Fraternidade humana no auxílio aos irmãos do Rio Grande do Sul

| 12 Junho, 2024

Vinícius Maurício de Lima*

O Centro Espírita Beneficente União do Vegetal tem como símbolo Luz, Paz e Amor, que é símbolo da paz e da fraternidade humana. Com este princípio, irmãos da União do Vegetal de diversas regiões do Brasil e, também, do exterior têm auxiliado com doações à irmandade dos Núcleos e de Distribuições Autorizadas de Vegetal (DAVs) do Rio Grande do Sul, estado mais ao sul do Brasil afetado por chuvas intensas e sem precedentes.

Em razão da distância geográfica, as doações internacionais são principalmente financeiras, mostrando que, para a prática da fraternidade humana, não há fronteiras geopolíticas. A soma dos esforços de irmãos do Brasil e de outros países tem possibilitado o auxílio para a assistência de necessidades básicas e irá auxiliar na reconstrução das casas e das vidas dos sócios afetados.

Pertencentes à 9ª Região do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal, os quatro Núcleos e as duas DAVs no estado estão em municípios cuja população em geral foi afetada pelas chuvas intensas, sendo eles localizados em: Porto Alegre (Núcleo Jardim das Flores e Núcleo Porto Alegre), a capital do estado e que está em uma área de planície e ao lado do Lago Guaíba que transbordou, Itaara (Núcleo Mãe Santíssima), Antônio Prado (Núcleo Bom Jardineiro), Erechim (DAV de Erechim) e Pelotas (DAV de Pelotas).

De acordo com um levantamento realizado pela Associação Beneficente Casa da União Porto das Flores (@casadauniaoportodasflores), a unidade local do Departamento de Beneficência da UDV, das 175 famílias de sócios da União do Vegetal no Rio Grande do Sul, compostas por idosos, adultos, adolescentes e crianças, 33 delas tiveram impactos diretos em decorrência das chuvas intensas no estado.

Destas, oito ficaram com suas casas completamente inabitáveis, seis tiveram perdas significativas e quatro tiveram perda total. Todas estão sendo assistidas em suas necessidades básicas a partir das doações de cobertores, roupas e sapatos, alimentos, itens de higiene pessoal e medicamentos, além da logística para realojar desabrigados.

Com o objetivo de apoiar e direcionar o trabalho da Casa da União Porto das Flores, a Representação Geral e a Diretoria Geral da UDV criaram um Grupo de Apoio Administrativo composto por integrantes da Representação Geral, da Diretoria Geral, da Diretoria Regional da Diretoria Geral na Região, pelos Mestres Representantes e Presidentes de Núcleos e DAVs no estado, pelos monitores de Departamentos e por alguns especialistas convidados.

Além da assistência às necessidades básicas, são realizadas ações para a assistência jurídica na obtenção de auxílios governamentais, para o equilíbrio psicoemocional, para a retomada da geração de renda, entre outras ações que serão definidas conforme o agravo do panorama das enchentes no estado.

Impactos das enchentes – Ainda que em uma escala menor, o impacto social e econômico decorrente das chuvas intensas no Rio Grande do Sul pode ser comparado ao do Furacão Katrina. Em 2005, a tempestade tropical atingiu o sul dos Estados Unidos e causou centenas de mortes, deixou milhares de pessoas desalojadas e ocasionou danos de bilhões na economia, mas também possibilitou a prática da fraternidade humana, com o recebimento de auxílio humanitário e financeiro de diversos países e órgãos internacionais.

No Brasil, dados da Defesa Civil do Rio Grande do Sul informam que 94% dos municípios do estado foram afetados. Até 22 de maio, havia 2.341.060 pessoas afetadas (cerca de 21,5% da população do estado), 68.345 em abrigos, 581.633 desalojadas, 82 desaparecidas e 161 mortes confirmadas, também 12.358 animais foram resgatados. As chuvas intensas afetaram ainda grande parte da infraestrutura do estado, que fechou o principal aeroporto e teve rodovias bloqueadas, com sérias consequências na economia e na vida das pessoas que ainda vão ser mais bem avaliadas. O governo do estado decretou estado de calamidade pública.

O Rio Grande do Sul tem recebido auxílio de todas as regiões do Brasil, de outros países, da Organização das Nações Unidas (ONU) e de outros órgãos internacionais. Desde o início das chuvas intensas, voluntários de diversos lugares chegam ao local para oferecer apoio em saúde e em assistência social. Mesmo assim, há previsão de que as chuvas continuem e, ainda, existe a preocupação com a proximidade do inverno no Hemisfério Sul, afinal, esse é um dos estados brasileiros cuja temperatura mínima média é uma das menores, caindo para menos de 10ºC em alguns municípios.

Como doar – A campanha de arrecadação de recursos para auxiliar os irmãos do Rio Grande do Sul conta com o apoio das unidades da Associação Beneficente Casa da União no Brasil e no exterior. Para realizar doações financeiras, contate diretamente o monitor do Departamento de Beneficência de seu Núcleo ou DAV. Informe-se também com o Mestre Representante e com o Presidente. Estenda a mão a um irmão.

*Vinícius Maurício de Lima é integrante do Corpo Instrutivo no Núcleo São João Batista (Mairiporã-SP, 3ª Região).