Assembleia Legislativa de Santa Catarina promove Sessão Solene em comemoração ao Dia da Paz e da Conciliação

| 31 Julho, 2024

Adriana Freitas*

Foto: Rita Carolina Costa.

Integrantes da União do Vegetal lotaram o Plenarinho Deputado Paulo Stuart Wright, da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, no dia 9 de julho, em Florianópolis. A Sessão Solene marcou a comemoração do Dia da Paz e da Conciliação instituído no Calendário Oficial do Estado de Santa Catarina pela Lei nº 18.792, proposta pelo Deputado Marcius Machado (PL) e sancionada pelo Governador Jorginho Mello (PL), em 20 de  dezembro de 2023.

Durante a cerimônia foi apresentado o vídeo institucional da UDV e houve o pronunciamento do Deputado Estadual Marcius Machado, da Secretária Adjunta de Assistência Social do Município de Florianópolis, Ioná Carniel, que representou o Prefeito Municipal Topázio Neto, e do Vereador Renato da Farmácia (PSDB), autor do projeto convertido na Lei nº 10.908, de 1º de setembro de 2022, que instituiu 22 de Julho, o Dia da Paz e da Conciliação em Florianópolis.

O Mestre Central da 9ª Região do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal, João Bosco Carneiro Xavier, também presente na solenidade, destacou que a UDV, uma Religião Cristã Reencarnacionista, congrega representantes de todas as classes sociais e de diversas gerações em seu quadro de filiados, que cultivam valores familiares, éticos e morais em comum, como responsáveis pela preservação da família como célula mater da sociedade. E, ainda, que o Centro desenvolve um trabalho de aperfeiçoamento do ser humano através do reconhecimento da dimensão espiritual e sagrada de homens e mulheres que buscam cumprir a palavra de seu fundador, José Gabriel da Costa – Mestre Gabriel – que criou esta religião para fazer uma paz no mundo. “Nem sempre é fácil perceber a dimensão histórica dos momentos vividos, os quais muitas vezes só são reconhecidos no decorrer do tempo, quando há o encantador florescimento do que foi plantado em semente, que cresce silenciosamente, na humildade do trabalho devotado e desinteressado, que se torna árvore, presença e conforto. Cajueiro pequenino, que cresce em raízes e galhos, e dá flores e frutos, perfuma e alegra com sua sombra e sua luz”, acrescentou M. João Bosco.

Também participaram da solenidade os Mestres Representantes dos Núcleos Estrela D’Alva (Florianópolis), Giordano Haut, Luz Abençoada (Tijucas), Frederico Korndorfer Neto, e Mestre José Carvalho (Imaruí), Artur Schneider Filho.

Neste primeiro ano em que foi instituído oficialmente 22 de Julho como o Dia da Paz e da Conciliação em Santa Catarina, houve atividades comemorativas nos municípios de Florianópolis, Imaruí, Joaçaba, São Joaquim, entre outros.

Este Dia da Paz e da Conciliação foi concebido em 2011, durante as celebrações dos 50 anos de fundação da União do Vegetal. A data já foi instituída oficialmente em 19 estados da federação e em 35 municípios brasileiros.


Adriana Freitas integra o Corpo Instrutivo do Núcleo Estrela D`Alva, Florianópolis-SC (9ª Região).