Mestre Gabriel, bem como no primeiro Preparo. Na recriação da União do Vegetal, orientado pelo Mestre Gabriel, foi quem conduziu o Preparo de Vegetal. Participava de grande parte das mensagens, a exemplo da colheita para o Preparo da Confirmação.

Já na Sede em Porto Velho, em uma Sessão Mestre Gabriel declarou que o Getúlio não precisava beber o Vegetal para andar direito, pois “ele já veio com o dom de fazer as coisas certas, sendo um menino que nunca me deu trabalho, um filho obediente”. Na época, chegou a vestir o uniforme e participar das Sessões com boa frequência, como atestam algumas fotos.

Mais à frente, no seguimento de sua missão, próximo a sua passagem, Mestre Gabriel entregou a Getúlio a responsabilidade pela família. Getúlio passou a ser o Representante de seu pai no provimento do lar e na criação e orientação dos irmãos. Lutou ao lado de sua mãe, trabalhando dia e noite. Por esse motivo, não frequentava regularmente as Sessões. Passou muitas noites em claro, mas nunca deixou faltar o necessário em casa.

Como afirma Mestre Pequenina: “A palavra dele é como diz o Mestre Gabriel: ‘Se vier duas pessoas aqui me contando uma história e o Getúlio tiver que contar, é um documento para mim. Porque é um homem direito’”. E continua: “Só casou quando me ajudou a criar todos os seus irmãos. E eu mandei ele se casar: ‘Meu filho se case’”. Ainda assim, todos os dias ia à casa da mãe, mantendo a responsabilidade no cumprimento da missão que Mestre Gabriel lhe entregou. Com o tempo, Getúlio deixou de usar o uniforme por entender que mereceria esse direito quando voltasse a cumprir integralmente seus deveres de sócio.

Quanto a sua integridade profissional, possui 49 anos de serviços prestados na Prefeitura de Porto Velho, com duas menções honrosas pela Câmara Municipal e sem nenhuma falta ou atraso em todo esse período.

Hoje, com 72 anos e próximo de se aposentar, com suas responsabilidades profissionais e familiares bem cumpridas, Getúlio sente que agora pode se dedicar integralmente aos trabalhos da Obra criada por seu pai e Mestre, o que lhe traz tanta alegria e felicidades.

Felicidade podermos nos irmanar ainda mais com este discípulo leal e obediente, que já vem acompanhando o Mestre há longo tempo. Como ele mesmo diz:

“A União do Vegetal nasceu comigo dentro, eu não sou visitante. Eu vim escalado pelo Mestre, pra poder auxiliar ele com a família”.

Que sua caminhada como sócio continue sendo próspera, abençoada pelo Grande Mestre.

 

*Ricardo Teixeira é integrante do Quadro de Mestres do Núcleo Mestre Iagora (Porto Velho-RO).