22 de julho: Dia da Paz e da Conciliação
| 26 Julho, 2024
Neiva Pereira Caravelli Anastácio*
Neste mês em que celebramos a criação da União do Vegetal pelas mãos do seringueiro José Gabriel da Costa, também comemoramos a instituição em diversos estados e municípios brasileiros do Dia da Paz e da Conciliação. A iniciativa teve como referência a data de criação da União do Vegetal, em 22 de julho de 1961.
A partir de 2010, a data de 22 de julho passou a constar nos calendários locais de alguns estados como o Dia da Paz e da Conciliação. Inicialmente, aderiram os estados do Amazonas (2010) , de Roraima (2011) e Paraná (2011), Pará (2012), Mato Grosso (2013), o Distrito Federal (2015) e o Acre (2016).
Posteriormente, em agosto de 2012, o Estado de Minas Gerais, por meio da Lei Estadual nº 20.378, instituiu oficialmente o Dia Estadual da Paz e da Conciliação. A lei teve como objetivo a realização de atos públicos, a exemplo de caminhadas, palestras, debates e seminários, entre outros eventos alusivos ao tema. Por iniciativa dos sócios e por trabalhos prestados à comunidade local, os Núcleos Divinópolis (2014), Lagoa da Prata (2011), Luz Divina (2011), Mestre Euclides (2017) e Recanto das Flores (2018), localizados respectivamente nos municípios mineiros de Divinópolis, Lagoa da Prata, Governador Valadares, Moema e Guidoval, conseguiram aprovar, nas Câmaras Municipais, o dia 22 de julho como o Dia da Paz e da Conciliação.
Em reconhecimento aos benefícios que a União do Vegetal vem proporcionando à população, alguns Núcleos conquistaram o Título de Utilidade Pública Municipal e continuam a trabalhar por meio de suas causas assistenciais beneficentes, prestando auxílio aos sócios e à população local. A conquista desse importante passo perante a municipalidade demonstra, para as autoridades e a sociedade, o verdadeiro sentido desta Sagrada Obra, trazendo o seu símbolo: Luz, Paz e Amor.
A conciliação é também um instrumento muito utilizado no âmbito jurídico, educacional e até prisional, e tem trazido importantes resultados na pacificação da sociedade. Comemorar o aniversário da União do Vegetal e o Dia da Paz e da Conciliação é um marco histórico na nossa religião. Nos traz a recordação do nosso guia espiritual, Mestre Gabriel, homem simples, que, juntamente com sua família, criou esta Sagrada União para trazer a paz às pessoas, ensinando-as a ter uma vida com mais equilíbrio e harmonia.
Esta é a nossa bandeira! Viva a União do Vegetal! Viva o Mestre Gabriel!
*Neiva Pereira Caravelli Anastácio é integrante do Corpo do Conselho do Núcleo Rei Salomão e Responsável Regional do Departamento Jurídico da 12ª Região.