Núcleo Fortaleza recebeu o 1º Encontro de Segurança do Trabalho da UDV

Equipe do Blog

| 17 Outubro, 2022

Foto: DMC – Núcleo Fortaleza (Caucaia -CE).

O Núcleo Fortaleza (Caucaia -CE) sediou, em 9 de julho de 2022, o 1º Encontro da Segurança do Trabalho da 11ª Região do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal.  O evento – o primeiro do gênero realizado no âmbito da UDV – foi direcionado aos monitores e equipes de segurança da Região, com o objetivo de ampliar conhecimentos e realizar treinamentos necessários para o bom desempenho diante das atividades de risco desenvolvidas nos Núcleos.

Em sintonia com as orientações da Representação Geral e da Diretoria Geral (DG) da UDV, de bem zelar pela segurança dos associados no âmbito do Centro, a Administração Central realizou o Encontro, sob a coordenação da Conselheira Vera Rabay (Coordenadora Regional de Segurança do Trabalho) e do Mestre Eduardo Marques (Diretor Regional da DG).

Na oportunidade foram realizadas atividades relativas à prevenção de incêndio e técnicas de manejo; à educação em Segurança do Trabalho; à montagem e ancoragem de torre de andaimes e realização de roda de diálogo para consolidação dos aprendizados.

A Conselheira Vera Rabay explica que o Encontro proporcionou uma ampliação da visão aos participantes. “Pudemos perceber o quanto a segurança no trabalho pode e deve estar inserida nos diversos segmentos da nossa vida. E na União esta relação ganha novos contornos, pois aqui compartilhamos experiências, dinâmicas e atitudes”, observa.

“A implantação dos procedimentos operacionais padrão para as atividades, os diálogos de segurança antes dos trabalhos e o protocolo de segurança em viagens são grandes conquistas da gestão de Segurança do Trabalho em nossa Região”, avalia M. Eduardo Marques, Diretor Regional da DG.

Prevenção

Uma das atividades de destaque do Encontro foi o Workshop sobre Incêndios Florestais, que contou com apoio de uma viatura do Corpo de Bombeiros, treinando os participantes a respeito de medidas preventivas e para a utilização de ferramentas de combate ao fogo em áreas de floresta.

“Os dirigentes do Centro têm nos alertado quanto aos cuidados com a segurança nas diversas frentes de trabalho. Para tanto, se faz necessário implantar de forma eficaz a cultura da segurança, por meio de ações dos mais diversos tipos, como encontros, cursos, palestras, reuniões e tudo o que for em prol do bem-estar dos associados”, observou Antônio de Pádua Paiva Vasconcelos, Mestre Central da 11ª Região.

1 responder
  1. Rogério Eusébio de Souza
    Rogério Eusébio de Souza says:

    Muito importante este trabalho de conscientização e treinamento para nós membros desta tão sublime obra, Lembrando que sinto que vale não só para o âmbito da união mas para toda uma vida diária, Parabéns aos monitores e planejadores do encontro com votos de luz paz amor e segurança…

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário