Encontro abordará pesquisa histórica na UDV

Giuliano Villa Nova*

| 3 Novembro, 2021

Mestre Gabriel (braços abertos) entre seus discípulos, na casa de um deles, Antonio Domingo Ramos | Foto de M. Cícero Alexandre Lopes.

O resgate e a preservação da história estão entre os pilares do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal, trabalho que se realiza por meio do seu Departamento de Memória e Comunicação (DMC). Com o objetivo de fortalecer essas ações, com direcionamento maior para a Pesquisa, o DMC promove, com apoio da Diretoria Geral do Centro, nos próximos dias 12, 13 e 14 de novembro o “Encontro do DMC – A Pesquisa em Foco”, no Núcleo Fortaleza, em Caucaia (CE). Pela primeira vez, os integrantes e colaboradores do DMC, bem como os dirigentes do Centro, se detêm sobre o tema Pesquisa e sua importância para os trabalhos do Departamento. Está prevista a participação de aproximadamente 450 pessoas, que vão presenciar palestras, mesas redondas e exposições fotográficas em torno do tema central do Encontro. O encontro seguirá as regras sanitárias em relação à prevenção da Covid-19.

“Este é um Encontro histórico, sob vários aspectos, porque a pesquisa é uma das bases dos trabalhos do DMC, e iremos reunir, em um mesmo Encontro, pessoas que têm longa vivência nisso para conversarmos sobre o tema. É uma forma de reconhecimento a todo esse trabalho e também de compartilhar experiências e conhecimento”, comenta Diro Oliveira, Diretor do Departamento de Memória e Comunicação (DMC).

Programação

Na programação do Encontro, serão detalhados momentos relevantes da história do Mestre José Gabriel da Costa, fundador da UDV, bem como seu trabalho pela institucionalização do Centro, e a participação dos sócios fundadores. Haverá palestras a respeito da trajetória do Mestre Gabriel no seringal, do início do trabalho da União do Vegetal em Manaus-AM, a utilização das músicas nos rituais da UDV, entre outros temas.

“Nosso pensamento é incentivar as pesquisas que já estão sendo feitas e ampliar os pontos de vista a respeito da História da União do Vegetal e do Mestre Gabriel. Muitas pessoas têm participado dessa história, ao longo desses anos, e todas podem contribuir com seu pensamento e compreensão dos acontecimentos”, observa Diro Oliveira.

Durante o Encontro, serão feitos lançamentos de publicações, a exemplo do livro “Mestre Adamir: um pacificador”, a respeito da história do Mestre Francisco Adamir de Lima, um dos sócios fundadores do Centro.

Apresentações culturais

Os participantes do Encontro do DMC também poderão conhecer exposições de fotos e assistir a vídeos, que estão sendo organizados especialmente para este momento. Todo o Encontro terá apresentações culturais e teatrais, trazidas pelos grupos Flor Pequenina, Carroça de Mamulengos e Brincante, além das participações de Xangai, Jackson Costa, Marcos Lessa, Silvia Sol, Khrystal, Luciano Raulino e da Banda Ilha do Canário.

*Giuliano Villa Nova é Diretor Adjunto do DMC-DG  e integrante do Quadro de Mestres do Núcleo Tucunacá (Caucaia-CE).

2 respostas
  1. Diógenes Ramos
    Diógenes Ramos says:

    Importantíssimo trabalho de preservação da memória da nossa religião e do nosso Mestre Gabriel. Grato a todos que vem fazendo esse trabalho em benefício de todos nós e das futuras gerações.

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário